segunda-feira, 16 de agosto de 2010

22 de agosto: DIA DO FOLCLORE

Novidade: Na sala dos professores tem um encarte com o que há de disponível (dentro do tema Folcore) para se exibir nas turmas!
 

domingo, 15 de agosto de 2010

OPINIÃO DO PROFESSOR


 

1- Ciências: DE ONDE VEM? - dvd 1 – vol I
Comentário do Professor a respeito deste DVD:
"São vídeos curtos, que não cansam. A linguagem é muito ágil, fácil de entender e muito interessante". Cícera, terceiro ano do ciclo

sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: CIÊNCIAS

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!


DE ONDE VEM? - dvd 1 – vol I
Série de animação apresentada por uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas. As explicações são sempre acessíveis e bem-humoradas.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. De onde vem a onda? (3'07") 2. De onde vem o ovo? (3'57") 3. De onde vem o sapato? (4') 4. De onde vem o fósforo? (4'22") 5. De onde vem o papel? (4'56") 6. De onde vem o plástico? (4'08") 7. De onde vem a energia elétrica? (3'56") 8. De onde vem o arco-íris? (4'02") 9. De onde vem o vidro? (4'33") 10. De onde vem o raio e o trovão? (4'41") 11. De onde vem o espirro? (4'19") 12. De onde vem o sal? (3'42") 13. De onde vem o açúcar? (4'13") 14. De onde vem o avião? (4'33") 15. De onde vem o choro? (4'30") 16. De onde vem o dia e a noite? (4'40") 17. De onde vem o leite? (4'44") 18. De onde vem o pão? (4'37") 19. De onde vem a televisão? (4'52") 20.De onde vem o livro? (4'13")






MUNDO DA CIÊNCIA dvd 2, 3, 4 – vol II
Série que trata dos diversos aspectos científicos presentes em nosso cotidiano. Mostra também as mais importantes descobertas da ciência moderna, como a robótica e a biotecnologia. Além disso, apresenta os maiores cientistas da história e suas principais invenções.
Duração: 60 episódios de 10’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2003
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 2 – vol II
1. Lâmpada e Espelho;
2. Fósforo e Helicóptero;
3. Avião e Lapidação;
4. Telefone e Lápis;
5. Pára-quedas e Aqua Mundo;
6. Semáforo e Automóvel;
7. Piano e Sabão;
8. Efeito Eletro Estático e Lâmpada Fluorescente;
9. Elevador e Comprimido Efervescente;
10. Marca-Passo e Macaco de Automóvel;
11. Digestão e Embalagens Tetra;
12. Condicionador de Ar e Geladeira;
13. Balança Eletrônica e Anestesia;
14. Ultra-som e Bafômetro;
15. Mão e Fliperama;
16. Ultraleve e Holografia;
17. Fibra Ótica e Pulmão;
18. Energia Solar e Órgão de Tubo;
19. Submarino e Forno de Microondas;
20. Montanha Russa e Estação de Tratamento de Esgoto
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 3 – vol II
21. Alarme de Carro e Sonar e Radar;
22. Formigas e Detergente;
23. Fabricação de Papel e Museu Nacional do RJ;
24. Ecocardiograma e Soro Antiofídico;
25. Pêlos e Polaroid;
26.Eletrocardógrafo e Sono;
27. Freezer e Magnetismo nos Seres Vivos;
28. Dança;
29. CCO Metrô de SP e Raio Laser;
30. Radar de Trânsito e Medidas;
31. Eclusa e Alegria; 32. Aranha e Escada Rolante;
33. Soja e Alimentação;
34. Lente Multifocal e Visão no Cérebro;
35. Estrelas e Reciclagem de Lixo;
36. Cores nos animais e Taxonomia;
37. Visão e Caleidoscópio;
38. Diamante e Chuveiro Econômico;
39. Doença de Chagas e Crescimento;
40. Contador de Moedas e Fabricação de Vacinas
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 4 – vol II
41. Plástico e Físico Médico;
42. Produção Fonográfica e Geladeira Ecológica;
43. Biotecnologia no Brasil e Ação do Álcool no Cérebro;
44. Fabricação de Calçados e Teste de Aids;
45. Insetos Hematófagos e Fax;
46. Impressora a Laser e Epidemia;
47. História da Pintura e Engenharia do Som;
48. Doenças Alérgicas e Trolebus;
49. Museu de la Villette e Turbo Eixo;
50. Borboletas e Controle Remoto;
51. Fotocopiadora e Laboratório de Tecnologia Oceânica da UFRJ;
52. Beija-flor e Futuroscope;
53. Especial de Petróleo 1;
54. Especial de Petróleo 2;
55. Especial de Petróleo 3;
56. Especial de Petróleo 4;
57. Especial de Petróleo 5;
58. Carta de Temperaturas da Superfície do Oceano e Sabonete;
59. Oceanografia e Valise de Exposição da Evolução do Homem;
60.Luz do Sol e Cronobiologia. Saúde

GERAÇÃO SAÚDE – dvd 28 – vol II
Série em que um grupo de adolescentes, a partir de situações do cotidiano, discute temasrelacionados à saúde, mais especificamente aos cuidados com a pele. Os episódios, por meiode animações de última geração, explicam, em detalhes, a pele humana.
Duração: 7 episódios de 25’
Realização: TV Escola. Brasil, 2006
1. Três É Pouco; 2. Saúde da Pele; 3. A Acne; 4. Vida Saudável com o Sol; 5. Mancha de Pele; 6. Hanseníase; 7. Câncer de Pele

 DVD 16 VOL. 5
COLEÇÃO PORTAL DO PROFESSOR E PARCEIROS

Três coletâneas de objetos educacionais produzidos pelo Portal do Professor/ Ministério da Educação e parceiros, incluindo animações, vídeos, hipertextos e outros recursos multimídia.

1. Coleção de Objetos Educacionais 2011: O Ano da Química
Coletânea de recursos educacionais multimídia – aulas, animações, experimentos práticos e vídeos – produzidos pelo Portal do Professor e parceiros, em comemoração ao Ano Internacional da Química.
Realização: Portal do Professor / Ministério da
Educação. Brasil, 2010.

2. Coleção Ano Internacional da Química 2011
Projeto comemorativo ao Ano Internacional da Química com três materiais de apoio ao Ensino Fundamental e Médio: a coleção de periódicos Química Nova na Escola e seus Cadernos Temáticos; sete e-books sobre a Química no cotidiano; e uma coletânea de experimentos práticos simples e de baixo custo.
Realização: Sociedade Brasileira de Química - SBQ.
Brasil, 2010.
3. Era Virtual Museus
O Projeto ERA Virtual Museus apresenta de forma atrativa e interativa exposições virtuais em 360º, mostrando detalhes das peças expostas, com áudio em português, inglês, espanhol e francês.
Realização: Empório de Relacionamentos Artísticos.
Brasil, 2010.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

DVD 12 VOL 5
GERAÇÃO SAÚDE 2 I

Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2010.

1. O Começo de Uma Nova Vida
Rita chega à cidade de João Pessoa em busca de uma nova vida. Através do seu olhar, o público vai conhecer o ambiente e os principais personagens dessa história: a formação do time de futebol de areia, a amizade entre os adolescentes e o quiosque no calçadão da praia, sob o comando de Seu Romero.

2. As Grandes Transformações da Puberdade
Na puberdade nosso corpo sofre grandes transformações. Nossos desejos sexuais afloram, o pênis dos meninos sofre modificações, as meninas menstruam. O corpo ganha novas formas. Essas e outras mudanças a gente percebe na vida de Isadora, Tapioca e Carla.

3. Em Crise Com a Balança
Bira vive uma crise: está difícil resistir às guloseimas que tanto gosta e percebe que está ganhando uns quilinhos a mais. Seu rendimento como goleiro do time de futebol de areia esta cada vez pior. Enquanto isso, os amigos de Bira estão mais interessados em outra coisa: sexo e beijo na boca.

4. Como se Prevenir Delas : As DST
Professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção às DST.

5. Bafo de Onça Nunca Mais
Pedro segue à risca seu tratamento contra o mau hálito. Ainda inseguro, ele precisa de apoio e incentivo para abrir a boca perto de outras pessoas,principalmente de Rita, por quem começa a se interessar. Seu Romero sofre de uma dor de dente terrível e agora é a sua vez de procurar a dentista.
6. Anorexia : Uma Doença Silenciosa
Leila atravessa um momento difícil. A relação com sua família está tensa e conflituosa. Os primeiros sintomas da anorexia começam a se manifestar. Como a família e a escola podem ajudar?

7. Fazendo as Pazes com a Balança
Em sala de aula, Isadora e sua turma vão aprender a reconhecer e a montar uma boa refeição com base na pirâmide alimentar. Enquanto isso, Bira ainda procura se adaptar ao seu novo estilo de alimentação saudável.

DVD 13 VOL.5
GERAÇÃO SAÚDE 2 – II

Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola, Brasil, 2010.

8. Vida Positiva
Adaptada à cidade, Rita mostra alguns dos aspectos da condição de vida de HIV positivo. As visitas periódicas ao médico, a adesão ao coquetel de medicamentos e os hábitos saudáveis norteiam o seu estilo de vida. Ela consegue levar tudo numa boa. Mas e o amor? Contar ou não para Pedro, por quem começa a se apaixonar, que ela é soropositivo?

9. A Menstruação Atrasou, e Agora?
A menstruação atrasou. Toca o sinal de alerta. Fátima faz o teste de gravidez e... Pronto! O céu está para cair sobre a cabeça da nossa romântica personagem. Ela se desespera, procura ajuda da amiga Carla, mas não encontra solução. Por fim, Fátima se abre com Danilo, o namorado, que fica completamente desorientado com a possibilidade de se tornar pai. E agora? O que fazer?

10. Saúde Também Começa pela Boca
Bira, Tapioca, Carla, Fátima e a turma da escola visitam uma faculdade de Odontologia e aprendem questões relacionadas à estrutura e à saúde bucal. Além disso, professor Roberto deseja que seus alunos do Ensino Médio tenham contato com alguns cursos universitários, para que eles possam escolher com mais segurança a futura profissão. Com autorização dos pais, Rafael está decidido a colocar um piercing na boca.

11. Câncer de Boca , que Papo É Esse?
Dona Gegê leva um pequeno susto na visita ao dentista. No consultório, ela descobre que uma pequena ferida provocada pela má colocação de sua dentadura poderá um dia provocar câncer de boca se não for tratada.

12. Contraceptivos
Os amigos Tapioca, Bira, Carla e Fátima assistem a uma aula sobre camisinha e outros métodos contraceptivos. A turma fica eufórica com o assunto.

13. Sífilis – Indolor e Perigosa
Com um trabalho escolar para apresentar em sala de aula, surge a idéia de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Tapioca, Bira, Carla e Fátima elaboram as questões do jogo. Pescocinho enfrenta os primeiros sintomas da sífilis.

14. HPV: Que Doença É Essa ?
Tapioca vai ao médico se consultar, com a suspeita de que está com HPV. Ele se apavora. Diante dessa situação, surge mais um conflito: a vergonha de se expor.

15. Geração Saúde
Na celebração final, os nossos heróis e os professores da Escola Augusto dos Anjos, com apoio da comunidade e de profissionais de saúde da cidade resolvem fazer um grande evento de conscientização da saúde sexual, alimentar e bucal. As atividades acontecem na praia, no dia da abertura do campeonato de futebol de areia juvenil. O futuro de cada um dos nossos jovens protagonistas é revelado pela narradora Rita.

PARA ALUNOS: ARTES

IMAGINÁRIO PORTINARI – dvd 1 – vol III

Documentário que revela o imaginário popular dos habitantes de Brodowski, cidade do interior paulista, sobre a figura de Cândido Portinari, considerado o representante plástico do modernismo no Brasil e nascido nesta cidade.
Duração: 22’46”
Realização: TV Unaerp. Brasil, 2005
 
AURORA LUMINOSA – dvd 1 – vol II
Produção da Universidade Federal Fluminense, com o apoio do MEC, que mostra alguns dos  mais importantes compositores brasileiros do fim do século 19, além de contextualizar as obras de cada um ao período em que foram produzidas. O documentário conta com a participação da Orquestra Sinfônica Nacional executando as obras dos compositores Alexandre Levy, Antônio Carlos Gomes, Leopoldo Miguez e Alberto Nepomuceno.
Duração: 85’
Realização: Universidade Federal Fluminense / MEC. Brasil, 2006

PARA ALUNOS: PLURALIDADE CULTURAL

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

ÍNDIOS NO BRASIL – dvd 22 – vol I

Série que traça um perfil da população indígena brasileira e mostra a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios.
Realização: TV Escola / MEC & CTI. Brasil, 1999
1. Quem são eles? (17'38") - Quem são e como vivem os indígenas no Brasil atual.
2. Nossas línguas (19'16") - Mais de 200 etnias indígenas falam cerca de 180 línguas.
3. Boa viagem, Ibantu (16'40") - Impressões de quatro jovens, de diferentes cidades do Brasil, sobre os índios e seus costumes, depois de uma visita à reserva indígena  dos krahôs, no Maranhão.
4. Quando Deus visita a aldeia (15'44") - Como vivem os índios kaiowás, do Mato Grosso do Sul.
5. Uma outra história (15'31") - Trecho do filme O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, e a versão de índios yanomami e pankararus sobre esse fato histórico.
6. Primeiros contatos (18'02") - O primeiro contato de índios xavantes, da região Centro-Oeste, com não-índios. Epidemias e redução das tribos.
7. Nossas terras (19'53") - O problema da demarcação de terras indígenas.
8. Filhos da terra (17'02") - A relação dos índios com a natureza. Exemplo do povo  ashaninka, que caça respeitando um calendário baseado nas estações do ano.
9. Do outro lado do céu (18'23") - A relação do povo yanomami com o divino.
10. Nossos direitos (17'08") - Estudiosos de origem indígena falam da importância de conscientizar seu povo sobre o direito que ele tem à terra.

ESCOLHI VIVER AQUI- dvd 22 – vol I
Série que revela como pessoas de diversos países se identificaram com o Brasil e decidiram viver aqui.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1999
1. Thrassuyoolos, o grego (6'02") - Thrassuyoolos emigrou para o Brasil com 12 anos e trabalhou como garçom. Diz amar tudo o que é brasileiro, como o futebol e o Carnaval.
2. Richard, o alemão (6'02") - Richard conheceu o Brasil numa excursão em 1977. Começou a trabalhar como ferreiro; atualmente ensina sua profissão às crianças.
3. Midori, a japonesa (6'01") - Midori teve seu primeiro contato com o Brasil por meio da música. Ela diz que, apesar de ter mais oportunidades de trabalho e de ganhar mais dinheiro, o povo japonês não é tão feliz como o brasileiro.
4. Isabel, a portuguesa (6'03") - Isabel tem sua própria família no Brasil, mas sente muita saudade da família que deixou em Portugal.
5. Steven, o americano (6'02") - Steven é técnico de basquetebol e desenvolveu um trabalho esportivo com deficientes. Para ele, o que mais chamou sua atenção no Brasil foi a solidariedade do povo.
6.Sirpa, a finlandesa (6'02") - Um sonho de criança trouxe Sirpa ao Brasil.

HERÓIS DE TODO MUNDO – A COR DA CULTURA – dvd 9 – vol II
Com uma linguagem ficcional que mistura elementos documentais, cada interprograma desta série relata a vida de uma personalidade negra já falecida, ressaltando sua importância nos cenários cultural, histórico, político ou científico do Brasil. A biografia deste personagem ganha corpo através de encenação, feita por uma celebridade viva que tenha sido, de forma subjetiva, influenciada pela vida ou trabalho desta figura histórica. São postos em cena, portanto, dois heróis por episódio. O projeto é uma parceria entre Canal Futura, Cidan, Seppir, TV Globo, Fundação Roberto Marinho e Petrobras.
Duração: 10 episódios de 2’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2005
1. Adhemar Ferreira da Silva – Robson Caetano;
2. Pixinguinha – Toni Garrido;
3. Cruz e Souza – Maurício Gonçalves;
4. Machado de Assis – Paulo Lins;
5. Elizeth Cardoso – Zezé Motta;
6. Jackson do Pandeiro – Flávio Bauraqui;
7. José do Patrocínio – Nei Lopes;
8. José F Nascimento, Dragão do mar – Milton Gonçalves;
9. Auta de Souza – Taís Araújo;
10. Aleijadinho – Emanoel Araújo.

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21 – vol II
(ver sinopses na categoria “literatura”)

PARA ALUNOS: MATEMÁTICA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

ARTE E MATEMÁTICA- dvd 19, 20 – vol I

Série que mostra as relações entre Matemática e Arte nos mais variados meios e expressões. Enquanto a Matemática apresenta a face mais rígida e estruturada da criação artística, a Arte representa a face mais intuitiva e lúdica do pensamento matemático.
Realização: TV Escola / MEC & TV Cultura. Brasil, 2000
1. Do zero ao infinito (26’43”)
2. Arte e números (24’47”)
3. O artista e o matemático (25’52”)
4. A ordem no caos (25’49”)
5. Simetria (25’50”)
6. Número de ouro (25’20”)
7. Música das esferas (24’16”)
8. A matemática da música (25’42”)
9. Tempo e infinito (24’45”)
10. Forma dentro da forma (26’18”)
11. Forma que se transforma (24’45”)
12. Caos (25’54”) 13. O belo (25’48”)

MÃO NA FORMA – dvd 21 – vol I
Nesta série, a brincadeira com as formas da natureza ajuda a compreender as teorias e regras da geometria.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Os sólidos de Platão (9'51") - Os gregos entendiam que o mundo é composto por formas geométricas. Platão estudou o cubo e suas variações.
2. O barato de Pitágoras (14'08") - Os tipos de triângulo. Como essa forma geométrica é encontrada na natureza e como é aplicada no mundo moderno.
3. Quadrado, cubo e cia. (9'54") - As formas geométricas estão por todo lugar: edifícios, pontes, estádios. Grande parte do mundo construído pelo homem é formada por ângulos retos.
4. 3, 4, 5 e o pentágono (10'39") - A proporção áurea (relação 3, 4, 5) estudada por Pitágoras e Platão também está presente nas formas da natureza.
5. Nas malhas da geometria (12'45") - As ilusões de óptica provocadas pela combinação de figuras, os conceitos e a compreensão da perspectiva: como o mundo obedece a uma ordem geométrica.
6. A espiral e as proporções áureas (12'09") - As formas da natureza explicadas pela geometria. O universo visto a partir de uma escala matemática.
7. Diálogo geométrico (9'45") - O triângulo como base das construções humanas. O homem percebeu que as formas complexas são formadas a partir das mais simples.

MATEMÁTICA NA VIDA - RAZÃO E PROPORÇÃO – dvd 21 – vol I
Série que aponta a riqueza das possibilidades na construção do conhecimento, utilizando conceitos matemáticos de razão e proporção, baseados em situações significativas e presentes no contexto cultural do aluno.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Conceito no dia-a-dia (13'32")
2. A divisão e suas interpretações (13'29")
3. Proporção direta e inversa (12'11")
4. Semelhança (13'02")

DVD 8 vol. 5
MATEMÁTICA EM TODA PARTE I

Série que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia.
Duração: 12 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2009.

1. Matemática no Sítio
O professor Bigode e a professora Lilian mostram as muitas possibilidades de explorar conceitos de medidas e funções num ambiente agrícola – medidas de distâncias, de profundidade dos poços e de cálculo de área de alqueire paulista, alqueire mineiro e alqueire baiano. Falam também sobre o cálculo de distancias inatingíveis.

2. Matemática no Futebol
Neste episódio o professor Bigode, acompanhado da professora Luciana, procura boas idéias para aulas de matemática conhecendo o estádio do Pacaembu. A bola, o campo, as arquibancadas, tudo vira pano de fundo para se falar de equações, medidas e cálculos de área.

3. Matemática na Comunicação
O mundo de hoje é movido pela comunicação e foi por isso que o professor Bigode e a professora Cássia resolveram explorar o ambiente de uma redação de um telejornal
para falar sobre códigos e símbolos matemáticos e como os nomes de muitas coisas cotidianas expressam idéias matemáticas.

4. Matemática na Construção
O professor Bigode e a Professora Lilian entram dentro de um conjunto de edifícios em construção para buscar conceitos de razão, cálculos estimativas e proporções. E, claro, de muita geometria. Eles mostram que uma boa aula de matemática pode ser dada num canteiro de obras.

5. Matemática na Música
O professor Bigode vai até a Escola de Música de Piracicaba encontrar o professor Pedro Gobet e a professora Beatriz para falar de escalas, frações e proporções. Depois ele vai a um ensaio da Escola de Samba Unidos da Vila Maria fazer a mesma investigação no samba. E durante essa viagem vamos ver cenas do espetáculo teatral o Monocórdio de Pitágoras.

6. Matemática na Escola
Bigode vai a Salvador, na Bahia, conversar sobre como a professora Cicília pode explorar matemática com seus alunos utilizando a própria escola como ambiente de aprendizagem. Eles falam sobre medidas, cálculos e geometria. E com a professora de educação física conversa sobre como utilizar as tabela de peso e altura dos meninos como pontos de partida para o estudo de proporcionalidade.

DVD 9 vol. 5
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II


Série que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia-a-dia.
Duração: 12 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2009.
7. Matemática na Arte
Neste episódio, o professor Bigode convida a professora Simone e a professora Lilian para explorar a matemática presente nas obras de artes. Eles vão descobrir possibilidades de usar os conceitos de geometria, utilizando obras de artistas como Antonio Peticov, M.C. Escher, Max Bill e Leonardo da Vinci.

8. Matemática na Cozinha
Neste episódio o professor Bigode e a professora Cássia vão mostrar que o cálculo certo na hora de separar os ingredientes para preparar os pratos e as proporções exatas são muito importantes para o sabor de uma boa receita e também para uma boa aula
de matemática.

9. Matemática no Parque
No Parque do Ibirapuera, Bigode e a professora Luciana, observam a matemática da paisagem, da arquitetura e das obras de arte. Exploram as formas das esculturas do parque, medem a altura das árvores sem subir nelas e falam sobre a história da
matemática.

10. Matemática nas Finanças
O professor Bigode vai até a Bolsa de Valores de São Paulo junto com a professora Lilian e o consultor financeiro Roberto Araújo. Lá eles conversam sobre temas que parecem tão áridos podem inspirar boas aulas de matemática para alunos do ensino fundamental.
De maneira simples, os professores são estimulados a levar para sala de aula noções de planejamento de gastos para a tomada de decisões.

11. Matemática nos Transportes
Neste episódio, Bigode e o professor Humberto vão a um Terminal Intermunicipal de ônibus para explorar os cálculos para se medir a distância que os ônibus percorrem
desde a origem ao destino. Mostra também como se define o valor de uma tarifa de passagem, além de trabalhar as relações entre velocidade e tempo entre os trajetos percorridos pelos ônibus e trens.

12. Matemática nas Feiras
Compra, venda e troco são alguns dos assuntos que tratamos com os vendedores quando vamos a uma feira ou mercado. No Mercado Municipal de São Paulo, Bigode e a professora Simone vão explorar as possibilidades matemáticas nas compras do dia a dia.
O valor de cada produto, o cálculo necessário para se ter lucro nas vendas, os códigos de barras e até mesmo a disposição da frutas mas bancadas e caixas empilhadas são assuntos que dão bons temas para a aula d

PARA ALUNOS: ÉTICA

DIREITOS HUMANOS – dvd 6 – vol I

Esta série faz um alerta: 50 anos depois de instituída a Declaração Universal dos  Direitos Humanos, eles ainda são desrespeitados.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1998
1. Violência que rola (12'40")
2. Idosos (11'20")
3. Violência sexual (12'18")
4. Armas, tô fora! (10'14")
5. Tá lá um corpo estendido no chão (11'16")
6. Miséria (10'20")

PARA ALUNOS: EDUCAÇÃO SEXUAL

FILHOS DESTE SOLO- dvd 13 – vol III
Além de discutir a questão do controle da natalidade, o programa mostra, de maneira simples e didática, como funcionam os métodos anticoncepcionais. Aborda também as dificuldades enfrentadas pelas faixas mais pobres da população para ter acesso a esses métodos. Por fim, conta a história de pessoas que usaram os métodos de planejamento familiar, especialmente laqueadura e vasectomia.
Duração: 40’
Realização: TV Globo. Brasil, 2005


DVD 12
GERAÇÃO SAÚDE 2 I
Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2010.

1. O Começo de Uma Nova Vida
Rita chega à cidade de João Pessoa em busca de uma nova vida. Através do seu olhar, o público vai conhecer o ambiente e os principais personagens dessa história: a formação do time de futebol de areia, a amizade entre os adolescentes e o quiosque no calçadão da praia, sob o comando de Seu Romero.

2. As Grandes Transforma ções da Puberdade
Na puberdade nosso corpo sofre grandes transformações. Nossos desejos sexuais afloram, o pênis dos meninos sofre modificações, as meninas menstruam. O corpo ganha novas formas. Essas e outras mudanças a gente percebe na vida de Isadora, Tapioca e Carla.

3. Em Crise Com a Balança
Bira vive uma crise: está difícil resistir às guloseimas que tanto gosta e percebe que está ganhando uns quilinhos a mais. Seu rendimento como goleiro do time de futebol de areia esta cada vez pior. Enquanto isso, os amigos de Bira estão mais interessados em outra coisa: sexo e beijo na boca.

4. Como se Prevenir Delas : As DST
Professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção às DST.

5. Bafo de Onça Nunca Mais
Pedro segue à risca seu tratamento contra o mau hálito. Ainda inseguro, ele precisa de apoio e incentivo para abrir a boca perto de outras pessoas,principalmente de Rita, por quem começa a se interessar. Seu Romero sofre de uma dor de dente terrível e agora é a sua vez de procurar a dentista.

6. Anorexia : Uma Doença Silenciosa
Leila atravessa um momento difícil. A relação com sua família está tensa e conflituosa. Os primeiros sintomas da anorexia começam a se manifestar. Como a família e a escola podem ajudar?

7. Fazendo as Pazes com a Balança
Em sala de aula, Isadora e sua turma vão aprender a reconhecer e a montar uma boa refeição com base na pirâmide alimentar. Enquanto isso, Bira ainda procura se adaptar ao seu novo estilo de alimentação saudável.

DVD 13
GERAÇÃO SAÚDE 2 - II
Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola, Brasil, 2010.

8. Vida Positiva
Adaptada à cidade, Rita mostra alguns dos aspectos da condição de vida de HIV positivo. As visitas periódicas ao médico, a adesão ao coquetel de medicamentos e os hábitos saudáveis norteiam o seu estilo de vida. Ela consegue levar tudo numa boa. Mas e o amor? Contar ou não para Pedro, por quem começa a se apaixonar, que ela é soropositivo?

9. A Menstrua ção Atrasou, e Agora?
A menstruação atrasou. Toca o sinal de alerta. Fátima faz o teste de gravidez e... Pronto! O céu está para cair sobre a cabeça da nossa romântica personagem. Ela se desespera, procura ajuda da amiga Carla, mas não encontra solução. Por fim, Fátima se abre com Danilo, o namorado, que fica completamente desorientado com a possibilidade de se tornar pai. E agora? O que fazer?

10. Saúde Também Começa pela Boca
Bira, Tapioca, Carla, Fátima e a turma da escola visitam uma faculdade de Odontologia e aprendem questões relacionadas à estrutura e à saúde bucal. Além disso, professor Roberto deseja que seus alunos do Ensino Médio tenham contato com alguns cursos universitários, para que eles possam escolher com mais segurança a futura profissão. Com autorização dos pais, Rafael está decidido a colocar um piercing na boca.

11. Câncer de Boca , que Papo É Esse?
Dona Gegê leva um pequeno susto na visita ao dentista. No consultório, ela descobre que uma pequena ferida provocada pela má colocação de sua dentadura poderá um dia provocar câncer de boca se não for tratada.

12. Contraceptivos
Os amigos Tapioca, Bira, Carla e Fátima assistem a uma aula sobre camisinha e outros métodos contraceptivos. A turma fica eufórica com o assunto.

13. Sífilis – Indolor e Perigosa
Com um trabalho escolar para apresentar em sala de aula, surge a idéia de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Tapioca, Bira, Carla e Fátima elaboram as questões do jogo. Pescocinho enfrenta os primeiros sintomas da sífilis.

14. HPV: Que Doença É Essa ?
Tapioca vai ao médico se consultar, com a suspeita de que está com HPV. Ele se apavora. Diante dessa situação, surge mais um conflito: a vergonha de se expor.

15. Geração Saúde
Na celebração final, os nossos heróis e os professores da Escola Augusto dos Anjos, com apoio da comunidade e de profissionais de saúde da cidade resolvem fazer um grande evento de conscientização da saúde sexual, alimentar e bucal. As atividades acontecem na praia, no dia da abertura do campeonato de futebol de areia juvenil. O futuro de cada um dos nossos jovens protagonistas é revelado pela narradora Rita.

PARA ALUNOS: LITERATURA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

COBRA NORATO – dvd 22 – vol II

Dividido em três episódios, este programa é uma adaptação televisiva da peça Cobra Norato, do Grupo de Teatro de Bonecos Giramundo. A peça é baseada no poema Cobra Norato, que narra as aventuras de um menino-cobra, e foi escrito nos anos 20 pelo modernista Raul Bopp, inspirado no rico folclore da Amazônia.
Duração: 55’
Realização: TVE. Brasil, 2002

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21, 22 – vol II
Série em que a apresentadora Vanessa Pascale se une a um grupo de crianças para mergulhar fundo no mundo dos livros infantis. Juntos, eles conhecem diferentes histórias e seus autores, por meio de animações. O programa também conta com muitas brincadeiras: as crianças colorem desenhos, brincam de perguntas e respostas, de fantoches, tocam instrumentos, entre outras diversões. Os livros que ilustram os episódios são relacionados à mitologia africana, à manifestação da cultura afro-brasileira e ao cotidiano do negro no Brasil, atendendo aos objetivos do projeto A Cor da Cultura, de valorização da identidade negra.
Duração: 10 episódios de 30’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2005

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21 – vol II
1. Programa 31 - É verdade que menino não chora? No primeiro programa da série Livros Animados, vamos conhecer a história do Nito, um menino que chorava bastante. Vamos falar também sobre as diferenças entre meninos e meninas. A segunda história do programa é sobre um coelho bem branquinho, que faz de tudo para ficar pretinho como a menina que ele acha linda, “A Menina Bonita do Laço de Fita”.
2. Programa 32 - Esse episódio se passa no zoológico. As crianças vão conhecer os animais que vieram da África, além de brincar de “Memória” e de “Leão Fugiu”. Para incrementar esta viagem, vamos conhecer as histórias “A mosca trapalhona”, “A Tartaruga e o Leopardo”, “A moça e a Serpente” e “O Cassolo e as abelhas”, todas do livro “Bichos da África”, de Rogério Andrade Barbosa.
3. Programa 33 - Que lembranças temos da África? Com certeza a alegria é uma delas, assim como o ritmo, a capoeira, o maracatu e o jongo. Nesse episódio do Livros Animados, vamos conhecer três livros da autora Sônia Rosa que mostram um pouco dessas heranças. As crianças vão criar instrumentos, tocar e jogar capoeira. Também teremos a história do “Reizinho de Congo” que vai inspirar a brincadeira “Rei da Festa”.
4. Programa 34 - Para falar sobre a África, continente que fica além-mar, Vanessa Pascale e as crianças vão à praia. A primeira história desse episódio é uma lenda africana sobre a eterna briga entre gato e rato. No segundo conto, vamos conhecer um ratinho que descobre culturas e locais variados do continente africano.
5. Programa 35 - O que é um orixá? Seria um papagaio? Um cascalho? Ou um santo? Neste programa as crianças tentam adivinhar o que é essa divindade e acabam conhecendo duas histórias de Ifá, o orixá adivinho, de autoria de Reginaldo Prandi.
6. Programa 36 - A escravidão é um episódio muito triste da nossa história. Mas, graças à chegada dos escravos trazidos da África, aprendemos sobre novas danças, culinária e religiões, o que enriqueceu bastante a nossa cultura. Neste programa, vamos conhecer duas histórias sobre a escravidão: “A Botija de Ouro” e “O Presente de Ossanha”, ambas de Joel Rufino.
7. Programa 37 - O tema deste programa é a diferença. E para falar sobre esta questão, vamos mostrar a história da Ana Beatriz e da Ana Carolina, gêmeas que se parecem fisicamente, mas que têm personalidades bem distintas. Também vamos ver a história dos meninos de Tatipurum, que moram em extremos opostos da Terra.


LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 22 – vol II
8. Programa 38 - Se você pudesse guardar um tesouro para seus netos, o que escolheria? As histórias deste programa são sobre o passado. As crianças vão brincar de esconder presentes, para deixá-los às gerações futuras, e vão transformar o velho em novo fazendo brinquedos de sucata.
9. Programa 39 - Neste episódio, Vanessa Pascale volta com as crianças à praia. Ela mostra que a África fica do outro lado do mar e conta que os navios que vinham de lá utilizavam a força dos ventos para se movimentar. A história do programa fala sobre o “Filho do Vento”, que tem um nome bem misterioso.
10. Programa 40 - O que é, o que é? “Eu surjo sem ninguém perceber, quando vê, já estou dentro de você”. Para saber a resposta, veja este episódio de Livros Animados que está cheio de charadas. Você quer saber quem é Lili, a rainha das escolhas? A resposta está no livro de Elisa Lucinda, uma das histórias que vamos contar.

MESTRES DA LITERATURA – dvd 18 – vol I
Série que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Particularidades da vida pessoal e profissional de cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e suas principais publicações.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2001
1. Machado de Assis, um mestre na periferia (24'43") - A vida do escritor e as duas fases de sua obra. Os caminhos de sua profissionalização até o ingresso na Academia Brasileira de Letras. A visão política de Machado de Assis sobre as transformações da sociedade brasileira.
2. José de Alencar, o múltiplo (28'18") - Considerado o primeiro grande escritor brasileiro, criou romances, peças de teatro, ensaios e crônicas. Como político e jurista, escreveu textos sobre a filosofia do direito e a organização social. O programa resume sua principal obra, O Guarani.
3. Graciliano Ramos, literatura sem bijuterias (28'02") - A trajetória de Graciliano Ramos, de prefeito de sua cidade natal até tornar-se escritor. As atribulações pessoais e políticas de Graciliano. Sua obra e seu estilo literário refinado, marcada pelo romance regionalista. O programa mostra uma análise sobre seu principal livro, Vidas Secas.
4. Guimarães Rosa, o mágico do reino das palavras (29'53") - A história da vida do escritor, que também foi médico, diplomata e estudioso de línguas. Em sua obra, a presença do universo sertanejo, com histórias de jagunços, conflitos e andanças. O programa mostra narrações de trechos de textos consagrados do autor, como Grande sertão: veredas, Sagarana, Tutaméia, entre outros. Participação dos  "Miguelins", jovens de Cordisburgo - MG, que resgatam a obra de Guimarães Rosa por meio da tradição oral. O programa analisa seu principal livro, Grandes sertões: Veredas.
5. Lima Barreto, um grito brasileiro (28') - Programa relata a breve, conturbada e brilhante vida do escritor Lima Barreto. Após o pai enlouquecer, abandonou os estudos para cuidar da família. Mulato, sofreu com o racismo. Mesmo assim, destacou-se com a publicação de Triste fim de Policarpo Quaresma. A importância dessa obra para a literatura brasileira. O forte sentimento nacionalista do escritor que se tornou jornalista do Correio da Manhã, jornal no qual denunciava as injustiças sociais.
6. Mário de Andrade, reinventando o Brasil (31'06") - Programa revela como se deu a formação pessoal e acadêmica de um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922. A importância do movimento modernista brasileiro. O clássico Macunaíma, considerado um "espelho-crítica" da formação do homem brasileiro.

MESTRES DA LITERATURA – dvd 9 – vol III
Segunda edição da série de sucesso da TV Escola, que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Particularidades da vida pessoal e profissional de cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e algumas de suas principais publicações.
Duração: 5 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
1. Lygia Fagundes Telles – A política e o fantástico em seus romances e contos, e como esses elementos apareceram em sua vida em São Paulo e no Rio de Janeiro.
2. João Cabral de Melo Neto – Mostra as influências do sertão em sua poesia rígida e áspera, além dos diversos países onde o poeta morou e como eles se tornaram temas de sua obra.
3. Carlos Drummond de Andrade – O mineiro da pequena Itabira (MG) que revolucionou a literatura brasileira e se tornou o mais conhecido poeta no País.
4. José Lins do Rego – Como o contato com engenhos de açúcar, em sua infância, influenciaram suas obras. Sua vida adulta em Maceió e no Rio de Janeiro.
5. Raquel de Queiroz – O programa mostra desde a sua infância, na Fazenda Não me Deixes, em Quixadá, influência de muitas suas obras, até a época em que se tornou a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

POETAS DO REPENTE – dvd 8 – vol III
Série que apresenta e aprofunda o estudo sobre o Repente, forma rica de expressão e comunicação, que teve sua origem no improviso africano e nas trovas medievais da Europa, trazidas ao Brasil por Portugal. Sem restrição de gênero ou de classe social, o Repente é uma poderosa forma de expressão. Mais amplo do que pode sugerir à primeira vista, o tema “repente” surge como eixo poético para visualização de vários aspectos da própria construção da realidade brasileira, tanto pela trajetória desta forma de expressão em si, quanto pelos temas que ela aborda. Tais características fazem do repente um tema rico em possibilidades para abordagens transversais e interdisciplinares: Língua Portuguesa (a construção e reconstrução da língua), Literatura (poesia popular oral, improvisos, versos e rimas), História (raízes da cultura brasileira, a civilização do couro e a difusão de características culturais regionais), Geografia (a cultura como fruto das relações do homem com o meio ambiente), Matemática (associações métricas na poesia e na música) e Cidadania (a poesia popular como fórum para expressão e discussão da realidade social).
Duração: 4 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
1. Tecendo o Repente – O que é o repente? De que países vem essa tradição? Como chegou ao Brasil?. Por meio de depoimentos de especialistas e repentistas, esse programa introduz o tema da série.
2. Com a Boca no Mundo – O repente deixa o sertão e infiltra-se nos centros urbanos. O repentista que viaja e leva sua poesia mundo afora.
3. Recriando o Repente – Como o repente e outras formas de poesia popular misturam-se à cultura contemporânea. O diálogo entre o repente, a embolada, o rap e a música eletrônica.
4. O Beabá do Repente – A utilização da poesia popular em sala de aula. Por meio de casos encontrados no sertão nordestino, será mostrado como o repente e outras manifestações artísticas populares podem enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 10 , 11, 12 – vol III
Série que baseada no livro do escritor Ziraldo que conta as aventuras e descobertas nas várias  etapas da vida do Menino Maluquinho.
Duração: 26 episódios de 25’
Realização: TVE. Brasil, 2006
visite:
http://tvbrasil.org.br/meninomaluquinho/

UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 10 – vol III
1. Adivinha Que Dia É Hoje? – Depois de arranjar roupa adequada para sua festa de aniversário de 10 anos, o Menino Maluquinho sofre com a espera dos amigos para a festa. Por fim, todos chegam, principalmente Julieta, que lhe dá uma ampulheta roxa de presente. Como tinha combinado com a mãe, o Menino Maluquinho precisava jogar fora a mamadeira no dia do seu aniversário de 5 anos. Ele adiou ao máximo esse momento, mas quando conseguiu se desfazer da mamadeira, logo pensou nos presentes de aniversário. tema : aniversário
2. O Menino Que Tinha Panela na Cabeça – A professora do Menino Maluquinho de 10 anos pede como trabalho uma autobiografia. O garoto faz uma viagem biográfica conversando com todos sobre como se tornou ‘O menino que tinha panela na cabeça’. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho armou a maior confusão com as panelas de casa. tema: autobiografia
 3. O Primeiro Dia de Aula – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está animado com o primeiro dia de aula. Chegando na escola porém, a coisa complica com as novidades na aula de Matemática. Com 5 anos, o Menino Maluquinho tinha medo do seu primeiro dia  de aula. Chegando lá porém viu que era mais gostoso do que ele pensava. tema: primeiro dia de aula


4. Eu Não Sei Arrumar, Eu Só Sei Bagunçar – Convicto de sua bagunça, aos 10 anos, o Menino Maluquinho acaba se prejudicando por causa da bagunça em seu quarto. Por fim entende o valor da organização. Com 5 anos, o Menino Maluquinho recebeu a visita do amigo Leandro e de sua babá autoritária que não os deixou fazer nada. tema: caos x ordem
5. Feio, Bonito! – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está extasiado com a beleza da nova aluna da escola, Bianca. Mas quando ela o ignora, e ainda por cima o chama de “feio”, um buraco se abre sob seus pés. Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho visitou o zoológico com Bocão e o avô. No passeio, eles discutiram os diversos padrões de beleza entre os animais. tema: padrões de beleza
6. O Melhor Amigo do Menino – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ficou meio entediado com seu antigo cão, Fofinho. Mas quando o animal some, decide encontrá-lo de qualquer jeito. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho insistiu tanto que ganhou um cachorro vira-lata: Fofinho. tema: ganhar e perder
7. Meu Pior Amigo – Com ciúmes do primo Gregório, o Menino Maluquinho provoca uma briga com Bocão, mas acaba com saudades. Maluquinho e Bocão se conheceram aos 5 anos. tema: altos e baixos
8. O Canguru Campeão – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho passeia imaginariamente por diversas projeções para seu futuro, mas no final decide ser ele mesmo, por enquanto. Aos 5 anos, ele tinha decidido ser canguru quando crescer. tema: sonhos e fantasias
9. Liga, Desliga – Com 10 anos, o Menino Maluquinho se estressa de tanto jogar vídeogame. O Maluquinho conheceu seu primeiro “game-boy” aos 5 anos. tema: excesso de video-game
UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 11 - vol III
10. O Melancia – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ajuda Bocão a superar o ciúme de um novo bebê na família. Com 5 anos, o Maluquinho queria tanto ter um irmão que acabou inventando e convivendo com um irmão invisível, o Paçoquinha. tema: ciúmes do irmão que vai nascer / vontade do irmão que não vem
11. Azul e Rosa – Meninas e meninos de 10 anos entram em conflito, mas acabam se reunindo. Aos 5 anos, Maluquinho se casou com Julieta na festa junina.tema: meninas x meninos
12. Baleia de Rio – Aos 10 anos, O Menino Maluquinho tem dificuldade em largar a cidade e brincar no campo. Mas quando a menina Tatiana aparece crescida, tudo muda. Quando foi para o campo aos 5 anos o Menino Maluquinho ficou amigo de Tatiana. tema: meninas x meninos
13. Festa do Pijama – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho se diverte com os amigos dormindo em casa. Junin dormiu na casa do Menino Maluquinho quando ele tinha 5 anos, mas quis ir embora no meio da noite. tema: amigos dormindo em casa
14. Por Que Comigo? – O Menino Maluquinho foi maltratado por amigos mais velhos aos 5 anos. Aos 10, ele defende o garoto gordinho Tito, que passa a ser maltratado por Herman. tema: bullying
15. A Fada Madrinha do Consumo – Com 10 anos, Menino Maluquinho e seus amigos estão loucos para comprar uma fantasia do Cavaleiro Negro. Como os pais relutam em dar o presente, pois não é Natal, nem aniversário, o Maluquinho imagina que eles irão conseguir tudo no programa de TV do Baiaco. Aos 5 anos, o Maluquinho assistia à muita televisão e como resultado: achou que “precisava” comprar um monte de coisa. tema: consumismo
16. Maluquinho Galã – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho desperta paixões em três garotas ao mesmo tempo. Com 5 anos, ele só encantava tias e tias-avós. tema: maluquinho começa a despertar paixões nas garotas
17. Chove, Chuva Maluquista – Aos 5 anos, o Maluquinho ficou em casa com o avô e Bocão em um dia de chuva. Cansado com a hiperatividade dos garotos, o vovô fez uma introdução aos gêneros da MPB para os pequenos, com sua velha coleção de discos. Num feriado de finados, chove de novo e a família não pode viajar. Sem ter o que fazer dentro de casa, aos 10 anos, o Menino Maluquinho fica entediado. Então, o pai faz uma introdução à história da arte para o filho, através de um livro ilustrado. O Maluquinho fica impressionado com as pinturas e acaba fundando seu próprio movimento: “o Maluquismo”. tema: arte, dança, música, pintura
18. O Ilusionista – O Menino Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir ou mentir. tema: roubar, fingir, mentir
UM MENINO MUITO MALUQUINHO - dvd 12 – vol III
19. Eu Sou o Melhor – Aos 5 anos, o Maluquinho perdeu no jogo do Mico preto e “perdeu” a cabeça. Aos 10, ele ganha campeonato de corridas e também “perde” a cabeça. tema: disputa, competitividade, ego
20. Fome de Doce – Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando. tema: alimentação, nutrição, higiene bucal, cárie
21. Mãe Só Há Duas – Aos 5 anos, o Menino Maluquinho só tinha olhos para mamãe: uma princesa, uma beleza, uma maravilha. Quando ele foi para o acampamento nas férias, foi aquela choradeira de ambos os lados. Ele sentia falta da “melhor mãe do mundo”. Aos 10 anos, o Maluquinho quer voltar ao acampamento, mas a mãe, lembrando das lamentações da outra vez, não quer que ele vá. Ele fica furioso e decreta: ela é a “pior mãe do mundo”. tema:minha mãe
22. Vovô, Papai e Eu – Aos 5 anos, o Maluquinho fez um pato de argila para o pai no dia dos pais, mas este não apareceu, para decepção do menino, que foi consolado pelo carinho do avô. Após ter sofrido a decepção aos 5 anos, o Menino Maluquinho não liga para o Dia dos Pais aos 10 anos. Desta vez, quem sofre com sua ausência é o pai. tema: dia dos pais
23. Flicts – O Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts. tema: teatro
24. Mas... Para Onde Foi o Peixe? – O Menino Maluquinho ganhou um peixe com 5 anos. Cuidou do animal com todo zelo, mas o peixe morreu. Mesmo compreendendo que o peixe morreu, o Maluquinho não entendeu para onde ele foi. Aos 10 anos, o Menino Maluquinho acompanha a morte do avô do Herman, Mika. Fica com medo que seus parentes também “sumam do mapa”. tema: morte
25. Feliz Natal – Felicidades e decepções no Natal. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho ainda acreditava em Papai Noel. Aos 10, ele aguarda um presente que não vem. tema : natal
26. Eu, Eu, Eu e o Mar – No último episódio da temporada, os três maluquinhos vão à praia. Depois que o Menino Maluquinho, de 10 anos, surfa uma onda redonda, dá-se um acontecimento mágico: o personagem se encontra aos 5, dez e 30 anos. Eles conversam e percebem diferenças e semelhanças nas várias idades da vida. tema: passado, presente, futuro


DVD 7 vol. 5
MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ANIMADO

Versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos por Miguel Falcão em 2005. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos
quadrinhos. A animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca uma vida melhor.
Duração: 70’
Realização: TV Escola/ Fundação Joaquim Nabuco.

DVD 6
PEQUENAS HISTÓRIAS (FILME)

Na varanda de sua fazenda, uma senhora conta e tece histórias protagonizadas por personagens do imaginário popular brasileiro: o casamento do pescador com a sereia; o coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas; o encontro do Papai Noel com um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa
levar pelos outros.
Duração: 80’
Realização: Quimera Filmes. Brasil, 2007.

PARA ALUNOS: LÍNGUA PORTUGUESA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

SUA LÍNGUA – dvd 5,6,7 – vol III

O professor Pasquale, apresentador do programa Sua Língua, transforma a língua portuguesa em uma divertida aventura para crianças e pré-adolescentes de sete a 14 anos. Ao lado do seu amigo Coisinho, personagem do programa Ilha Rá-Tim-Bum, ele dá dicas sobre a língua, os significados das palavras e esclarece as dúvidas dos telespectadores.
Duração: 70 episódios de 7’
Realização: TV Cultura. Brasil
SUA LÍNGUA - Parte I – dvd 5 – vol III
1. Português de Portugal
2. Pagando Mico
3. Sentindo Dor
4. Fujicar É...
5. Rimas
6. Opostos
7. Coletivos
8. Mesma Grafia, Mesma Pronúncia
9. Letras Trocadas
10. História em Quadrinhos
11. Gêneros
12. Palavras Cruzadas
13. Cedilha
14. O Menino Azul
15. Formas de Tratamento
16. Aumentativo e Diminutivo
17. Nomes
18. Perguntas
19. Ruídos
20. Pontuação
21. Cores como Símbolo
22. Palíndromo
23. Livro de Receitas
24. Dicionário
SUA LÍNGUA - Parte II – dvd 6 – vol III
25. Palavras que Representam Ações
26. Língua Portuguesa
27. Admirável Mundo Louco
28. Jardim Zoológico
29. História de Terror
30. Trava-Língua
31. Linguagem de Propaganda
32. Diário de Bordo
33. Livro de Receitas 2
34. Um Programa Diferente
35. Informações nas Embalagens
36. Sinais de Trânsito
37. Separando Sílabas
38. Resenhas
39. ONG
40. Carta Anônima
41. Entrevistando o Professor Pasquale
42. Um Dia Daqueles
43. Alimentos Saudáveis
44. Crianças
45. O Planeta Terra
46. Descrição
47. Narrador
SUA LÍNGUA - Parte III – dvd 7 – vol III
48. Pedidos
49. Eleição
50. Comparando
51. A Árvore do Beto
52. Dicionário
53. Estados do Brasil
54. Sonhos
55. O Jogo do Mente
56. Pronúncia
57. Gênero de Texto
58. O Uso do “M” e do “N”
59. Sinônimos
60. Formando Palavras
61.A Palavra “Seu”
62. O Jogo “Sua Língua”
63. Tirando Dúvidas
64. O Uso do “S” e do “Z”
65. Preposições
66. Tabelas
67.O Emprego do “J” e do “G”
68.Sons Nasais
69.A Letra “H”
70.Certas Palavras

SUA LÍNGUA – dvd 15 – vol II
O professor Pasquale, apresentador do programa Sua Língua, transforma a língua portuguesa em uma divertida aventura para crianças e pré-adolescentes de sete a 14 anos. Ao lado do seu amigo Coisinho, personagem do programa Ilha Rá-Tim-Bum, ele dá dicas sobre a língua, os significados das palavras e esclarece as dúvidas dos telespectadores.
Duração: 9 episódios de 6’
Realização: TV Cultura. Brasil.
1. Expressões Populares; 
2. Primeiras Palavras;
3. Quem Não se Comunica... ;
4. Expressões;
5. Futebol;
6. Adjetivo;
7. Português Claro;
8. Meias Palavras;
9. O Cedilha e os Dois Pontos

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA – dvd 16, 17, 18, 19 – vol II
Série apresentada pelo professor Pasquale Cipro Neto fala sobre os erros e acertos da língua falada e escrita no Brasil. O objetivo é ensinar de forma leve e solta o uso da nossa língua, mostrando que podemos ter mais intimidade com ela, e não temê-la. São utilizados clipes musicais com legendas, poemas, quadrinhos, enquetes de rua, artigos de jornais, questões de vestibular e entrevistas.
Duração: 34 episódios de 26’
Realização: TV Cultura. Brasil.
NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA – dvd 16 – vol II
1. Final e Afinal / Expressões Idiomáticas;
2. Palavras de Línguas Diferentes / Classificação de Palavras;
3. Adjunto Adverbial de Causa / Plural;
4. “Ir” com “Onde” / Cear ou Ceiar? / Erros em Texto Impresso;
5. Palavras Formadas por Prefixos ou Radicais / Propagandas de TV;
6. Subjuntivo do Verbo "Ir" / Dar a Luz / Seríssimo ou Seriíssimo?;
7. Figura de Linguagem / Crase / De couro ou Em couro?;
8. Paronomásia / Concordância Siléptica ou Ideológica?;
9. Complemento Nominal / Questã ou Questão?;

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA – dvd 17 – vol II
10. Erros de Jornal / Arrego ou Arreglo? / Mau ou Mal?;
11. Origem de Nau e Derivados / Vocabulário;
12. Questão ou Qüestão? / "Detetizar";
13. Diminutivo / Você: 2ª ou 3ª Pessoa?;
14. Vocabulário;
15. Análise do Poema de Manuel Bandeira / Formação do Futuro do Subjuntivo;
16. Pronome Reflexivo “Se” com Verbos Pronominais;
17. Grafia de “Quis“;

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA – dvd 18 – vol II
18. A Conversar ou Conversando?;
19. Hiato – Ditongo;
20. Dúvidas Freqüentes ("preferir do que") / Hipérbato;
21. Polissemia / Gírias;
22. Etimologia / À medida que;
23. Crase / Ortografia;
24. Sons do “X“;
25. Análise de Letras de Música;

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA – dvd 19 – vol II
26. Expressão Popular / Análise de Texto de Fernando Pessoa;
27. Paradoxo / Dúvidas Freqüentes ("Ir ao" ou "Ir no") / Erros em Frases;
28. Meio - Adjetivo e Advérbio / Significado de Palavras Latinas;
29. Mini - Macro / Bem-vinda / Erros de jornal;
30. Grafia, Concordância, Acentuação / Embaixo - Em baixo;
31. Concordância / Cujo / Plural Aberto;
32. Vocabulário / Ortografia / Questão da Fuvest;
33. Vocabulário / Dúvidas Freqüentes ("Namorar comigo");
34. Origem da Palavra Burguês / Regência de Sonhar / Manchete de Revista

ORTO E GRAFIA – dvd 13 – vol I
Série com 40 programas em que o teatro de fantoches é utilizado para explicar questões de fonética e ortografia para as crianças.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1999 / 2000
1. Lingüiça (3'23")
 2. Prostrado (3'21")
 3. Chiclete (2'50")
 4. Xi - Chuva (3'05")
5.Açúcar (2'40")
6. Hora - ora (2'54")
 7. Espelho (3'51")
8. Feliz felicidade (2'49")
9.Acento (3'01")
10. Mal - mau (2'55")
11. Exato - extrato (2'54")
12. Mexerica - arrepio (2'40")
13. Arte - harpa (2'35")
14. Problema (2'31")
 15. Arco-íris (3'15")
16. Extra (3'17")
17. Exceção (1'15")
18. Por que (2'55")
 19. Três - vez (2'19")
20. Co-escritor (3'05")
21. Monge (3'05")
22. Perda (1'30")
23. Família (4')
24. Turma e pessoal (3'55")
25. Meninas na praça (4'15")
26. Menos 1 minuto (1'45")
27. Manifestação (2'56")
28. Adolescência (3'50")
29. Relaxamento (4')
30. Ferrugem (4'10")
31. Tosse (2'59")
32. Computador (5')
33. Tristeza (4'20")
34. Medir e caber (4'35")
35. Ver e vir (3'15")
36. Reais (2')
37. Problema (1'45")
38. Nós e eles (3'30")
39. TV (4'05")
40. Achado (3'15")

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA 2 – dvd 14, 15, 16 e 17 – vol I
Série com questões e dúvidas mais freqüentes no uso da Língua Portuguesa, analisadas pelo professor Pasquale Cipro Neto, que recorre a trechos de músicas populares, anúncios publicitários e textos da imprensa como fontes para o estudo da gramática.
Realização: TV Escola / MEC & TV Cultura. Brasil, 1997

1.Linguagem coloquial; particípio; dúvidas freqüentes (25'29")
2.Duplo sentido; linguagem de Portugal; colocação (27'45")
3.Regência verbal; rotacismo; parônimos (28')
4.Concordância; palavras pouco usadas; sufixação; uso do porque (26'56")
5.Catacrese; trema; concordância; diminutivos (27'21")
6.Linguagem de Portugal; aliteração; dúvidas freqüentes (28'21")
7.Plural de palavras com "ez"; subjuntivo; variação do vocabulário (27'50")
8.Regência verbal; gênero; significação (25'55")
9.Concordância do verbo ser; inversão de ordem; infinitivo (28'20")
10.Gíria antiga; dúvidas freqüentes (28'07")
11.Crase; pronúncia; gentílicos; regionalismo (37'24")
12.Hífen; aonde; abreviaturas (26'08")
13.A gente; contração; diminutivos; dúvidas freqüentes (26'05")
14.Anáfora; dúvidas freqüentes; sons do "x" (28'30")
15.Concordância do verbo haver; uso do que; substantivação e plural (28'02")
16.Plural dos compostos; siglas e palavras inglesas; hífen (25'02")
17.Falsos cognatos; vocabulário; adjetivos e substantivos abstratos (28'37")
18.Contaminação (gente e nós); ditongos; prosopopéia (26'42")
19.Vocabulário; povo fala; volição (28'13")
20.Verbos irregulares terminados em "iar"; pronomes (27'20")
21.Variação do vocabulário; inversão da ordem (26'56")
22.Diminutivo; adjetivo dando origem a substantivo abstrato (26'54")
23.Regência verbal; dúvidas freqüentes (gerúndio) (28'12")
24.Plural; concordância (27'28")

PARA ALUNOS: HISTÓRIA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

BRASIL 500 ANOS: UM NOVO MUNDO NA TV – dvd 8 – vol I
Série que relata a aventura das grandes navegações nos séculos XV e XVI, encenada por bonecos. A chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, as primeiras peripécias do processo de colonização, assim como idéias, costumes, fatos políticos e econômicos do período.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1.Dois mundos desconhecidos (13'09")
O mistério e o fascínio que as viagens marítimas exerciam sobre as pessoas, no século 15. Atravessar o Mar Oceano parecia uma idéia absurda e perigosa. Portugal e Espanha tinham uma posição geográfica privilegiada que favoreceu as grandes navegações. Quem eram os habitantes de Pindorama antes da chegada dos europeus.
2.Caminhos da riqueza (12'29")
As dificuldades da viagem de Vasco da Gama: a falta de higiene a bordo dos navios; a impossibilidade de conservar os alimentos durante a viagem; as doenças, como o escorbuto (falta de vitamina C). Portugal consolida uma nova rota de comércio com o Oriente: "Portugal traz o Oriente até você." Moçambique e Calicute: riquezas e comércio. Compra-se por muito pouco e vende-se caro as especiarias. A missão de Pedro Álvares Cabral é repetir o êxito de Vasco da Gama, trazendo especiarias que multipliquem os lucros da Coroa portuguesa.
3.Encontro no além-mar (11'15")
A navegação em alto-mar, orientada por instrumentos e mapas da época; a comunicação entre navios: notícia do desaparecimento da caravela de Vasco de Ataíde. Os representantes da Igreja Católica na expedição. As anotações em diários de bordo: cada detalhe ficaria registrado para sempre nos escritos de Pero Vaz de Caminha. O encontro de portugueses e ameríndios, na terra de Santa Cruz.
4.Terra cheia de graça (10'13")
Aqui o enfoque maior é sobre o encontro entre os dois mundos, o 'civilizado', dos portugueses, e o 'selvagem', dos habitantes de Pindorama (que significa terra das palmeiras, em tupi-guarani). Estranheza e dificuldade de comunicação, enfatizada pelo estranho diálogo, em que cada um fala sua língua. Os navegantes leigos vêm em busca de riquezas; os religiosos buscam novas almas para converter ao catolicismo, trazendo apreensão aos indígenas. Portugueses tomam posse das terras para a Coroa. Carta de Pero Vaz de Caminha descreve a nova terra, com detalhes preciosos.
5.A cor do pau-brasil (12'18")
As reações da Coroa, dos nobres e da população portuguesa diante do relato da grande descoberta. Crescem as especulações sobre as dimensões, riquezas e costumes dos habitantes da terra de Santa Cruz; imaginário europeu delineia o paraíso. Uma nova expedição, sob o comando de Américo Vespúcio, chega a Santa Cruz.
O pau-brasil, principal recurso natural da terra, é explorado até a devastação por portugueses e aventureiros de outras regiões da Europa. De tão importante, o pau de cor dá nome ao novo território.
6. Dores de colônia (12'28")
As tentativas de ocupação do imenso território e as dificuldades encontradas. A experiência das capitanias hereditárias e o Governo Geral. Os jesuítas e a catequização dos índios, que não se submetem ao trabalho escravo. A importação de mão-de-obra africana para o trabalho nas grandes lavouras.


500 ANOS: O BRASIL-COLÔNIA NA TV – dvd 9 – vol I
Série em que bonecos animados contam sobre alguns dos principais aspectos da história da colonização do Brasil, como a adaptação dos colonos à terra, o ciclo da cana-de-açúcar e a comercialização de escravos.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Gente colonial (15'52") - De que modo os colonos se adaptaram às condições da nova terra e como ocorreu o processo de miscigenação. A chegada dos jesuítas ao Brasil e seu esforço para catequizar dos índios, que buscava, entre outros objetivos, o respeito à monogamia.
2. Cana de mel, preço de fel (13'04") - A monocultura da cana-de-açúcar se estabeleceu em Pernambuco e o transporte, deficiente, dependia de animais. A importância do trabalho escravo na produção da cana e a comercialização das especiarias.
3. Na companhia dos holandeses (14'44") - Por que os holandeses foram proibidos de comercializar a cana-de-açúcar e como Portugal saiu perdendo, intensificando-se,assim, o comércio ilegal.
4. Dos grilhões ao quilombo (14'53") - Portugal comercializava escravos com a África; costumes dos negros africanos foram incorporados pelos brancos. O papel dos quilombos.
5. A conquista da terra e da gente (14'50") - O processo de colonização exterminou culturas muito antigas e adaptadas às condições brasileiras. Nessa época, na Europa, a Igreja católica começa a perder terreno para a Reforma protestante e, por isso, cria a Companhia de Jesus.
6. Entre a fé e a espada (14'56") - Os colonos usavam a mão-de-obra indígena no início da colonização e negociavam com os padres jesuítas para conseguir o trabalho dos índios das Missões. Os índios não resistiam às doenças trazidas pelo colonizador e acabavam morrendo.
7. Fausto e a pobreza das minas (13'09") - O início do ciclo do ouro; a cobrança de impostos feita pelos portugueses sobre o garimpo; a Guerra dos Emboabas.
8. Segredos da inconfidência (14'32") - A influência do marquês de Pombal na vida política e econômica de Portugal e do Brasil.
500 ANOS: O BRASIL - IMPÉRIO NA TV – dvd 10 – vol I
Nesta série, bonecos contam como se sucederam alguns dos principais fatos históricos do Brasil durante o século XIX. As conjunturas e transições do país, desde a chegada da Corte portuguesa ao Brasil até a Proclamação da República.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2001
1. A Corte desembarca na colônia (18'12") - A situação da Europa no século 19 teve  forte influência sobre a relação de Portugal com sua colônia, o Brasil. O que levou a Corte portuguesa a embarcar rumo ao Brasil? Com sua chegada ocorreram mudanças socioeconômicas que transformaram as relações comerciais e políticas entre colônia e metrópole. A abertura dos portos, as desapropriações, os altos juros cobrados por produtos nacionais e a Revolução de Pernambuco.
2. Rebeliões no Império (17'49") - D. João VI retorna para Portugal, as tensões aumentam, forças tradicionais e renovadoras se confrontam. A Revolução do Porto impôs limites ao absolutismo e acaba sendo elaborada uma nova constituição. De que forma isso afeta ao Brasil? O povo brasileiro clama por D. Pedro. O Dia do Fico, a Proclamação da Independência e a repercussão nas províncias. Com a morte de
D. João VI, o Brasil sofre novas transformações. O que foi a Regência Trina, a Cabanagem, a Guerra dos Farrapos, e a Revolução Praieira.
3. O Brasil dos viajantes (16'32") - Com a vinda da corte no século 19, o território brasileiro se abre para o mundo e desperta o interesse de cientistas europeus. É a época das expedições que rastreiam o país, pesquisando a fauna, a flora, os índios e as riquezas minerais. A importância da realização das expedições do Barão de Langsdorff, do príncipe Maximiliano e a missão artística francesa como registros desta época.
4. O reino do café (17'29") - O café torna-se grande fonte de riqueza para o império brasileiro, sendo o principal produto de exportação. As relações dos barões com os escravos e a organização social. A escassez de escravos. O incentivo à vinda de estrangeiros para trabalharem em lavouras influenciou a cultura do país.
5. A capital do Império (21'45") - O Rio de Janeiro foi a capital política, administrativa e cultural de um país agrário e de muitas desigualdades sociais. A vida da burguesia e a miséria do povo. O surgimento da capoeira. A importância da imprensa na época e como eram as suas publicações. A vinda de D. Pedro II, que ficou por 50 anos no Trono.
6. Guerra do Paraguai (14'20") - Interesses econômicos e políticos desencadeiam um conflito na região do rio da Prata, a Guerra do Paraguai - a mais sangrenta de toda a história da América  do Sul. Quais os principais motivos desta guerra? Detalhes de como se sucedeu esse conflito e a principal conseqüência da vitória brasileira: o nascimento do sentimento abolicionista.
7. A modernidade chega a vapor (14'58") - Em meados do século XIX, a Europa sofre modificações com a Revolução Industrial. As novidades chegam ao Brasil, um país ainda rural, transformando os serviços urbanos. A participação do Barão de Mauá na melhoria do saneamento básico. Como se deu a sua falência. Enquanto as transformações aconteciam no Rio, o resto do país padecia na miséria e na desnutrição.
8. A abolição (20'10") - O parlamento inglês aprova a Bill Aberdeen (1845), lei que dá o direito a qualquer navio britânico de prender navios brasileiros suspeitos de tráfico de escravos. No Brasil, aos poucos começam a surgir movimentos que levariam à abolição. O primeiro passo: aprovação da Lei Eusébio de Queiroz. Por fim, a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em maio de 1888. A Proclamação da
 República.
500 ANOS: O BRASIL-REPÚBLICA NA TV – dvd 11 – vol I
Série em que bonecos animados explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Essa gente brasileira (16'20") - A formação do povo brasileiro. Os imigrantes e a sua contribuição para o desenvolvimento do país. Os problemas raciais. A construção da cidadania. A questão indígena.
2. Questão social: caso de polícia (14'57") - As diferenças entre as ricas avenidas e os cortiços. A industrialização e o movimento operário.
3. Canudos e Contestado: guerras de Deus e do Diabo (20'13") - A figura do sertanejo. Os líderes messiânicos. As guerras do período republicano.
4. O puxa-encolhe da borracha (13'50") - A vida nos seringais. As queimadas no Acre. Chico Mendes e a reserva extrativista.
5. A Era Vargas (19'54") - O Estado Novo e o trabalhismo. O populismo na política brasileira.
6. Uma cidade se faz do sonho (15'21") - A construção de Brasília. O nacionaldesenvolvimentismo.
A luta pela Reforma Agrária. O golpe militar.
7. No regime dos militares (20'03") - O milagre econômico brasileiro. O fortalecimento dos movimentos sociais. Diretas Já!
8. Da Nova República ao Real (20'39") - O ritmo frenético das grande cidades. O fonógrafo, o rádio e o cinema. A inserção da mulher no mercado de trabalho.

BREVE HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS – dvd 12 – vol I
A partir de depoimentos de um historiador local e de moradores, a série conta a história de importantes cidades brasileiras. Aspectos geográficos, culturais e sociais são apresentados sob o ponto de vista  Histórico.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2003
1. Salvador (22'00") 2. Recife (22'00") 3. Rio de Janeiro (28'00") 4. São Paulo (22'00") 5.Porto Alegre (22'00") 6. Brasília (22'00")

NOS TRILHOS DO CAFÉ – dvd 4 – vol III
Programa que aborda o ciclo do café no Brasil, com foco na trajetória do “ouro verde” produzido na região de Ribeirão Preto e levado de trem até o porto de Santos.
Duração: 22’
Realização: TV Unaerp. Brasil, 2004

RONDON E OS ÍNDIOS BRASILEIROS – dvd 9 - vol II
Um programa, em três partes, que, com o auxílio de imagens inéditas de arquivo, conta a vida e a obra do Marechal Rondon.
Duração: 55’
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 2002

HISTÓRIA DO BRASIL POR BORIS FAUSTO – dvd 8 – vol I
Série narrada pelo historiador Boris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Colônia (28'18"), 2. Império (27'05"), 3. República Velha (28'00"), 4. A Era Vargas (27'01"), 5. Período Democrático (28'56"), 6. Regime militar (28'31"), 7. Redemocratização (30'25")

PARA ALUNOS: GEOGRAFIA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

MOMENTO BRASIL – dvd 7 – vol I

Série que mostra a riqueza geográfica e ambiental do Brasil, numa viagem por algumas de suas mais importantes paisagens, urbanas e naturais.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Rio São Francisco (1’53”) 2. Fernando de Noronha (1’57”) 3. Ilhabela (1’32”) 4 .Ilha Grande (1’32”) 5 . João Pessoa (1’46”) 6 .Manaus (2’02”) 7. Parati (1’38”) 8. Olinda (1’30”) 9. São Luís (2’09”) 10. Alcântara (1’35”) 11. Fortaleza (1’54”) 12. São Francisco do Sul (1’27”) 13. Chapada Diamantina (1’44”) 14. Belo Horizonte (1’47”) 15. Belém (1’45”) 16. Parcel (1’40”) 17. Paranaguá (1’44”) 18. Lençóis (1’35”) 19. Bonito (1’54”) 20. Brasília (2’13”) 21. Sete Cidades (1’51”) 22. Salvador (2’07”) 23. Porto Alegre (1’25”) 24. Morro de São Paulo (1’43”) 25. São Paulo 2 (2’00”) 26. Litoral nordeste (1’32”) 27. São Paulo 1 (2’02”) 28. Cidades históricas (1’26”) 29. Recife (1’50”) 30. Rio de Janeiro (2’05”)

PARA ALUNOS: MEIO AMBIENTE

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

JANELA NATURAL – dvd 24, 25 , 26 – vol II
Série que apresenta os mais variados temas ligados ao meio ambiente de maneira rápida e
objetiva. Cada episódio explora diversos temas ligados à natureza, como ecossistemas e
projetos de preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos.
Duração: 70 episódios de 10’ cada
Realização: Canal Futura. Brasil, 2003
JANELA NATURAL – dvd 24 – vol II
1. Nordeste Jurássico; 2. Brasil das Águas; 3. Pantanal; 4. Corais; 5. Peixes da bacia amazônica; 6. Missões; 7. Cavernas; 8.Mico-leão dourado; 9. Serra Fluminense; 10.Reentrâncias maranhenses; 11. Energia solar; 12.Agricultura orgânica; 13. Chapada dos veadeiros; 14. Rio Cristalino; 15. Serra da Mantiqueira; 16. Delta do Paranaíba; 17. Chapada Diamantina; 18. Reservas hídricas do Brasil; 19. Morcegos; 20. Água Fonte da Vida; 21. Porto Seguro; 22. Litoral gaúcho; 23. Litoral Fluminense.
JANELA NATURAL – dvd 25 – vol II
24. Caparaó; 25. Árvore da borracha; 26. Zona da mata mineira; 27. Laguna Santa Catarina; 28. Reservas extrativistas; 29. Vida submarina; 30. Ecossistemas caatinga; 31. Argentina; 32. Ecoturismo Espírito Santo MPE; 33. Árvores: madeiras; 34. Flora: ilustração botânica; 35. Parques e reservas: corredor ecológico da Amazônia; 36. Cidades: São Luis; 37. Cidades: Goiá. Cora Coralina; 38. Cidades: Pirenópolis; 39. Água, Brasília, Águas emendadas; 40. Parques e Reservas: Foz de Iguaçu, Tríplice Fronteira; 41. Ecossistemas: Várzea Amazônica; 42. Parques e Reservas: Lagamar; 43. Baías Pantaneiras; 44. Bacia do Piracicaba; 45. Travessia Petrópolis-Teresópolis; 46. Curitiba.
JANELA NATURAL – dvd 26 – vol II
47. Manaus; 48. Cuiabá; 49. Projeto Pomar; 50. Litoral do Espírito Santo; 51. Prudentópolis; 52. Artesanato sustentável; 53. Sambaqui; 54. Espírito Santo: serra capixaba; 55. Litoral brasileiro: Baía de Guanabara; 56. Água: Bacia de Piracicaba 2; 57. Internacional: Costa Rica 3; 58. Fauna: Baleia Franca; 59. Parques e Reservas: Amapá 2; 60. Fauna: Tamar Sustentável; 61. Internacional: Timor Leste 1; 62. Parques e Reservas; 63. Fauna: Abrigos submarinos; 64. Perfis: Biólogos aventureiros; 65. Rios Nordeste e São Francisco; 66. Ecoturismo; 67. Cidades: resíduos sólidos; 68. Internacional: Uruguai 1; 69. Internacional: Uruguai 2; 70. Energia: Itaipu.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ARTE NA ESCOLA (PARA O PROFESSOR)


Trata-se de um inovador acervo de documentários especializado em artes dirigido ao educador e que motiva o processo de ensino e a aprendizagem. As Artes Visuais são contempladas com um material de grande abrangência, englobando a produção artística nacional em suas várias mídias e períodos, numa coleção de DVDs selecionados para o uso em sala de aula.
Há um Material Educativo* que acompanha a DVDteca, que instiga o educador a criar o seu percurso pedagógico, ampliando o seu pensar, provocando novos estados de invenção,  oferecendo muitas ideias para serem recriadas.

* Material educativo precisa ser solicitado previamente. Disponível em PDF, em cd, para empréstimo ou envio por e-mail do fascículo solicitado.

1 – A COR DA CRIAÇÃO – PAULO PASTA
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Projeto poético; diálogo com a matéria; silêncio; repertório pessoal e cultural; referências de artistas; cor;  pintura; experimentação.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A pintura de Paulo Pasta focalizando cor, forma, espaço  e seu processo de criação.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Composto por três blocos, o documentário apresenta, no primeiro, o artista Paulo Pasta trabalhando em seu ateliê. Ele  comenta sobre seu processo de criação e sua paixão pela cor,  sem contorno, sombras ou perspectivas. No segundo bloco,  conhecemos sua história, as influências em sua construção  poética, desde Matisse e Monet, presentes na coleção Grandes gênios da pintura, até a pintura metafísica na década de  80. O procedimento técnico e inventivo do artista é apresentado no terceiro bloco, assim como seu contato com a literatura.  A busca de passagens sutis de cor, dos limites tênues, a ligação com a memória, com o tempo do amadurecimento e da  experiência, o fazem dizer: “o maior luxo do mundo é o silêncio”. O documentário nos convoca para ouvir suas cores.

2- A HERANÇA DO MESTRE VITALINO
 Gênero: Documentário com depoimentos de descendentes de Mestre  Vitalino e seus discípulos, e do museólogo do Museu do Barro.
Palavras-chave: Heranças culturais; estética do cotidiano; educação patrimonial; imaginário fantástico; cerâmica; museu; regionalismo; cultura popular.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: A história de Mestre Vitalino e seus discípulos, que transformaram a pequena comunidade de Alto do Moura, em
Caruaru/PE no maior centro de arte figurativa das Américas.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O primeiro bloco do documentário apresenta o contexto de Alto do  Moura, em Caruaru/PE, onde o barro do Rio Ipojuca se uniu ao gênio  de Mestre Vitalino, um sertanejo iluminado que faz a crônica de seu  tempo e sua gente em bonecos que ganharam fama pelo mundo. O  segundo bloco apresenta depoimentos de familiares e produções  de peças de barro dos artesãos que foram seus discípulos, com  comentários do museólogo Walmiré Porto, do Museu do Barro de
Caruaru. A terceira parte finaliza com as novas gerações, que fazem deste povoado o maior centro de arte figurativa das Américas.

3- AMÉLIA TOLEDO: RAZÃO E INTUIÇÃO
Gênero: Documentário com depoimento da artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Vitalidade da matéria; experimentação; diálogo com a matéria; coleta sensorial; projeto poético; arte e vida;  educação do olhar; arte pública.
Foco: Materialidade.
Tema: A obra de Amelia Toledo, seu processo de criação e a  poética da materialidade em seu trabalho.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São  Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário, em três blocos, apresenta Amelia Toledo em  seu processo de pesquisa com a materialidade. Tendo a natureza como fio condutor, a artista transita por diferentes domínios, desde a pintura em tela, a aquarela, os objetos e instalações, até as grandes obras inseridas nos espaços urbanos das  cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Projetos futuros, no  computador ou envolvendo o planeta terra, revelam a ousadia  e o humor dessa artista, no momento em que grava o  documentário, aos 74 anos.

4- ANITA MALFATTI: MODERNISTA POR NATUREZA
Gênero: Documentário a partir de uma exposição com obras  de Anita Malfatti.
Palavras-chave: Curador; espaço expositivo; relação público e  obra; processo lúdico e participativo; arte moderna; cor; pintura.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: A vida e a obra de Anita Malfatti no início do século 20.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário tem como ponto de partida a exposição “ Uma  viagem com Anita – a festa da forma e da cor” , no Museu de  Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB/ FAAP, em 2001, em São Paulo. A cenografia da exposição é  mostrada com destaque à re-criação tridimensional de uma obra  que pretendia que os visitantes “entrassem dentro de um quadro”. A diretora do museu, Maria Izabel Branco Ribeiro, apresenta um panorama sobre a obra de Anita Malfatti, mesclando  fatos da vida pessoal à sua trajetória artística. É possível veri-
ficar os costumes de início do século 20, as influências das viagens realizadas e de seus professores, além das críticas que  recebeu e a sua importância para a concretização do movimento modernista brasileiro. Malfatti é mostrada, também, como  precursora de uma metodologia de arte-educação.

5 – ANTONIO SAGGESE: ARQUEOLOGIA DA IMAGEM

Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Códigos de representação; arte contemporânea; história da fotografia; textura; fotografia; procedimen-
tos técnicos inventivos; poética pessoal; exclusão social.
Foco: Saberes Estéticos e Culturais.
Tema: O trabalho do fotógrafo, seus temas e processo de criação.
Artista abordado: Antonio Saggese.
Indicação: Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O trabalho do fotógrafo paulistano Antonio Saggese é focalizado neste documentário que mostra seus temas mais frequentes e as mudanças ocorridas em seu processo de criação. Imagens em seu estúdio revelam suas narrativas visuais, elaboradas a partir de imagens pré-existentes por meio de mudanças  nos contextos e abordagens em função das necessidades expressivas do fotógrafo. À frente das fotografias de Antonio  Saggese, somos surpreendidos com a descoberta de algo comum a todas elas: a presença, dentro de cada uma, de uma  outra fotografia; a imagem de um rosto ou de um corpo que nos  olha enquanto nós os olhamos. São fotos que nos põem sob a  mira do mirado e, portanto, sob o risco do jogo espetacular.

6- A OBRA MONUMENTAL DE POTY
Gênero: Documentário a partir de depoimentos do artista e de  amigos-artistas.
Palavras-chave: Bens patrimoniais materiais; heranças culturais; signo; arte pública; mural; volume; procedimentos técnicos inventivos.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: A vida e a obra do artista, focalizando especialmente o  legado à cidade de Curitiba.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 1998.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário é posterior ao falecimento de Poty e apresenta um caráter biográfico e documental. No primeiro bloco, a história do artista é destacada desde sua infância: desde os cadernos escolares repletos de desenhos às ilustrações e gravuras. No segundo, vemos a sua obra pública na cidade de Curitiba  seus enormes painéis comemorativos e alegóricos em pintura sobre azulejos, em cimento e em vitral, ocupando edifícios  da cidade. Seus desenhos e o processo de construção dos  painéis com moldes de madeira ou isopor, no qual o vemos trabalhando numa rápida imagem, complementam o panorama  sobre Poty – “um observador extraordinário da vida”.

7- ARTE E MATÉRIA
Gênero: Documentário com depoimentos dos artistas Artur  Lescher e Flávia Ribeiro.
Palavras-chave: Diálogo com a matéria; experimentação; imaginação criadora; monotipia; escultura; linha; volume; memória; pesquisa de materiais; procedimentos técnicos inventivos;  arte contemporânea; química.
Foco: Processo de Criação.
Tema: Processos de criação e a utilização de matérias não convencionais na construção das obras dos artistas em foco.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Dois artistas paulistanos: Artur Lescher e Flávia Ribeiro. Neste  documentário, o vínculo entre eles é o envolvimento na pesquisa  do comportamento de materiais durante a ação criadora de suas  obras. Transitando por imagens colhidas no ateliê dos artistas, o  documentário oferece a fala de Artur Lescher e Flávia Ribeiro,  comentando sobre os procedimentos que utilizam, as questões  em que se debruçam durante o processo criador e o uso de no-
vos suportes na criação artística. É fazendo ecoar a matéria que  Artur, nos objetos tridimensionais, e Flávia, na gravura, mostram  sua singularidade na arte, nos fazendo silenciar para observar.

8- AS FÁBULAS DE ANTONIO POTEIRO
Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Poética pessoal; imaginação criadora; diálogo com a matéria; pintura; escultura; forma expressiva; imaginário fantástico; cultura popular; festas e tradições.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A vida e a obra do artista, focalizando seu processo de criação.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Em três blocos, o documentário registra o depoimento de Antonio Poteiro. No primeiro deles, o artista fala sobre sua  temática, destacando a brasilidade presente em suas pinturas  e esculturas, e sua trajetória como filho de um poteiro. No segundo bloco, o artista valoriza a cor da terra de Goiás em sua  cerâmica e as festas regionais como as cavalhadas e os  capuchinhos, entre outros temas. Comenta, também, como o  artista Siron Franco o incentivou e introduziu no mundo da arte.  No terceiro bloco, Poteiro mostra produções artísticas de três  gerações: seu pai, seu filho e dele próprio. Por meio do  documentário podemos perceber o seu processo de criação, no  qual se sente livre para criar: “Eu faço o que eu gosto, depois  os outros que gostem”.

9- A TAPEÇARIA DE NORBERTO NICOLA
Gênero: Documentário com entrevista do artista em sua  casa/ateliê.
Palavras-chave: Tapeçaria; computação gráfica; volume;  composição; investigação; ateliê; arte plumária.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho do artista Norberto Nicola, dando ênfase à tapeçaria.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Fios coloridos com um intenso brilho. Uma imagem que revela e  esconde. O documentário sobre o artista paulista Norberto Nicola  começa com a câmera “dentro” de uma de suas tapeçarias, mostrando um detalhe do material. O artista apresenta sua casa-ateliê, em área central da cidade de São Paulo. Em três blocos distintos, Nicola apresenta sua produção com ênfase na tapeçaria, desde  sua concepção até a finalização, explicando sua técnica. As influências recebidas são explicitadas. O artista mostra, ainda, sua  pesquisa na cultura popular em trabalhos que se aproximam da
arte têxtil: a arte plumária indígena, a cestaria e as manifestações  populares como o Boi-Bumbá, o carnaval, etc. Norberto Nicola  apresenta também sua criação na computação gráfica.

10 – AUTO-RETRATO
Gênero: Documentário a partir de exposição sob a curadoria  de Katia Canton.
Palavras-chave: Curador; desenho museográfico; educação do olhar;  leitura comparativa; tempo; auto-retrato; arte contemporânea.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: Auto-retratos, sua história e presença nas obras de artistas através dos tempos.
Artistas abordados: José Antônio da Silva, Siron Franco, Flávio de Car valho, Velázquez, Van Gogh, Giotto, Dürer,
Rembrandt, Chagall, Anita Malfatti, Lasar Segall, Guignard,  Iberê Camargo, Tarsila do Amaral, Gustavo Rezende, Adriana  Varejão, Sandra Cinto, Keila Alaver, Alex Flemming, José Rufino,  Lina Kim, entre outros.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: A exposição Auto-retrato: espelho de artista, organizada pelo  Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP, na Galeria de Arte do Sesi do Centro Cultural Fiesp,  sob a curadoria de Katia Canton, apresenta o tema em seis  módulos. O documentário os revela como fios condutores, com  a participação da própria curadora e crítica de arte, e do artista  plástico Gustavo Rezende. Uma visão histórica nos permite
perceber os auto-retratos como registros singulares.

11- BARAVELLI : COLECIONADOR DE IMAGENS
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Ruptura do suporte; experimentação; espaço; escala; apropriação de imagens; diálogo com a matéria.
Foco: Materialidade.
Tema: A obra e o pensamento de Luiz Paulo Baravelli, que inventa suportes e conecta linguagens.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário, dividido em três blocos, apresenta o artista  plástico Luiz Paulo Baravelli mostrando suas obras e seu percurso de criação, em seu ateliê. No primeiro bloco, uma breve  retrospectiva sobre sua formação evidencia o início de seu  percurso em 1960. Suportes com recortes inovadores e sua  metodologia de trabalho são mostrados no segundo bloco.  Desenho, pintura e colagens desvelam o olhar/pensar deste  artista que tem, nas imagens do cotidiano, também retratadas  nos jornais, fonte para as suas produções que podem começar  de modo muito diverso.

12- CARLOS FAJARDO: PARA TODOS OS SENTIDOS
Gênero: Documentário a partir de depoimento do artista em  seu ateliê e em espaços educacionais e expositivos.
Palavras-chave: Pintura; desenho; instalação; superfície; espaço; não-narrativa; percurso de experimentação.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: Percursos do artista e professor de arte, enfocando a instalação, o desenho, a pintura, a fotografia e livro de artista.
Indicação: Ensino Médio, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Documentário em três blocos com obras realizadas entre 1968  e 2003. O primeiro bloco inicia com o artista paulistano, em seu  ateliê, depois o focaliza discutindo instalação, junto a seus alunos, na ECA/USP. Fajardo fala sobre sua formação, enfatiza o  desenho, cita os percursos na Escola Brasil e sua atuação como  artista-professor. O segundo bloco amplia conceitos de arte.  Começa com uma esfera girando, ressaltando a matéria. Depois,  a conceituação de desenho se alarga nos desenhos com papel e  chumbo. Na seqüência, traz a discussão sobre a diferença entre
desenho e pintura, e segue mostrando a montagem da instalação na 25a Bienal de São Paulo. O terceiro bloco enfatiza a instalação no Projeto Arte/Cidade SESC Belenzinho. Depois, no  ateliê, o artista fala da fotografia em seu trabalho.

13- CORES URBANAS
Gênero: Documentário com depoimentos dos artistas Carlos  Matuck e Vallandro Keating.
Palavras-chave: Mural; grafite; arte pública; arquitetura; restauração; arte rupestre; muralismo mexicano.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A pintura mural: passado e presente.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário exibe em três blocos a pintura mural através de  diferentes artistas e da produção presente na cidade de São  Paulo. A voz em off da narradora é intercalada com informações,  obras e depoimentos dos artistas Carlos Matuck e Vallandro  Keating, dando ritmo ao documentário. O primeiro bloco traz uma  visão histórica sobre os murais, além da produção dos artistas  citados. A urbanização das cidades, que leva a arte às ruas, está  no segundo bloco, com artistas brasileiros na década de 50, o  interesse político na produção de obras murais, e, ainda, os
muralistas mexicanos. O terceiro bloco parte de um afresco do  artista Rebolo e segue numa incursão sobre o grafite e suas  técnicas como arte urbana. No final, Carlos Matuck conduz ao  grafite das ruas da periferia da cidade de São Paulo.

14 – DESENHO: ARTE E CRIAÇÃO
Gênero: Documentário sobre a linguagem do desenho, apresentando obras e depoimentos de artistas, alunos e curadora.
Palavras-chave: Desenho; educação do olhar; poética pessoal; linha; textura; meio ambiente; observação sensível.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: Três diferentes abordagens da linguagem do desenho:  um artista modernista; o ensino de desenho; o olhar sobre a  cidade e o gesto da artista.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse:   O documentário, dividido em três blocos, inicia-se com os desenhos de Di Cavalcanti, mestre modernista, presentes no acervo  do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo  - MAC/USP, comentados pela curadora Helouise Costa. No  segundo bloco, Silvio Dworecki, em seu estúdio, introduz conceitos do desenho como processo significante de toda estrutura  das artes visuais. O artista provoca seus alunos em processos  expressivos que enfatizam a observação atenta e desinibição do  traço. O último bloco traz a construção poética da artista Carla  Caffé com seus desenhos da cidade e da presença humana no  contexto urbano, realizados em suas viagens.

15 – GRAVURAS DE MARIA BONOMI
Gênero: Documentário com a artista em momentos da sua produção.
Palavras-chave: Gravura; xilogravura; litogravura; gravura em  metal; forma; textura.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho da artista-professora conceituando a gravura e mostrando as técnicas de xilogravura, litogravura e gravura em metal.
Indicação: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Em três blocos, são apresentadas a artista Maria Bonomi, sua  obra na linguagem da gravura e suas principais técnicas. Cada  uma das técnicas é mostrada distintamente, permitindo o uso  do documentário em blocos isolados. A primeira apresentada é  a xilogravura e, no segundo bloco, a litogravura. A artista também dá esclarecimentos sobre a autenticidade da cópia e procedimentos técnicos com o apoio do impressor. No último bloco, são mostrados os procedimentos da gravura em metal e os  instrumentos básicos para a incisão na matriz e suas variantes.  É enfatizado como a obra da artista alterou o significado da  gravura, deixando de ser uma arte intimista para adquirir grandes formatos e ganhar presença em espaços públicos.

16 – ISTO É ARTE?
Gênero: Documentário com trechos de uma palestra do professor de filosofia Celso Favaretto, complementada por ima-
gens de obras.
Palavras-chave: Ser simbólico; arte contemporânea; elementos da visualidade através dos tempos; artista e sociedade;
objeto; educação do olhar; arte e vida.
Foco: Saberes Estéticos e Culturais.
Tema: Questões sobre o conceito de arte e suas ressonâncias  na arte moderna e contemporânea.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Instituto Itaú Cultural, São Paulo.
Ano de produção: 1999.
Duração: 12’.
Coleção/Série: Arte educação.
Sinopse: O documentário apresenta Celso Favaretto, mestre e doutor em filosofia, comentando sobre conceitos e transformações ocorridas no domínio da arte, do século 19 à contemporaneidade. Imagens de arte e comentários são mesclados  a perguntas comuns, que a maioria das pessoas gostaria de  fazer sobre arte. O documentário tem uma forma didática e  acessível, tendo sido editado a partir de trechos da palestra  proferida por Celso Favaretto no espaço Itaú Cultural em  julho de 1999.

17 – KARIN LAMBRECHT: DE CORPO E ALMA
Gênero: Documentário com depoimentos da artista e de críticos de arte.
Palavras-chave: Poética pessoal; experimentação; ação pictórica; diálogo com a matéria; ateliê; arte contemporânea; ritual; natureza; cor; arte e vida.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A experiência artística de Karin Lambrecht, seus modos  de criação e de construção de suas obras.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23”.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Documentário que apresenta o percurso artístico e a poética pessoal da artista gaúcha Karin Lambrecht, com falas da própria artista e comentários da crítica de arte Icléia Borsa Cattani, do diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS/Porto Alegre, Fábio Coutinho, e do crítico Agnaldo Farias. O documentário é composto por imagens de sua exposição  individual no MARGS, que reuniu pinturas que retratam a trajetória da artista entre 1999 e 2002; além do trabalho apresentado na  sala especial da 25a Bienal de São Paulo em 2002. Em destaque,
há os trabalhos de Karin Lambrecht feitos com sangue de carneiro. Sua produção se faz singular na arte brasileira.

18- LASAR SEGALL: UM MODERNISTA BRASILEIRO
Gênero: Documentário com depoimentos.
Palavras-chave: Museu; espaço expositivo; relação público- obra; educação estética; processo lúdico e participativo; heranças culturais.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: A vida e obra de Lasar Segall e o museu a ele dedicado  com seu trabalho educativo.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse:    O documentário apresenta a vida e a obra de Lasar Segall,  artista lituano naturalizado brasileiro, que se tornou um dos  nomes expressivos da arte moderna. Os depoimentos de seu  filho Maurício Segall, da crítica de arte e historiadora Vera  D ́Horta, do diretor e da coordenadora do setor educativo do  Museu Lasar Segall na época da realização do documentário,  respectivamente Marcelo Araújo e Denise Grinspum, falam da  concepção deste museu que ocupa a casa onde o artista viveu  na cidade de São Paulo e que tem como acervo grande parte  de sua obra.

19 – MACROFOTOGRAFIA (JUAREZ SILVA)
Gênero: Documentário com depoimento do fotógrafo.
Palavras-chave: Biologia; meio ambiente; fotografia; educação do olhar; luz; poética pessoal.
Foco: Conexões Transdisciplinares.
Tema: O fotógrafo Juarez Silva e seu trabalho em macrofotografia.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 24’.
Coleção/Série: O mundo da fotografia.
Sinopse: Com o fotógrafo Juarez Silva exploramos os caminhos que  percorre pelas matas do Parque Estadual da Cantareira em São  Paulo e visitamos brevemente seu estúdio. Juarez Silva é especialista em macrofotografia e nos mostra seu trabalho no qual  registra de perto pequenos cogumelos e animais como sapos e  insetos. A macrofotografia possibilita expor detalhes de pequenos seres que não perceberíamos com facilidade a olho nu, o  que favorece além do seu uso artístico e publicitário, o científico. O fotógrafo destaca a necessidade de educar o olhar para  perceber e trabalhar com este pequeno mundo, compondo  imagens com qualidade visual.

20 – MARCOS COELHO BENJAMIM: O FAZEDOR DE COISAS

Gênero: Documentário a partir de depoimentos do artista em  seu ateliê.
Palavras-chave: Objeto, instalação, assemblage, inventário,  procedimentos inventivos, geometria, cartum, matéria.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O percurso do artista, suas criações e pensamentos sobre  a arte contemporânea.
Indicação: 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção: O mundo da arte.
Sinopse: O artista apresenta uma síntese de sua obra: anotações, desenhos, pinturas, objetos, instalações, um universo de escolhas e  “ajuntamentos” de coisas encontradas (madeiras, latas, ferros  velhos). Para a construção das obras, faz conexões entre formas, matérias e materiais. A experiência de realizar trabalhos  no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, toca-o de modo  particular: “uma miséria absoluta com um fazer absoluto... um  silêncio absoluto, uma volta à matéria”, diz o artista.  Do ateliê podem ser vistas partes da periferia de Belo Horizonte, ficando visíveis as ligações com o espaço externo e os elementos trazidos de fora que, juntos, tornam-se “um quintal...  uma coisa importante, a ser internalizada”, como afirma Marcos Coelho Benjamim.

21- MESTRE DIDI: ARTE RITUAL
Gênero: Documentário com depoimentos do artista e estudiosos.
Palavras-chave: Dimensão simbólica da matéria; matéria orgânica; arte afro-brasileira; sincretismo cultural e religioso; heranças culturais; temática religiosa; forma; geometria.
Foco: Materialidade.
Tema: Vida e obra de Mestre Didi.
Indicação: Alunos do Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário apresenta a comunhão entre religiosidade e estética presente nas obras de Mestre Didi, que as faz com maestria  através do uso de materiais naturais. O ateliê do artista é o local  escolhido para nos apresentar o Mestre em sua produção manual,  atenta e sensível. A cidade de Salvador/BA, com suas praias e  arquitetura, também aparece como cenário, por ser a cidade natal  do artista e também por ser o berço da cultura trazida pelos africanos para o Brasil. Além das colocações do próprio Mestre Didi,  outras pessoas, como sua esposa e antropóloga Juana Elbein dos
Santos, tornam-se porta voz de suas produções, enaltecendo a  transcendência religiosa, os elementos estéticos universais e as  suas sábias e simbólicas escolhas dos materiais na feitura dos  objetos que representam a natureza.

22- MONUMENTOS DE FRANZ WEISSMANN
Gênero: Documentário a partir de entrevista com o artista.
Palavras-chave: Bens simbólicos materiais; heranças culturais;  arte pública; escultura; forma; tridimensionalidade; geometria.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: O trabalho do artista, sua trajetória, poética e referências, com ênfase em trabalhos sobre arte pública.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O documentário apresenta um panorama da carreira de Franz  Weissmann, a partir de uma grande exposição na Casa França–  Brasil/RJ, em 2001. Com narração do próprio artista e comentários do curador e narrador, o documentário é dividido em três  blocos. Inicia abordando a biografia e formação de Weissmann,  que imigra ainda muito jovem para o Brasil e se define como  um “construtor de planos” e não um escultor. No segundo bloco, são apresentadas as influências e questões conceituais de  sua produção como a relação entre obra e público. A arte públi-
ca é mostrada como um dos grandes focos de seu trabalho. O  terceiro bloco finaliza abordando questões formais das obras  como a tridimensionalidade, o uso das cores, seu trabalho com  planos, espaço ocupado e vazio, luz e sombra.

23- NUNO RAMOS: ARTE SEM LIMITES

Gênero: Documentário a partir de depoimento do artista em  seu ateliê.
Palavras-chave: Poética da materialidade; conflito de materiais;  suporte; acúmulo; experimentação; instalação; pintura.
Foco: Materialidade.
Tema: A produção de Nuno Ramos focando seu processo de  criação e sua relação com a materialidade.
Indicação: A partir da 7a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção: O mundo da arte.
Sinopse : Nuno Ramos fala sobre a sua obra, configurando sua estrutura  e estética. No primeiro bloco do documentário, é apresentada  uma de suas produções em andamento no período, Minuano  (2000), em que utiliza pedra e espelho. Os conceitos básicos  em sua poética, apontados por ele e pelo crítico de arte Lorenzo  Mammì, são o conflito de materiais, a junção de matérias “que  não poderiam estar juntas” e um olhar atento para o comporta-
mento da matéria. Sua formação, influências e trajetória artística são apresentadas no segundo bloco, que focaliza também  seu processo de produção, a experimentação e acúmulo de  materiais. No terceiro e último bloco, são apresentadas algumas de suas esculturas e instalações.

24- O LIRISMO DE RENINA KATZ
Gênero: Documentário com depoimentos da artista.
Palavras-chave: Poética da materialidade; suporte; procedimentos tradicionais; séries; diálogo com a matéria; desenho;
aquarela; litogravura; reprodutibilidade; cor.
Foco: Materialidade.
Tema: O percurso de criação de Renina Katz, sua poética e  referências, influências e sua maneira de desenhar e gravar.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Renina Katz marca gestos sobre papéis e sobre pedras litográficas – desenha e grava, neste documentário. A artista comenta  sua trajetória pelos desenhos, aquarelas, litogravuras e  xilogravuras, enfrentando e construindo diferentes materialidades. Discorre sobre sua vida e influências – artistas e movimentos. Fala sobre cores e transparências, sobre desenhos e atos  de desenhar: “quando começo a pensar, desenho um esboço
estrutural, incorporo acasos... atenção e concentração... para ir  além do projeto inicial”. Ela nos mostra como desenha e as maneiras de se realizar uma litogravura, desde as primeiras marcas  do gesto, até a impressão e finalização da gravura.

25 – RECORTES DE LEDA CATUNDA
Gênero: Documentário a partir de depoimento da artista.
Palavras-chave: Linguagens híbridas; apropriação de imagens;  pesquisa de outros meios e suportes; procedimentos técnicos  inventivos; forma orgânica; diálogo com a matéria.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho da artista enfocando o hibridismo de sua linguagem plástica, seu processo de criação, a escolha de materiais e procedimentos.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
 Sinopse : O documentário, gravado na casa-ateliê de Leda Catunda,  mescla obras, processo de criação, materiais expressivos, falas da artista e da narradora. No primeiro bloco, Leda Catunda  lembra a avó que costurava e argumenta como esse fazer se  tornou ferramenta indispensável ao seu trabalho que ganha  visibilidade com a chamada Geração 80. A artista mostra suas  apropriações de imagens no segundo bloco, seus hábitos de  trabalho e projetos. Adepta da experimentação, Leda Catunda  fala, no último bloco, sobre sua pesquisa de materiais, cita a  rua como tema inesgotável, bem como a memória, que passam  a ganhar novas dimensões em sua linguagem híbrida.

26- RUBENS MATUCK: A AQUARELA NO BRASIL
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Aquarela; cor; sobreposição; diálogo com a  matéria; pensamento visual; sistema simbólico; estética oriental e ocidental; meio ambiente.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A obra e o processo de criação de Rubens Matuck, focalizando especialmente a aquarela, o desenho e a observação  da natureza.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: A trajetória artística do artista plástico Rubens Matuck é apresentada em três blocos. No primeiro, vemos os documentos de  viagem do artista: a natureza como matéria fundamental na sua experiência estética e artística. No segundo, as histórias imaginadas, suas ferramentas de trabalho como pesquisador das  coisas e uma breve história da cor e da aquarela, desde a pré-  história. O artista nos mostra, no terceiro bloco, as diferenças  e semelhanças entre procedimentos da linguagem da aquarela  oriental e ocidental.

27- SHOKO SUZUKI: CERÂMICA E TRADIÇÃO
Gênero: Documentário com depoimentos da artista em sua casa/ateliê.
Palavras-chave: Cerâmica; ritual; forma; harmonia; estética  oriental; procedimentos tradicionais.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho e a vida da ceramista Shoko Suzuki.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Neste documentário, passeamos pela casa/ateliê da ceramista  Shoko Suzuki, em São Paulo. A artista, de origem japonesa,  fala da presença da cerâmica em sua infância, dos preconceitos que enfrentou ao decidir ser ceramista, da decisão de vir ao  Brasil, inspirada por um documentário sobre a criação de  Brasília, e de como se sentiu acolhida no país. Suzuki fala de  seu processo de criação e mostra suas obras, comentadas também pelo crítico de arte Jacob Klintowitz e familiares.  Acompanhamos seus gestos ao amassar o barro, ao tornear as  peças, ao juntar “cobrinhas”, ao cortar e alisar para dar acabamento. Seus gestos, que gravam desenhos em sua superfície,
pintam, cobrem de verniz preparado por ela mesma, e o ritual  da queima nos convidam para conhecê-la melhor.

28- SIRON FRANCO: NATUREZA E CULTURA
Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Arte e vida; arte pública; artista e sociedade;  ética; cidadania; meio ambiente; atitude crítica.
Foco: Conexões Transdisciplinares.
Tema: A obra do artista Siron Franco.
Indicação: A partir da 7a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O documentário apresenta o artista Siron Franco mostrando e  falando sobre suas produções. Conta sobre sua vida e sua opção  por ser artista, desde os 9 anos de idade. No primeiro bloco,  Siron apresenta seu amplo ateliê localizado em uma chácara,  sobre o qual fala: “tudo o que está aqui está em processo”. No  segundo bloco, fala de sua infância, dos artistas que o influenciaram e de sua atuação como artista-cidadão, que se indigna  com os acontecimentos a sua volta. Mostra, também, o Monumento às nações indígenas realizado por ele a partir da encomenda de um comitê da Eco 92. O documentário é finalizado  com o depoimento do artista sobre diferentes assuntos, nos  indicando a urgência da sua criação impregnada de um olhar  ético sobre o mundo.

29 – TOMIE OHTAKE: O TRAÇO ESSENCIAL
Gênero: Documentário a partir de depoimento no ateliê-casa  da artista.
Palavras-chave: Pintura; escultura; gravura; cenografia; gesto no traço; transparência; arte pública; poesia.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A obra e a vida de Tomie Ohtake.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Tomie Ohtake, a dama das artes visuais, apresenta sua arte de  forma singela neste documentário que se divide em três blocos  e que nos permite conhecer a sua vida e obra. Em seu ateliê, a  artista nos conta sua trajetória, a chegada ao Brasil, a dedicação à família, a participação no Grupo Seibi e a relação entre  arte e vida. O documentário mostra as linguagens artísticas que  Ohtake elege para sua criação: pinturas, gravuras, cenários e  esculturas, obras expostas no espaço aberto em meio ao passeio público ou em salas de exposições, pelo Brasil e no mundo.
Traz, ainda, a análise do poeta, crítico e parceiro na arte Haroldo  de Campos. Diante da arte de Tomie Ohtake, podemos apreciar  linhas, formas e transparências, leveza e força de uma arte que  se constrói no percurso de mais de 90 anos da artista.

30 – TRAJETÓRIA DA LUZ NA ARTE BRASILEIRA POR PAULO HERKENHOFF
Gênero: Documentário sobre uma exposição de mesmo título  e depoimentos do curador Paulo Herkenhoff.
Palavras-chave: Luz; cor; composição; curador; desenho  museográfico; leitura comparativa; elementos da visualidade
através do tempo; escolhas; cultura brasileira.
Foco: Forma-Conteúdo.
Tema: A luz, como elemento da visualidade e sua presença na  arte brasileira.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Instituto Itaú Cultural, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 56’.
Coleção/Série: Aspectos da cultura brasileira.
Sinopse : O documentário aborda a exposição Trajetória da luz na arte  brasileira, ocorrida no Itaú Cultural/São Paulo, em 2001, com a  curadoria de Paulo Herkenhoff. A exposição contempla cento e  vinte e cinco artistas e mais de cento e setenta obras com apresentação e comentários do curador, e apresenta a luz na história  da arte brasileira, elemento visual capaz de estabelecer um nexo  entre os séculos 19 e 20. Entre as várias obras de arte expostas,  podemos encontrar pinturas neoclássicas, românticas, naturalistas, pontilhistas, impressionistas, expressionistas, entre outras.