sexta-feira, 27 de abril de 2012

1 - Este é um dos episódios da série da TV Escola DESCOBRINDO a CIÊNCIA. O tema é CLIMA.
 As crianças tem muitas curiosidades sobre o mundo ao seu redor. Qualquer adulto que convive com elas certamente já foi bombardeado com as perguntas “como?”, “porque?” e “o que?”. "Descobrindo a Ciência" é uma série de animação desenvolvida para essas pequenas mentes questionadoras, apresentando os fundamentos científicos de maneira envolvente e divertida. Duração: 12 min.




2 - O MUNDO SECRETO DOS JARDINS - Este é um episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra. O tema deste episódio é CLIMA e TEMPO. Duração: 22 min.


 3 - NATUREZA SABE TUDO. Albert, um pássaro muito curioso, mostra a importância de se preservar o meio ambiente. Este episódio é sobre ÁGUA E CLIMA. Duração 25 min.
Obs: A abertura deste desenho é bem boba, contudo vale a pena continuar assistindo, pois os desenhos tem excelente qualidade de conteúdo.


4 - Existe também uma série chamada TEMPO E CLIMA, também da TV Escola. São vários episódios de 5 minutos cada, tratando individualmente cada tipo de clima do planeta. Trata das diversas características do clima terrestre e mostra de que forma a geologia de cada região influencia os tipos climáticos. ACIMA, UM DOS EPISÓDIOS.  São eles:
A história dos climas / A monção / As estações / As savanas / Atmosfera e pressão / Brumas e nevoeiros / Clima continental / Clima de estepe / Clima desértico / Clima equatorial / Clima subpolar / Clima oceânico / Montanhas / Clima temperado / Clima subtropical / Luz solar e temperaturas / Clima urbano / Ventos / Tempestades, ciclones e furacões

domingo, 22 de abril de 2012

SÍTIO DO PICA PAU AMARELO EM DESENHO ANIMADO

Que tal aproveitar o mês do livro para apresentar à sua turma os personagens mais famosos de Monterio Lobato em desenho animado?

Um Lugar Diferente: Um vendedor de livros, muito danado, apareceu no Sítio doidinho para arranjar uma confusão. Mas, como a Dona Benta é esperta pediu para que o Visconde, a Emília e o Rabicó se escondessem e mantessem em segredo a magia do lugar.Só que vocês conhecem a Emília, né? A espevitada boneca de pano não conseguiu se controlar ao ver o vendedor tentando enganar a Dona Benta.Oh, não! O vendedor ficou mesmo encantado com a boneca, rapidamente a colocou na mala e partiu para a cidade.

Um grande aventureiro: Pedrinho vai se envolver em uma grande confusão. O Capitão dos Couraceiros confundirá o garoto com um aventureiro famoso. Vaidoso, Pedrinho não vai desmentir a história.Só que ele não espera que a sua "mentira" pode colocá-lo em apuros. Pedrinho terá que testar a sua coragem enfrentando a Cuca. Isso mesmo! A maior vilã do Sítio do Picapau Amarelo.

As promessas de Rabicó:  Marquês de Rabicó é cheio de fazer promessas e não cumprir. Vive querendo a ajuda dos outros, mas nunca faz a parte dele do trato. Ah, Rabicó...Por isso, a Narizinho proibirá o leitão de comer a deliciosa comida preparada por Tia Nastácia até que ele pague o que prometeu. Mais guloso que tudo, o Marquês pedirá ajuda aos amigos Visconde, Pedrinho e Emília para que convençam a Narizinho a deixá-lo experimentar só um pouquinho do quitute.

O bolo de tia Nastácia:  Pedrinho e Narizinho gostam muito do bolo da Tia Nastácia então eles convencem ela para preparar um bolo. Só que Emília fica chateada porque não consegue sentir gosto das coisas, já que é uma boneca de pano. Logo, ela fica furiosa, principalmente depois que Pedrinho e Narizinho não querem brincar, pois estavam ajudando Tia Nastácia no preparo da receita. Já que a Emília não pode sentir o gosto do bolo, ela decide comê-lo para que ninguém sinta o gosto. Depois que Pedrinho e Narizinho ficam tristes ao saber que o bolo sumiu, Emília se arrepende e decide fazer outro bolo. Porém o gosto não é o mesmo.

A pílula do Doutor Caramujo:  O Visconde nunca soube como a Senhorita Emília começou a falar. Então, a conversa da varanda daquela noite foi sobre o dia em que Narizinho levou Emília até o consultório do Dr. Caramujo e a bonequinha começou a falar.

A princesa do Reino das Águas Claras:  O Major Agarra foi até o Sítio do Picapau Amarelo para fazer um pedido, ou melhor, cumprir uma ordem. O Príncipe Escamado quer que a Narizinho seja a nova Princesa do Reino das Águas Claras. Honrada, a menina aceitou o convite e ela, Pedrinho e Emília partiram rumo ao Reino das Águas Claras.

A viagem da Dona Benta: As crianças sempre pedem para a Dona Benta visitar o Reino das Águas Claras, ela sempre dizia que ia, mas quando chegava o dia do passeio, ela mudava de ideia. Então eles acabam levando ela pra lá, enquanto dorme. Ao chegar lá, Dona Benta fica encantada que acaba se perdendo. Agora, Emília, Narizinho e Pedrinho terão que ir atrás dela.

 A pipa da Emília: Todos estão na varanda para contar uma história e Emília pede para contar uma hitória, mas ela é interrompida por Narizinho e Pedrinho e fica brava pois ela diz que os outros pensam que por ser uma boneca não consegue fazer nada direito. Ela então resolve fazer uma pipa, mas não consegue fazer direito e vai pro quarto emburrada. Pedrinho e Narizinho fazem uma pipa para ela pensar que a dela deu certo. Mas ela descobre e briga com eles, só que enquanto isso Visconde sai voando descontrolado na pipa, e nem Pedrinho nem Narizinho conseguem salvá-lo e Emília o salva com seus ossos de algodão.

As tarefas do Visconde:  Emília não se conforma em ver Visconde o tempo todo parado, lendo livros. Ela então resolve um meio para tirar ele de lá.

A fuga da Emília:  A Emília quer participar de todas as reinações de Narizinho. O duro é que nem sempre dá certo. A menina vive esquecendo a boneca pelos cantos. Morrendo de ciúmes, Emília decide arrumar suas coisas e ir embora do Sítio do Picapau Amarelo à procura de uma nova dona.

O amigo invisível:  Narizinho, Pedrinho e Emília vivem querendo aprontar reinações que Dona Benta e Tia Nastácia não deixam. Os três querem pular do balanço, atirar pedrinhas no riacho, mas nunca podem. Até que encontram um amigo diferente. O garoto é invisível e conta que é livre para fazer tudo o que quiser. Pedrinho, Narizinho e Emília ficam muito animados com a ideia e pedem para ele ensiná-los a ficarem invisíveis também.

A história do gato:  Um gato misterioso chega ao sítio, cheio de histórias. Todos gostam de ouvir elas, menos Visconde que cria suspeitas sobre o gato.

A sorte da Emília:  Pedrinho e Narizinho dizem para Emília que ela não tem sorte, logo, ela decide tentar encontrar soluções para o seu azar no reino das águas claras.

O circo do Pica Pau:  O Pedrinho tem a ideia de fazer um grande circo no Sítio, o Circo do Picapau Amarelo. Cada um fará um número diferente. O Rabicó, a Narizinho, o Visconde, o Pedrinho e, claro, a Emília. A boneca está toda contente e decide montar uma apresentação especial. Será que vai dar certo?

A dieta do Rabicó:  Rabicó anda comendo muito. Come até a comida dos outros porquinhos. Um danado. A Tia Nastácia já avisou. Desse jeito, o Marquês vai acabar morrendo de tanto comer. Morrendo? Será?

O feitiço do Visconde:  Um certo dia, o Visconde fica empanturrado de tanto ler ciências. Pobre, Visconde. Precisou dos cuidados do Doutor Caramujo para se recuperar. Preocupados, Narizinho, Pedrinho e Emília decidem esconder os livros para que ele não se empanturre outra vez. Mas o plano dos meninos acaba não dando muito certo. Visconde acaba encontrando outros livros.

 Assita ao episódio 1:


continuação NOVA TEMPORADA:
O vestido mais bonito do mundo:
No Reino das Águas Claras, Escamado recebe a turma e a apresenta para Dona Aranha, que recebe a missão de fazer um vestido para Narizinho. Emília, que não é boba, também pede um. A costureira conta que quando criança, foi enfeitiçada para que fosse costureira a vida inteira e só se livraria quando fizesse o vestido mais bonito do mundo. O vestido da menina fica pronto e ele é o mais bonito do mundo. Sendo assim, Dona Aranha pode escolher ser o que quiser. Para agradar Emília, que ficou triste por não ganhar seu vestido, Escamado promove um concurso com todas as costureiras dos Sete Mares, mas nenhum agrada a boneca. Ela, então, decide não vestir mais nada a não ser o vestido mais bonito do mundo e acaba adoecendo. Dr. Caramujo cura Emília com uma injeção, mas ainda assim ela não quer se vestir. O jeito é Narizinho dar seu vestido para a boneca, que fica radiante. Dona Aranha decide continuar costureira e para comemorar, faz um novo vestido para Narizinho. Emília logo cresce o olho no vestido da dona.
Os carimbos da Emília:
Emília fica triste, pois não tive brinquedos. A boneca conversa com Dona Benta e avó manda seus netos dividirem alguns brinquedos com a boneca. Pedrinho e Narizinho com pena de se desfazer de seus brinquedos dão uma caixa de carimbo e outros dois brinquedos que não daria para brincar muito a boneca enfezada fica furiosa. Dona Benta aparece e manda-os dividirem os brinquedos caso contrário ela tomaria todos os brinquedos. Emília tem a ideia de marcar os brinquedos de cada um com carimbos, mas logo essa brilhante ideia da boneca começa a se tornar ruim, pois começam a carimbar paredes portas tudo do sítio.
A marquesa de Rabicó:
Emília quer ir ao Grande Baile do Reino das Águas Claras mas descobre que somente os nobres poderão ir, então ele inventa que é esposa de um Marquês muito importânte o Marquês de Rabicó. 
O polvo de estimação:
Emília passeia pelo Reino das Águas Claras e encontra um polvo. Os dois ficam grandes amigos. Na hora de partir, Pedrinho joga o pó e a boneca leva junto o polvo. Emília conta que ele vai ser o seu bicho de estimação, mas percebe que não é fácil cuidar de um polvo. 
A fábula da Tia Nastácia:
Narizinho conta uma história de que a Tia Nastácia vai se tornar princesa quando encontrar um anel dentro de um peixe. A turma resolve aprontar e coloca um anel dentro de um peixe que ela estava preparando. Nastácia não dá importância. Logo em seguida mm homem chega ao Sítio para se abrigar da chuva e fica encantado com os quitutes da Tia Nastácia. O homem quer montar um restaurante, onde a cozinheira será Nastácia. A turma vê o homem tentando levar Nastácia do Sítio e pensa que ele é o príncipe. Nastácia não aceita a proposta do homem. Ele vai embora do sitio e revela que é um príncipe de verdade.
O roubo do pirlimpimpim:
As crianças decidem viajar com o pirlimpimpim, mas não chegam a nenhum acordo. Todos desistem de viajar. Quer dizer, mais ou menos, pois cada um foi procurar o pó mágico para viajar sozinho. Emília pega o saquinho com o pó na cozinha e corre para o quintal. Mais tarde, eles descobrem que o pó foi roubado pela Cuca. A turma entra na gruta e a bruxa os prende. As crianças tentam escapar, mas não conseguem. Da segunda vez, o plano dá certo, pois todos se ajudaram. A turma foge e Cuca vai atrás. Emília joga o pó dentro da areia movediça para se livrarem da Cuca. A turma volta do Sítio e descobrem que o saquinho que foi perdido não era o pó e sim o tempero de Nastácia.
A fada do sono:
A turma chega ao Reino das Águas Claras para passear. Príncipe Escamado os recepciona e na entrada encontram um guarda dormindo. Narizinho tem uma grande ideia de vestir o sapo Major com roupas da Emília. A menina diz que foi a fada do sono. No dia seguinte no sitio, Pedrinho acorda com o vestido de Narizinho e Narizinho com as roupas do Pedrinho. Emília diz que foi a fada do sono. Logo no dia seguinte Pedrinho e Narizinho aprontam e colocam as roupas do Visconde na boneca. Anoitece e a turma resolve parar com a brincadeira. Mas ao amanhecer, todos do Sítio acordam com as roupas trocadas. De noite, " a fada do sono" aparece e diz que deixará eles em paz se fizerem rosquinhas de coco para ele. De manhã, Nastácia faz e de noite a fada do sono aparece para pegar as rosquinhas, mas a turma descobre que é o sapo Major. No palácio, o príncipe castiga o Major impedindo do sapo dormir em serviço e a turma acha engraçado.
A língua das formigas:
O que será que os insetos falam? A Emília diz que entende. A boneca conta que escuta os seus sonhos, suas vontades e até seus pensamentos. 
Uma boneca sem paciência:
Dona Benta sempre diz que esperar é uma das grandes sabedorias da vida. Mas Emília não concorda! Acha que o mundo seria bem melhor sem este negócio de esperar. Por isso, decide que não vai esperar nunca mais.
O outro boneco:
Pedrinho pede pra Tia Nastácia fazer um boneco igual a Emília, só que melhor. O menino quer um boneco mais rápido, mais forte e mais inteligente que a amiga. A boneca fica apavorada só de pensar em perder seu lugar no Sítio.

domingo, 15 de abril de 2012

ABRIL 2012

DIA DO LIVRO


A MENINA QUE ODIAVA LIVROS: Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.



DE ONDE VEM O LIVRO? KIKA


MONTEIRO LOBATO








Mais vídeos (índios, descobrimento do Brasil) : clique AQUI

A'UWÊ UPTABI - O POVO VERDADEIRO


Dia do Planeta Terra:     clique AQUI  e AQUI
OU AQUI TEM MAIS!


Música PLANETA AZUL




TURMA DA MÔNICA
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA







TIRADENTES

TV ESCOLA - DVD 9 - VOL 1 (14 MIN.)
No oitavo episódio da série que conta a história do Brasil-colônia, o teatro de bonecos Mão Molenga conta a história da Inconfidência Mineira, uma tentativa de revolução contra a Coroa Portuguesa, que governava o Brasil no século 18. Rapidamente sufocada, teve como seu líder o militar Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi condenado à morte por enforcamento e hoje é considerado oficialmente um dos mártires da Independência.





CONSTRUTORES DO BRASIL - TIRADENTES: Mártir da Independência (7 MIN.)
Nasceu em São José Del-Rei (hoje cidade de Tiradentes), em Minas Gerais, no ano de 1746, e morreu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro (RJ).
-

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mais vídeos para MEIO AMBIENTE e CIDADANIA

Um novo olhar sobre o plástico


DE onde vem para onde vai? sacola plástica

De onde vem para onde vai? petróleo

De onde vem para onde vai? papel


De onde vem para onde vai? Garrafa plástica




Dia do Planeta Terra:     clique AQUI  e AQUI
OU AQUI TEM MAIS!


Música PLANETA AZUL




TURMA DA MÔNICA
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA







domingo, 1 de abril de 2012

Brasil Animado (Geografia)

Stress é um empresário que sempre pensa em novas formas de enriquecer. Relax é um diretor de cinema, que sempre tenta convencer Stress a investir em seus projetos. Um dia Relax propõe que eles encontrem o grande jequitibá rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress gosta da ideia, pois logo vê a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo ingressos para visitá-la. Só que a dupla não tem a menor ideia de onde ela esteja. Desta forma, partem em viagem pelo Brasil dispostos a encontrá-la.
 Cada local por onde passam torna-se um passeio turístico misturado à aulas de história e geografia. É um projeto perfeito para ensinar não apenas aos pequenos, mas aos espectadores em geral um pouco desse nosso rico país.
 Claro que é apenas uma amostra grátis já que eles só passam por Rio de Janeiro, Salvador, Porto Seguro, Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas, Olinda, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Fortaleza, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Gramado, Caxias do Sul, São Paulo, Amazônia, Brasília e Florianópolis. Ainda assim, é um belo passeio, diversificado, que traz algumas curiosidades. Só o fato de passear pelas regiões do Brasil, saindo do eixo Rio / São Paulo já é um avanço. As "participações especiais" também são ótimas, como Guga na praia de Floripa ou Fernando Meireles em Gramado.


Assista em:
 http://www.youtube.com/watch?v=rOgS7TVug2k&feature=related

Duração: 1h 15min