domingo, 17 de março de 2013

PÁSCOA

PÁSCOA



ABC DA ASTRONOMIA - DVD com série completa



Série de 30 episódios apresentando os principais conceitos de Astronomia. A cada programa, o professor e Astrônomo Walmir Cardoso, apresenta um tema derivado de uma letra do alfabeto. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz como grande diferencial o ponto de vista do hemisfério sul.

Duração: 5 minutos cada
ep. 01 - ASTRONOMIA - Este é o episódio de abertura da série que fala das definições gerais da ciência, e principalmente da evolução histórica da Astronomia.Desde os primeiros olhares do homem até a Astronomia Extragaláctica. Dos Zigurates mesopotâmicos, ao Hubble,  um convite ao universo.
ep. 02 - ANO LUZ - Uma unidade de tempo para medir distâncias astronômicas. As estratégias para calcular a velocidade da luz e as maneiras de encontrar distâncias entre os astros. Olhar para o céu é ver o que está no passado.
ep. 03 - BIG BANG - Será que tudo começou numa grande explosão? O programa mostra que a coisa é muito mais complexa. O universo segue em expansão acelerada e o nosso jovem Sistema Solar nascido 9,5 bilhões de anos do começo de tudo, viaja nessa expansão com toda a nossa galáxia.
ep. 04 CRUZEIRO DO SUL - Ligar as estrelas e formar figuras é exercício de criação de todas as culturas. Mas o que é mesmo uma constelação? As estrelas do Cruzeiro do Sul têm alguma coisa em comum? Conheça algumas constelações dos indígenas brasileiros.
ep. 05 - DISTÂNCIAS - Estamos falando de distâncias “astronômicas” e para isso precisamos de técnicas especiais de medida. Os ângulos e os efeitos que enganam nossos olhos e os que nos ajudam a criar métodos de medida no desafio de conhecer o universo.
ep. 06 -  ESTRELAS - Elas são gigantescas fornalhas em constante atividade, produzindo energia e todos os elementos que compõem a natureza que conhecemos inclusive nós mesmos. Talvez seja por isso que nos encantem tanto quando olhamos para seu brilho no céu noturno.
ep. 07 - FASES DA LUA - É tudo um jogo de luz e sombra. O sistema Sol, Terra, Lua oferece belos espetáculos para nós, felizardos espectadores. Mas o que parece simples tem muitos detalhes que o programa esclarece.
ep.08 - GALÁXIAS - O conceito de Galáxia começou por definições filosóficas e hoje os observatórios contabilizam bilhões de imensos grupos de bilhões de estrelas, poeira, gás e formas pouco conhecidas de matéria. Dizem até que muitas delas têm nos seus núcleos super buracos negros.
ep. 09 - HELIOCENTRISMO - No início era a Terra o centro de tudo. Depois de muita polêmica foi o Sol, Helios, que passou para o centro do universo. Hoje a nossa compreensão ampliou o tamanho do universo e o centro de tudo passa a ser indeterminado, com a expansão acelerada das galáxias.

EP. 10 -  INVISÍVEL - A luz visível traz muita informação do universo, mas ela é apenas uma pequena parcela de todas as radiações que já detectamos no universo. A Astronomia do Invisível está em busca de mais segredos escondidos nas microondas, raios X, raios Gama.

EP. 11 - JÚPITER - Ele é muito grande e tem massa duas vezes e meia a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar. Mas é quando a gente olha pra ele no telescópio pela primeira vez que dá aquele estalo de que somos mesmo muito pequenos, somos realmente uma pequena bolinha girando em torno do Sol.

EP 12 - KEPLER - As leis de Kepler são aplicáveis, até agora, a todos os sistemas binários de astros e aos novos sistemas solares que estão sendo descobertos. A busca da harmonia que norteou o seu trabalho talvez seja o que mantenha suas leis aceitas por mais de 4 séculos.

EP. 13 - LUA - Ela nasceu de uma colisão e influencia nossas marés e embeleza nosso céu brilhando todas as noites. Ela mostra sempre a mesma face para nós, mas nem sempre foi assim. Mais de dez homens já estiveram por lá em uma série de 6 missões que levaram 3 anos.
Tem muito mais sobre a inspiradora de poemas nesse programa.
.

EP 14 - METEOROS - Antes de chegar são METEORÓIDES, quando riscam a atmosfera são METEOROS. Quando são grandes e chegam ao nosso chão, são METEORITOS. Eles são tudo isso e nós os chamamos de Estrelas Cadentes. Ah... Também falamos das chuvas de METEOROS nesse episódio.

EP 15 - NOITE - O Sol vai embora e a noite começa. Mas porque a noite é escura?
As outras estrelas e todo o resto do universo não deviam brilhar no céu inteiro? A resposta a esta pergunta pode estar na teoria do Big Bang. É... A noite tem muitos mistérios.

EP. 16 - OBSERVATÓRIOS - Os primeiros observatórios só usavam referências para o olhar. As lentes nos trouxeram os planetas e muitos outros astros. Os espelhos nos levaram às galáxias, e quando fomos prá fora da Terra enxergamos coisas cada vez mais surpreendentes.

EP. 17 - PLANETAS - Os primeiros observatórios só usavam referências para o olhar. As lentes nos trouxeram os planetas e muitos outros astros. Os espelhos nos levaram às galáxias, e quando fomos prá fora da Terra enxergamos coisas cada vez mais surpreendentes.

EP. 18 - QUADRANTE - O Quadrante é uma ferramenta para olhar para o céu. Com um pouco de geometria e matemática os navegantes atravessaram oceanos. Com mais cálculo e mais matemática e com os Quadrantes mais sofisticados organizamos nossas descobertas sobre o céu.

EP. 19 - ROTAÇÃO E REVOLUÇÃO - Quando a gente pensa nos movimentos da Terra e da maioria dos planetas fica fácil imaginar todos girando no mesmo sentido e na mesma direção. Mas nem sempre é assim. Tem planeta que “rola”, e tem planeta que gira ao contrário. E tem mais, muito mais no programa.

EP. 20 - SOL - Conhecer o Sol não é nada fácil. Olhar pra ele só com filtros especiais. Pousar nele, nem pensar! Mas uma coisa é importante lembrar: ele não é uma bola de fogo. A gente está chegando mais perto com sondas e já conhecemos bem mais da nossa maior fonte de energia.

EP. 21 - TERRA - A Terra só é do jeito que é por causa das coisas que aconteceram na sua superfície, inclusive por causa das plantas, dos animais e outras espécies que surgiram por aqui. Nós temos parte nisso tudo, mas já sabemos que a encrenca que armamos está em nossas mãos. 

EP. 22 - UNIVERSO - Essa palavra dá uma sensação de que a gente nunca chega lá. Então o programa tenta escalar as distâncias para termos uma noção mais próxima do humano das dimensões do que ainda temos por conhecer.

EP. 23 - VIA LÁCTEA - No céu é uma faixa clara. No espaço, é a nossa galáxia. No imaginário da Grécia antiga é um rio de leite. Na visão dos brasileiros originais é o caminho da Anta pela floresta. Na visão das nossas crianças... É preciso levá-las para onde possam vê-la.

EP. 24 - WOLF - Conhecer o Sol não é nada fácil. Além de todos os filtros e das sondas que já enviamos, é preciso criar referências. O número de WOLF cria uma das mais importantes para observar o comportamento das manchas solares.

EP. 25 - RAIOS X - O raio X atravessa nossos ossos e vira fotografia de dentro da gente.
Todas as estrelas emitem raio X. A maioria dos astros também, inclusive os buracos negros. Para ver os Raios X das estrelas, é melhor ir pra fora da Terra.

EP. 26 - YURI GAGARIN - Será que o primeiro homem fora da Terra já tinha decorado seu texto: “A Terra é azul”! Parece mais um espanto de um homem simples, mas nada era simples na guerra fria que acelerou a corrida espacial.

EP. 27 - ZODÍACO - A faixa do ZODÍACO é notável porque o Sol e os planetas passam por ela ao longo do tempo. Era de se esperar que as estrelas da região fossem mais observadas gerando figuras na imaginação dos povos. Mas ela não é tão estática como muitos gostariam. Ela se transforma e hoje abriga 13 constelações. Acompanhe no programa.

EP. 28 - CONSTELAÇÕES - Nesse episódio vamos viajar pelo céu como o vemos com nossos olhos, reconhecendo as estrelas mais brilhantes do céu. É um roteiro para o prazer de olhar o céu com amigos numa noite sem poluição.

EP. 29 - VIDA - A gente tem uma noção intuitiva do que é a vida. Mas como identificá-la no Universo? Será que ela só se manifesta por aqui? Será que ela pode ter características totalmente diferentes da nossa? As pesquisas por vida inteligente vão chegar a algum resultado?

EP. 30 - BURACOS NEGROS - Dá um pouco de medo imaginar um lugar que suga tudo pra dentro dele. Mas parece que se não fosse por um deles a nossa galáxia não estaria equilibrada. Essa idéia nasceu bem antes da cosmologia moderna mas ganhou forma nas equações de Enstein.

Para assistir a todos os episódios antes de solicitar o DVD à videoteca: http://www.youtube.com/playlist?list=PL786495B96AB0CC3C