domingo, 17 de junho de 2012

Festas Juninas

A pen drive está recheada de vídeos curtinhos, mas muito bonitos, realçando a alegria e a beleza dos costumes juninos!
Um deles é este, em homenagem aos 100 anos de Gonzagão, o rei do Baião!


E para você, professor, se deleitar com um lindo concerto em homenagem à esta figura ímpar de nossa cultura popular, assista:










sábado, 2 de junho de 2012

Mês de junho: Semana do MEIO AMBIENTE



Para a semana do meio ambiente há muito material interessante. Para os pequenos, há vídeos curtos sobre consciência ecológica e para os maiores temos até documentários. Segue abaixo material do acervo da escola e demais obtidos a partir de pesquisas na web:


TV ESCOLA (disponível na videoteca, pronto empréstimo):

1 - JANELA NATURAL – dvd 24, 25 , 26 – vol II
Série que apresenta os mais variados temas ligados ao meio ambiente de maneira rápida e objetiva. Cada episódio explora diversos temas ligados à natureza, como ecossistemas e
projetos de preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos.
Duração: 70 episódios de 10’ cada (para todas as sinopses, ver em "TV Escola para trabalhar com alunos", no menu à direita na tela do blog, clicar no  link MEIO AMBIENTE)
Realização: Canal Futura. Brasil, 2003


A Casa Verde: filme (1h12min)
Um desenhista em crise criativa é pressionado por sua editora aentregar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. Ospersonagens estão esquematizados, mas a história não evolui. Aação avança quando um cientista/professor inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão, que cobra pela coleta do lixo na cidade. Ele e sua assistente, Gigi, partem para a vingança. Um dos personagens, Nerd 1, uma criança aluna do cientista, pede ajudaa um avatar que ela mesma criou e passou a chamar de “Eu”. Com a ajuda de dois catadores de lixo, Escova e Sabão, Nerd 1convence o desenhista de que “Eu” é a heroína perfeita para a história. “Eu” procura um antigo amigo do professor para ajudá-los. Trata-se de Leonardo Del Vinte, um alquimista de quinhentosanos. A partir daí, o desenhista perde o controle da história e ospersonagens passam a agir por conta própria. Todos queremsalvar o professor das garras de Jordão, impedir  que a reciclagem acabe e salvar o meio ambiente da poluição do malvado.


TV ESCOLA (disponível no site, salvamento em DVD ou pen drive apenas QUANDO SOLICITADO uma semana antes pelo professor):

I - 3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - A FLORESTA E VOCÊ - EPISÓDIOs

2011 foi  o Ano Internacional das Florestas e muito tem se falado da Amazônia e de seus recursos naturais, mas pouco que esta é uma região habitada e de como as pessoas vivem ali. A série de documentários A Floresta e Você destaca como a floresta inspira, abriga, cura e mobiliza as populações tradicionais e a sociedade em geral na região amazônica. Produção especial da TV Escola para a 3ª Semana do Meio Ambiente (2011) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Duração: 50 min. cada episódio

Episódio 1 – A Floresta abriga você – Na pequena cidade de Nova Califórnia, no estado de Rondônia, o Projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado) mostra como a produção em Sistemas Agroflorestais (SAFs) abrigam seus associados na região amazônica.

Episódio 2 – A Floresta inspira você – Na periferia da grande Manaus, no estado do Amazonas, a Oficina Escola de Lutheriada Amazônia (OELA) mostra como o ofício de luthier inspira e aproxima aquela comunidade de grandes causas ambientais, como o uso de madeiras certificadas. 


Episódio 3 – A Floresta cura você – Em Belém do Pará, na Faculdade de Farmácia da UFPA, um projeto de Etnofarmácia e fitoterapia demonstra como a floresta cura científica e culturalmente. 


Episódio 4 – A Floresta mobiliza você – Na região de Santarém no Pará, a RedeMocoronga, parte do Projeto Saúde e Alegria, usa a comunicação comunitária para dar voz aos povos da floresta.


Episódio 5 – A Floresta ensina você – Em Rio Branco, no Acre, a Escola da Floresta (Instituto Dom Moacyr) inova em um método de ensino voltado especialmente para as comunidades da floresta. 


II - NATUREZA SABE TUDOAlbert, um pássaro muito curioso, mostra a importância de se preservar o meio ambiente. Duração de cada episódio 26 min.


1 - Energia há maneiras melhores
2 - Os oceanos
3 - Uma árvore é mais do que uma simples árvore
4- O ar
5 - Florestas equatoriais
6 - Alimento para todas as estações
7 - Produção industrial
8- Som e Barulho
9 - Lixo e desperdício


III - CIDADES EM MOVIMENTO: Série de 4 programas que discute os problemas de moradia, transporte, reciclagem, energia e planejamento urbano enfrentados por algumas cidades da América do Sul, Europa e Ásia.
Duração de cada episódio: 14 min.


Energia em São Paulo: A história do desenvolvimento da cidade de São Paulo. Qual a importância da usina de Itaipu e como é a produção de energia no Brasil. São Paulo está tentando cumprir as diretrizes da agenda da Eco 92, buscando novas alternativas para a obtenção de energia. O uso da energia solar, térmica (reciclando madeira para fornos de restaurantes) e a produção de cana-de-açúcar (álcool como combustível para automóveis).


IV- Descobrindo a Ciência
Meio Ambiente. Animação (14 min.) As crianças tem muitas curiosidades sobre o mundo ao seu redor. Qualquer adulto que convive com elas certamente já foi bombardeado com as perguntas “como?”, “porque?” e “o que?”. "Descobrindo a Ciência" é uma série de animação desenvolvida para essas pequenas mentes questionadoras, apresentando os fundamentos científicos de maneira envolvente e divertida.
Quando Monggu, o cão robô, começa a apresentar falhas, Omji e Gomji desconfiam que a questão é o problema ambiental. Durante a investigação, os dois amigos descobrem mais sobre a chuva ácida e os problemas e danos causados por ela. 


A Terra : O Professor descobre que alienígenas estão discutindo se vale a pena ou não salvar a Terra. Junto com Omji e Gomji ele dará uma aula de história geológica do nosso planeta e da importância de conservarmos toda forma de vida que existe por aqui.

V - PROGRAMAÇÃO 2ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA TV ESCOLA (2010)

A TV Escola exibiu de 07 a 11 de março a 2ª Semana do Meio Ambiente. Uma série de 5 programas que mostram os biomas brasileiros. Clique nos links abaixo para assistir aos programas da série.
1º Programa - Cerrado / 2º Programa - Caatinga / 3º Programa - Pantanal / 4º  Programa - Mata Atlântica  /  5º Programa - Amazônia

Vídeos em pen drive da escola:



Descubra o verde - Os animais salvam o planeta - Animal Planet - Discovery (50 seg cada):
http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com.br/2011/11/animal-planet-vinhetas-descubra-o-verde.html
Meio Ambiente e Cidadania
http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com.br/2012/04/mais-videos-para-meio-ambiente-e.html
Meio Ambiente: Instituto Akatu
http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com.br/2011/08/videos-sobre-meio-ambiente-instituto.html



Planeta Terra:     clique AQUI  e AQUI
OU AQUI TEM MAIS!


Música PLANETA AZUL




TURMA DA MÔNICA
UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA







ILHA DAS FLORES:


Na Discovery Chanel:

1- Chico Mendes: O preço da floresta (3 min cada):
http://bcove.me/6o83iua9
http://bcove.me/n2jkrpur

2- Você faz parte (música 3 min):
http://bcove.me/bxg7mp69


Na Futuratec:


(Precisa ser solicitado com 1 semana de antecedência para preparo e gravação)
GLOBO ECOLOGIA: Dia Mundial do Meio Ambiente
Em todo o mundo, a primeira semana de junho é dedicada ao meio-ambiente. É tempo de refletir sobre o que estamos fazendo com a natureza e qual é a nossa responsabilidade com relação ao nosso futuro comum. Para este programa especial, o Globo Ecologia convidou José Augusto Pádua, historiador, cientista político e professor da UFRJ, Fernando Gabeira, deputado federal, jornalista e ambientalista e Eduardo Martins, biólogo e consultor da área ambiental. No programa, eles falam do pensamento ambiental brasileiro no século XVIII, dos desafios atuais e das perspectivas para um futuro equilibrado do ponto de vista ecológico.

OUTROS PROGRAMAS GLOBO ECOLOGIA :