segunda-feira, 3 de junho de 2013

Músicas para festas juninas



ÁUDIO:

No acervo já há alguns CDs com músicas para festas juninas: quadrilhas instrumentais, quadrilha marcada (com puxador), músicas tradicionais etc. Pedidos especiais que exijam pesquisa prévia e algum tipo de serviço de edição do som, apenas com antecedência.

Para ouvir e escolher, acesse:

Mastruz com Leite

"CD oficial do São João":
http://www.vagalume.com.br/mastruz-com-leite/discografia/cd-oficial-do-sao-joao.html

"Mastruz com Leite canta Trio Nordestino":
http://www.vagalume.com.br/mastruz-com-leite/discografia/mastruz-com-leite-canta-trio-nordestino.html

"São João na Roça":
http://www.vagalume.com.br/mastruz-com-leite/discografia/sao-joao-na-roca.html

"Mastruz com Leite canta Dominguinhos"
http://www.vagalume.com.br/mastruz-com-leite/discografia/mastruz-com-leite-canta-dominguinhos.html

Fala Mansa 
Fala Mansa, Discografia em:
http://www.vagalume.com.br/falamansa/discografia/

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga, Discografia em:
http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/discografia/

VÍDEOS:
Para vídeos, visite: http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com.br/2012/06/festas-juninas.html
No computador da sala de informática, há uma pasta com vídeos diversos com temáticas juninas da cultura popular (crendices, simpatias, lendas etc). É só solicitar para a professora da S.I. que copie para sua pen drive. Os pequenos vídeos já estão convertidos para passar diretamente no aparelho de DVD.

FORMAÇÃO CONTINUADA:

APRENDER E ENSINAR COM AS FESTAS POPULARES – dvd 25 , 26 – vol III
Série que busca orientar as discussões entendendo essas manifestações como momentos privilegiados nos quais as populações rurais, as populações das pequenas cidades e as periferias das grandes cidades brasileiras interrompem sua rotina de trabalho e de lida da casa para festejar com vizinhos, amigos e co-participantes da mesma crença e das mesmas tradições.
Duração: 5 programas de 60’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
Festas Juninas – O terceiro programa debate o ciclo das festas juninas. Em termos religiosos, ele é marcado, sobretudo, pelas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas a Festa de São Benedito que, oficialmente, ocorre no dia 5 de outubro, em muitos lugares é incorporada também ao mês de junho. Aparentemente mais pagãs, situam-se também no mês de junho as festas do Bumba-meu-boi e suas inúmeras derivações (Boi- Bumbá - AM, Boi-de-Mamão - SC, e Boizinho - RS). Como elementos formadores do conjunto das festas juninas, destacam-se as tradições milenares em torno do solstício
de inverno, aqui no Hemisfério Sul (dia 24, o dia em que o sol está mais a pino) e, no Hemisfério Norte, o solstício de verão. Em especial aparece a figura do culto ao fogo (fogueira) para se garantir a fertilidade e a saúde. Há uma influência significativa também da Festa das Primícias judaica (primeiras colheitas), fazendo aparecer em nossas festas juninas a função marcante das comidas típicas da estação. As festas juninas se vinculam às datas de santos do catolicismo oficial, mas esse ciclo foi apropriado pelo domínio popular, 
porque são festas que assumiram um caráter doméstico. Mesmo quando são festas “da paróquia”, o mastro e a fogueira trouxeram a festa para o terreiro – para o lado de fora da igreja.