sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ARTE NA ESCOLA (PARA O PROFESSOR)


Trata-se de um inovador acervo de documentários especializado em artes dirigido ao educador e que motiva o processo de ensino e a aprendizagem. As Artes Visuais são contempladas com um material de grande abrangência, englobando a produção artística nacional em suas várias mídias e períodos, numa coleção de DVDs selecionados para o uso em sala de aula.
Há um Material Educativo* que acompanha a DVDteca, que instiga o educador a criar o seu percurso pedagógico, ampliando o seu pensar, provocando novos estados de invenção,  oferecendo muitas ideias para serem recriadas.

* Material educativo precisa ser solicitado previamente. Disponível em PDF, em cd, para empréstimo ou envio por e-mail do fascículo solicitado.

1 – A COR DA CRIAÇÃO – PAULO PASTA
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Projeto poético; diálogo com a matéria; silêncio; repertório pessoal e cultural; referências de artistas; cor;  pintura; experimentação.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A pintura de Paulo Pasta focalizando cor, forma, espaço  e seu processo de criação.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Composto por três blocos, o documentário apresenta, no primeiro, o artista Paulo Pasta trabalhando em seu ateliê. Ele  comenta sobre seu processo de criação e sua paixão pela cor,  sem contorno, sombras ou perspectivas. No segundo bloco,  conhecemos sua história, as influências em sua construção  poética, desde Matisse e Monet, presentes na coleção Grandes gênios da pintura, até a pintura metafísica na década de  80. O procedimento técnico e inventivo do artista é apresentado no terceiro bloco, assim como seu contato com a literatura.  A busca de passagens sutis de cor, dos limites tênues, a ligação com a memória, com o tempo do amadurecimento e da  experiência, o fazem dizer: “o maior luxo do mundo é o silêncio”. O documentário nos convoca para ouvir suas cores.

2- A HERANÇA DO MESTRE VITALINO
 Gênero: Documentário com depoimentos de descendentes de Mestre  Vitalino e seus discípulos, e do museólogo do Museu do Barro.
Palavras-chave: Heranças culturais; estética do cotidiano; educação patrimonial; imaginário fantástico; cerâmica; museu; regionalismo; cultura popular.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: A história de Mestre Vitalino e seus discípulos, que transformaram a pequena comunidade de Alto do Moura, em
Caruaru/PE no maior centro de arte figurativa das Américas.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O primeiro bloco do documentário apresenta o contexto de Alto do  Moura, em Caruaru/PE, onde o barro do Rio Ipojuca se uniu ao gênio  de Mestre Vitalino, um sertanejo iluminado que faz a crônica de seu  tempo e sua gente em bonecos que ganharam fama pelo mundo. O  segundo bloco apresenta depoimentos de familiares e produções  de peças de barro dos artesãos que foram seus discípulos, com  comentários do museólogo Walmiré Porto, do Museu do Barro de
Caruaru. A terceira parte finaliza com as novas gerações, que fazem deste povoado o maior centro de arte figurativa das Américas.

3- AMÉLIA TOLEDO: RAZÃO E INTUIÇÃO
Gênero: Documentário com depoimento da artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Vitalidade da matéria; experimentação; diálogo com a matéria; coleta sensorial; projeto poético; arte e vida;  educação do olhar; arte pública.
Foco: Materialidade.
Tema: A obra de Amelia Toledo, seu processo de criação e a  poética da materialidade em seu trabalho.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São  Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário, em três blocos, apresenta Amelia Toledo em  seu processo de pesquisa com a materialidade. Tendo a natureza como fio condutor, a artista transita por diferentes domínios, desde a pintura em tela, a aquarela, os objetos e instalações, até as grandes obras inseridas nos espaços urbanos das  cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Projetos futuros, no  computador ou envolvendo o planeta terra, revelam a ousadia  e o humor dessa artista, no momento em que grava o  documentário, aos 74 anos.

4- ANITA MALFATTI: MODERNISTA POR NATUREZA
Gênero: Documentário a partir de uma exposição com obras  de Anita Malfatti.
Palavras-chave: Curador; espaço expositivo; relação público e  obra; processo lúdico e participativo; arte moderna; cor; pintura.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: A vida e a obra de Anita Malfatti no início do século 20.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário tem como ponto de partida a exposição “ Uma  viagem com Anita – a festa da forma e da cor” , no Museu de  Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB/ FAAP, em 2001, em São Paulo. A cenografia da exposição é  mostrada com destaque à re-criação tridimensional de uma obra  que pretendia que os visitantes “entrassem dentro de um quadro”. A diretora do museu, Maria Izabel Branco Ribeiro, apresenta um panorama sobre a obra de Anita Malfatti, mesclando  fatos da vida pessoal à sua trajetória artística. É possível veri-
ficar os costumes de início do século 20, as influências das viagens realizadas e de seus professores, além das críticas que  recebeu e a sua importância para a concretização do movimento modernista brasileiro. Malfatti é mostrada, também, como  precursora de uma metodologia de arte-educação.

5 – ANTONIO SAGGESE: ARQUEOLOGIA DA IMAGEM

Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Códigos de representação; arte contemporânea; história da fotografia; textura; fotografia; procedimen-
tos técnicos inventivos; poética pessoal; exclusão social.
Foco: Saberes Estéticos e Culturais.
Tema: O trabalho do fotógrafo, seus temas e processo de criação.
Artista abordado: Antonio Saggese.
Indicação: Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O trabalho do fotógrafo paulistano Antonio Saggese é focalizado neste documentário que mostra seus temas mais frequentes e as mudanças ocorridas em seu processo de criação. Imagens em seu estúdio revelam suas narrativas visuais, elaboradas a partir de imagens pré-existentes por meio de mudanças  nos contextos e abordagens em função das necessidades expressivas do fotógrafo. À frente das fotografias de Antonio  Saggese, somos surpreendidos com a descoberta de algo comum a todas elas: a presença, dentro de cada uma, de uma  outra fotografia; a imagem de um rosto ou de um corpo que nos  olha enquanto nós os olhamos. São fotos que nos põem sob a  mira do mirado e, portanto, sob o risco do jogo espetacular.

6- A OBRA MONUMENTAL DE POTY
Gênero: Documentário a partir de depoimentos do artista e de  amigos-artistas.
Palavras-chave: Bens patrimoniais materiais; heranças culturais; signo; arte pública; mural; volume; procedimentos técnicos inventivos.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: A vida e a obra do artista, focalizando especialmente o  legado à cidade de Curitiba.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 1998.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário é posterior ao falecimento de Poty e apresenta um caráter biográfico e documental. No primeiro bloco, a história do artista é destacada desde sua infância: desde os cadernos escolares repletos de desenhos às ilustrações e gravuras. No segundo, vemos a sua obra pública na cidade de Curitiba  seus enormes painéis comemorativos e alegóricos em pintura sobre azulejos, em cimento e em vitral, ocupando edifícios  da cidade. Seus desenhos e o processo de construção dos  painéis com moldes de madeira ou isopor, no qual o vemos trabalhando numa rápida imagem, complementam o panorama  sobre Poty – “um observador extraordinário da vida”.

7- ARTE E MATÉRIA
Gênero: Documentário com depoimentos dos artistas Artur  Lescher e Flávia Ribeiro.
Palavras-chave: Diálogo com a matéria; experimentação; imaginação criadora; monotipia; escultura; linha; volume; memória; pesquisa de materiais; procedimentos técnicos inventivos;  arte contemporânea; química.
Foco: Processo de Criação.
Tema: Processos de criação e a utilização de matérias não convencionais na construção das obras dos artistas em foco.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Dois artistas paulistanos: Artur Lescher e Flávia Ribeiro. Neste  documentário, o vínculo entre eles é o envolvimento na pesquisa  do comportamento de materiais durante a ação criadora de suas  obras. Transitando por imagens colhidas no ateliê dos artistas, o  documentário oferece a fala de Artur Lescher e Flávia Ribeiro,  comentando sobre os procedimentos que utilizam, as questões  em que se debruçam durante o processo criador e o uso de no-
vos suportes na criação artística. É fazendo ecoar a matéria que  Artur, nos objetos tridimensionais, e Flávia, na gravura, mostram  sua singularidade na arte, nos fazendo silenciar para observar.

8- AS FÁBULAS DE ANTONIO POTEIRO
Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Poética pessoal; imaginação criadora; diálogo com a matéria; pintura; escultura; forma expressiva; imaginário fantástico; cultura popular; festas e tradições.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A vida e a obra do artista, focalizando seu processo de criação.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Em três blocos, o documentário registra o depoimento de Antonio Poteiro. No primeiro deles, o artista fala sobre sua  temática, destacando a brasilidade presente em suas pinturas  e esculturas, e sua trajetória como filho de um poteiro. No segundo bloco, o artista valoriza a cor da terra de Goiás em sua  cerâmica e as festas regionais como as cavalhadas e os  capuchinhos, entre outros temas. Comenta, também, como o  artista Siron Franco o incentivou e introduziu no mundo da arte.  No terceiro bloco, Poteiro mostra produções artísticas de três  gerações: seu pai, seu filho e dele próprio. Por meio do  documentário podemos perceber o seu processo de criação, no  qual se sente livre para criar: “Eu faço o que eu gosto, depois  os outros que gostem”.

9- A TAPEÇARIA DE NORBERTO NICOLA
Gênero: Documentário com entrevista do artista em sua  casa/ateliê.
Palavras-chave: Tapeçaria; computação gráfica; volume;  composição; investigação; ateliê; arte plumária.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho do artista Norberto Nicola, dando ênfase à tapeçaria.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Fios coloridos com um intenso brilho. Uma imagem que revela e  esconde. O documentário sobre o artista paulista Norberto Nicola  começa com a câmera “dentro” de uma de suas tapeçarias, mostrando um detalhe do material. O artista apresenta sua casa-ateliê, em área central da cidade de São Paulo. Em três blocos distintos, Nicola apresenta sua produção com ênfase na tapeçaria, desde  sua concepção até a finalização, explicando sua técnica. As influências recebidas são explicitadas. O artista mostra, ainda, sua  pesquisa na cultura popular em trabalhos que se aproximam da
arte têxtil: a arte plumária indígena, a cestaria e as manifestações  populares como o Boi-Bumbá, o carnaval, etc. Norberto Nicola  apresenta também sua criação na computação gráfica.

10 – AUTO-RETRATO
Gênero: Documentário a partir de exposição sob a curadoria  de Katia Canton.
Palavras-chave: Curador; desenho museográfico; educação do olhar;  leitura comparativa; tempo; auto-retrato; arte contemporânea.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: Auto-retratos, sua história e presença nas obras de artistas através dos tempos.
Artistas abordados: José Antônio da Silva, Siron Franco, Flávio de Car valho, Velázquez, Van Gogh, Giotto, Dürer,
Rembrandt, Chagall, Anita Malfatti, Lasar Segall, Guignard,  Iberê Camargo, Tarsila do Amaral, Gustavo Rezende, Adriana  Varejão, Sandra Cinto, Keila Alaver, Alex Flemming, José Rufino,  Lina Kim, entre outros.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: A exposição Auto-retrato: espelho de artista, organizada pelo  Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP, na Galeria de Arte do Sesi do Centro Cultural Fiesp,  sob a curadoria de Katia Canton, apresenta o tema em seis  módulos. O documentário os revela como fios condutores, com  a participação da própria curadora e crítica de arte, e do artista  plástico Gustavo Rezende. Uma visão histórica nos permite
perceber os auto-retratos como registros singulares.

11- BARAVELLI : COLECIONADOR DE IMAGENS
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Ruptura do suporte; experimentação; espaço; escala; apropriação de imagens; diálogo com a matéria.
Foco: Materialidade.
Tema: A obra e o pensamento de Luiz Paulo Baravelli, que inventa suportes e conecta linguagens.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário, dividido em três blocos, apresenta o artista  plástico Luiz Paulo Baravelli mostrando suas obras e seu percurso de criação, em seu ateliê. No primeiro bloco, uma breve  retrospectiva sobre sua formação evidencia o início de seu  percurso em 1960. Suportes com recortes inovadores e sua  metodologia de trabalho são mostrados no segundo bloco.  Desenho, pintura e colagens desvelam o olhar/pensar deste  artista que tem, nas imagens do cotidiano, também retratadas  nos jornais, fonte para as suas produções que podem começar  de modo muito diverso.

12- CARLOS FAJARDO: PARA TODOS OS SENTIDOS
Gênero: Documentário a partir de depoimento do artista em  seu ateliê e em espaços educacionais e expositivos.
Palavras-chave: Pintura; desenho; instalação; superfície; espaço; não-narrativa; percurso de experimentação.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: Percursos do artista e professor de arte, enfocando a instalação, o desenho, a pintura, a fotografia e livro de artista.
Indicação: Ensino Médio, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Documentário em três blocos com obras realizadas entre 1968  e 2003. O primeiro bloco inicia com o artista paulistano, em seu  ateliê, depois o focaliza discutindo instalação, junto a seus alunos, na ECA/USP. Fajardo fala sobre sua formação, enfatiza o  desenho, cita os percursos na Escola Brasil e sua atuação como  artista-professor. O segundo bloco amplia conceitos de arte.  Começa com uma esfera girando, ressaltando a matéria. Depois,  a conceituação de desenho se alarga nos desenhos com papel e  chumbo. Na seqüência, traz a discussão sobre a diferença entre
desenho e pintura, e segue mostrando a montagem da instalação na 25a Bienal de São Paulo. O terceiro bloco enfatiza a instalação no Projeto Arte/Cidade SESC Belenzinho. Depois, no  ateliê, o artista fala da fotografia em seu trabalho.

13- CORES URBANAS
Gênero: Documentário com depoimentos dos artistas Carlos  Matuck e Vallandro Keating.
Palavras-chave: Mural; grafite; arte pública; arquitetura; restauração; arte rupestre; muralismo mexicano.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A pintura mural: passado e presente.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário exibe em três blocos a pintura mural através de  diferentes artistas e da produção presente na cidade de São  Paulo. A voz em off da narradora é intercalada com informações,  obras e depoimentos dos artistas Carlos Matuck e Vallandro  Keating, dando ritmo ao documentário. O primeiro bloco traz uma  visão histórica sobre os murais, além da produção dos artistas  citados. A urbanização das cidades, que leva a arte às ruas, está  no segundo bloco, com artistas brasileiros na década de 50, o  interesse político na produção de obras murais, e, ainda, os
muralistas mexicanos. O terceiro bloco parte de um afresco do  artista Rebolo e segue numa incursão sobre o grafite e suas  técnicas como arte urbana. No final, Carlos Matuck conduz ao  grafite das ruas da periferia da cidade de São Paulo.

14 – DESENHO: ARTE E CRIAÇÃO
Gênero: Documentário sobre a linguagem do desenho, apresentando obras e depoimentos de artistas, alunos e curadora.
Palavras-chave: Desenho; educação do olhar; poética pessoal; linha; textura; meio ambiente; observação sensível.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: Três diferentes abordagens da linguagem do desenho:  um artista modernista; o ensino de desenho; o olhar sobre a  cidade e o gesto da artista.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse:   O documentário, dividido em três blocos, inicia-se com os desenhos de Di Cavalcanti, mestre modernista, presentes no acervo  do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo  - MAC/USP, comentados pela curadora Helouise Costa. No  segundo bloco, Silvio Dworecki, em seu estúdio, introduz conceitos do desenho como processo significante de toda estrutura  das artes visuais. O artista provoca seus alunos em processos  expressivos que enfatizam a observação atenta e desinibição do  traço. O último bloco traz a construção poética da artista Carla  Caffé com seus desenhos da cidade e da presença humana no  contexto urbano, realizados em suas viagens.

15 – GRAVURAS DE MARIA BONOMI
Gênero: Documentário com a artista em momentos da sua produção.
Palavras-chave: Gravura; xilogravura; litogravura; gravura em  metal; forma; textura.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho da artista-professora conceituando a gravura e mostrando as técnicas de xilogravura, litogravura e gravura em metal.
Indicação: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Em três blocos, são apresentadas a artista Maria Bonomi, sua  obra na linguagem da gravura e suas principais técnicas. Cada  uma das técnicas é mostrada distintamente, permitindo o uso  do documentário em blocos isolados. A primeira apresentada é  a xilogravura e, no segundo bloco, a litogravura. A artista também dá esclarecimentos sobre a autenticidade da cópia e procedimentos técnicos com o apoio do impressor. No último bloco, são mostrados os procedimentos da gravura em metal e os  instrumentos básicos para a incisão na matriz e suas variantes.  É enfatizado como a obra da artista alterou o significado da  gravura, deixando de ser uma arte intimista para adquirir grandes formatos e ganhar presença em espaços públicos.

16 – ISTO É ARTE?
Gênero: Documentário com trechos de uma palestra do professor de filosofia Celso Favaretto, complementada por ima-
gens de obras.
Palavras-chave: Ser simbólico; arte contemporânea; elementos da visualidade através dos tempos; artista e sociedade;
objeto; educação do olhar; arte e vida.
Foco: Saberes Estéticos e Culturais.
Tema: Questões sobre o conceito de arte e suas ressonâncias  na arte moderna e contemporânea.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Instituto Itaú Cultural, São Paulo.
Ano de produção: 1999.
Duração: 12’.
Coleção/Série: Arte educação.
Sinopse: O documentário apresenta Celso Favaretto, mestre e doutor em filosofia, comentando sobre conceitos e transformações ocorridas no domínio da arte, do século 19 à contemporaneidade. Imagens de arte e comentários são mesclados  a perguntas comuns, que a maioria das pessoas gostaria de  fazer sobre arte. O documentário tem uma forma didática e  acessível, tendo sido editado a partir de trechos da palestra  proferida por Celso Favaretto no espaço Itaú Cultural em  julho de 1999.

17 – KARIN LAMBRECHT: DE CORPO E ALMA
Gênero: Documentário com depoimentos da artista e de críticos de arte.
Palavras-chave: Poética pessoal; experimentação; ação pictórica; diálogo com a matéria; ateliê; arte contemporânea; ritual; natureza; cor; arte e vida.
Foco: Processo de Criação.
Tema: A experiência artística de Karin Lambrecht, seus modos  de criação e de construção de suas obras.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23”.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Documentário que apresenta o percurso artístico e a poética pessoal da artista gaúcha Karin Lambrecht, com falas da própria artista e comentários da crítica de arte Icléia Borsa Cattani, do diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS/Porto Alegre, Fábio Coutinho, e do crítico Agnaldo Farias. O documentário é composto por imagens de sua exposição  individual no MARGS, que reuniu pinturas que retratam a trajetória da artista entre 1999 e 2002; além do trabalho apresentado na  sala especial da 25a Bienal de São Paulo em 2002. Em destaque,
há os trabalhos de Karin Lambrecht feitos com sangue de carneiro. Sua produção se faz singular na arte brasileira.

18- LASAR SEGALL: UM MODERNISTA BRASILEIRO
Gênero: Documentário com depoimentos.
Palavras-chave: Museu; espaço expositivo; relação público- obra; educação estética; processo lúdico e participativo; heranças culturais.
Foco: Mediação Cultural.
Tema: A vida e obra de Lasar Segall e o museu a ele dedicado  com seu trabalho educativo.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse:    O documentário apresenta a vida e a obra de Lasar Segall,  artista lituano naturalizado brasileiro, que se tornou um dos  nomes expressivos da arte moderna. Os depoimentos de seu  filho Maurício Segall, da crítica de arte e historiadora Vera  D ́Horta, do diretor e da coordenadora do setor educativo do  Museu Lasar Segall na época da realização do documentário,  respectivamente Marcelo Araújo e Denise Grinspum, falam da  concepção deste museu que ocupa a casa onde o artista viveu  na cidade de São Paulo e que tem como acervo grande parte  de sua obra.

19 – MACROFOTOGRAFIA (JUAREZ SILVA)
Gênero: Documentário com depoimento do fotógrafo.
Palavras-chave: Biologia; meio ambiente; fotografia; educação do olhar; luz; poética pessoal.
Foco: Conexões Transdisciplinares.
Tema: O fotógrafo Juarez Silva e seu trabalho em macrofotografia.
Indicação: 7a e 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 24’.
Coleção/Série: O mundo da fotografia.
Sinopse: Com o fotógrafo Juarez Silva exploramos os caminhos que  percorre pelas matas do Parque Estadual da Cantareira em São  Paulo e visitamos brevemente seu estúdio. Juarez Silva é especialista em macrofotografia e nos mostra seu trabalho no qual  registra de perto pequenos cogumelos e animais como sapos e  insetos. A macrofotografia possibilita expor detalhes de pequenos seres que não perceberíamos com facilidade a olho nu, o  que favorece além do seu uso artístico e publicitário, o científico. O fotógrafo destaca a necessidade de educar o olhar para  perceber e trabalhar com este pequeno mundo, compondo  imagens com qualidade visual.

20 – MARCOS COELHO BENJAMIM: O FAZEDOR DE COISAS

Gênero: Documentário a partir de depoimentos do artista em  seu ateliê.
Palavras-chave: Objeto, instalação, assemblage, inventário,  procedimentos inventivos, geometria, cartum, matéria.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O percurso do artista, suas criações e pensamentos sobre  a arte contemporânea.
Indicação: 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção: O mundo da arte.
Sinopse: O artista apresenta uma síntese de sua obra: anotações, desenhos, pinturas, objetos, instalações, um universo de escolhas e  “ajuntamentos” de coisas encontradas (madeiras, latas, ferros  velhos). Para a construção das obras, faz conexões entre formas, matérias e materiais. A experiência de realizar trabalhos  no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, toca-o de modo  particular: “uma miséria absoluta com um fazer absoluto... um  silêncio absoluto, uma volta à matéria”, diz o artista.  Do ateliê podem ser vistas partes da periferia de Belo Horizonte, ficando visíveis as ligações com o espaço externo e os elementos trazidos de fora que, juntos, tornam-se “um quintal...  uma coisa importante, a ser internalizada”, como afirma Marcos Coelho Benjamim.

21- MESTRE DIDI: ARTE RITUAL
Gênero: Documentário com depoimentos do artista e estudiosos.
Palavras-chave: Dimensão simbólica da matéria; matéria orgânica; arte afro-brasileira; sincretismo cultural e religioso; heranças culturais; temática religiosa; forma; geometria.
Foco: Materialidade.
Tema: Vida e obra de Mestre Didi.
Indicação: Alunos do Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: O documentário apresenta a comunhão entre religiosidade e estética presente nas obras de Mestre Didi, que as faz com maestria  através do uso de materiais naturais. O ateliê do artista é o local  escolhido para nos apresentar o Mestre em sua produção manual,  atenta e sensível. A cidade de Salvador/BA, com suas praias e  arquitetura, também aparece como cenário, por ser a cidade natal  do artista e também por ser o berço da cultura trazida pelos africanos para o Brasil. Além das colocações do próprio Mestre Didi,  outras pessoas, como sua esposa e antropóloga Juana Elbein dos
Santos, tornam-se porta voz de suas produções, enaltecendo a  transcendência religiosa, os elementos estéticos universais e as  suas sábias e simbólicas escolhas dos materiais na feitura dos  objetos que representam a natureza.

22- MONUMENTOS DE FRANZ WEISSMANN
Gênero: Documentário a partir de entrevista com o artista.
Palavras-chave: Bens simbólicos materiais; heranças culturais;  arte pública; escultura; forma; tridimensionalidade; geometria.
Foco: Patrimônio Cultural.
Tema: O trabalho do artista, sua trajetória, poética e referências, com ênfase em trabalhos sobre arte pública.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O documentário apresenta um panorama da carreira de Franz  Weissmann, a partir de uma grande exposição na Casa França–  Brasil/RJ, em 2001. Com narração do próprio artista e comentários do curador e narrador, o documentário é dividido em três  blocos. Inicia abordando a biografia e formação de Weissmann,  que imigra ainda muito jovem para o Brasil e se define como  um “construtor de planos” e não um escultor. No segundo bloco, são apresentadas as influências e questões conceituais de  sua produção como a relação entre obra e público. A arte públi-
ca é mostrada como um dos grandes focos de seu trabalho. O  terceiro bloco finaliza abordando questões formais das obras  como a tridimensionalidade, o uso das cores, seu trabalho com  planos, espaço ocupado e vazio, luz e sombra.

23- NUNO RAMOS: ARTE SEM LIMITES

Gênero: Documentário a partir de depoimento do artista em  seu ateliê.
Palavras-chave: Poética da materialidade; conflito de materiais;  suporte; acúmulo; experimentação; instalação; pintura.
Foco: Materialidade.
Tema: A produção de Nuno Ramos focando seu processo de  criação e sua relação com a materialidade.
Indicação: A partir da 7a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção: O mundo da arte.
Sinopse : Nuno Ramos fala sobre a sua obra, configurando sua estrutura  e estética. No primeiro bloco do documentário, é apresentada  uma de suas produções em andamento no período, Minuano  (2000), em que utiliza pedra e espelho. Os conceitos básicos  em sua poética, apontados por ele e pelo crítico de arte Lorenzo  Mammì, são o conflito de materiais, a junção de matérias “que  não poderiam estar juntas” e um olhar atento para o comporta-
mento da matéria. Sua formação, influências e trajetória artística são apresentadas no segundo bloco, que focaliza também  seu processo de produção, a experimentação e acúmulo de  materiais. No terceiro e último bloco, são apresentadas algumas de suas esculturas e instalações.

24- O LIRISMO DE RENINA KATZ
Gênero: Documentário com depoimentos da artista.
Palavras-chave: Poética da materialidade; suporte; procedimentos tradicionais; séries; diálogo com a matéria; desenho;
aquarela; litogravura; reprodutibilidade; cor.
Foco: Materialidade.
Tema: O percurso de criação de Renina Katz, sua poética e  referências, influências e sua maneira de desenhar e gravar.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2002.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Renina Katz marca gestos sobre papéis e sobre pedras litográficas – desenha e grava, neste documentário. A artista comenta  sua trajetória pelos desenhos, aquarelas, litogravuras e  xilogravuras, enfrentando e construindo diferentes materialidades. Discorre sobre sua vida e influências – artistas e movimentos. Fala sobre cores e transparências, sobre desenhos e atos  de desenhar: “quando começo a pensar, desenho um esboço
estrutural, incorporo acasos... atenção e concentração... para ir  além do projeto inicial”. Ela nos mostra como desenha e as maneiras de se realizar uma litogravura, desde as primeiras marcas  do gesto, até a impressão e finalização da gravura.

25 – RECORTES DE LEDA CATUNDA
Gênero: Documentário a partir de depoimento da artista.
Palavras-chave: Linguagens híbridas; apropriação de imagens;  pesquisa de outros meios e suportes; procedimentos técnicos  inventivos; forma orgânica; diálogo com a matéria.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho da artista enfocando o hibridismo de sua linguagem plástica, seu processo de criação, a escolha de materiais e procedimentos.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
 Sinopse : O documentário, gravado na casa-ateliê de Leda Catunda,  mescla obras, processo de criação, materiais expressivos, falas da artista e da narradora. No primeiro bloco, Leda Catunda  lembra a avó que costurava e argumenta como esse fazer se  tornou ferramenta indispensável ao seu trabalho que ganha  visibilidade com a chamada Geração 80. A artista mostra suas  apropriações de imagens no segundo bloco, seus hábitos de  trabalho e projetos. Adepta da experimentação, Leda Catunda  fala, no último bloco, sobre sua pesquisa de materiais, cita a  rua como tema inesgotável, bem como a memória, que passam  a ganhar novas dimensões em sua linguagem híbrida.

26- RUBENS MATUCK: A AQUARELA NO BRASIL
Gênero: Documentário com depoimento do artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Aquarela; cor; sobreposição; diálogo com a  matéria; pensamento visual; sistema simbólico; estética oriental e ocidental; meio ambiente.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A obra e o processo de criação de Rubens Matuck, focalizando especialmente a aquarela, o desenho e a observação  da natureza.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: A trajetória artística do artista plástico Rubens Matuck é apresentada em três blocos. No primeiro, vemos os documentos de  viagem do artista: a natureza como matéria fundamental na sua experiência estética e artística. No segundo, as histórias imaginadas, suas ferramentas de trabalho como pesquisador das  coisas e uma breve história da cor e da aquarela, desde a pré-  história. O artista nos mostra, no terceiro bloco, as diferenças  e semelhanças entre procedimentos da linguagem da aquarela  oriental e ocidental.

27- SHOKO SUZUKI: CERÂMICA E TRADIÇÃO
Gênero: Documentário com depoimentos da artista em sua casa/ateliê.
Palavras-chave: Cerâmica; ritual; forma; harmonia; estética  oriental; procedimentos tradicionais.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: O trabalho e a vida da ceramista Shoko Suzuki.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : Neste documentário, passeamos pela casa/ateliê da ceramista  Shoko Suzuki, em São Paulo. A artista, de origem japonesa,  fala da presença da cerâmica em sua infância, dos preconceitos que enfrentou ao decidir ser ceramista, da decisão de vir ao  Brasil, inspirada por um documentário sobre a criação de  Brasília, e de como se sentiu acolhida no país. Suzuki fala de  seu processo de criação e mostra suas obras, comentadas também pelo crítico de arte Jacob Klintowitz e familiares.  Acompanhamos seus gestos ao amassar o barro, ao tornear as  peças, ao juntar “cobrinhas”, ao cortar e alisar para dar acabamento. Seus gestos, que gravam desenhos em sua superfície,
pintam, cobrem de verniz preparado por ela mesma, e o ritual  da queima nos convidam para conhecê-la melhor.

28- SIRON FRANCO: NATUREZA E CULTURA
Gênero: Documentário com depoimentos do artista.
Palavras-chave: Arte e vida; arte pública; artista e sociedade;  ética; cidadania; meio ambiente; atitude crítica.
Foco: Conexões Transdisciplinares.
Tema: A obra do artista Siron Franco.
Indicação: A partir da 7a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse : O documentário apresenta o artista Siron Franco mostrando e  falando sobre suas produções. Conta sobre sua vida e sua opção  por ser artista, desde os 9 anos de idade. No primeiro bloco,  Siron apresenta seu amplo ateliê localizado em uma chácara,  sobre o qual fala: “tudo o que está aqui está em processo”. No  segundo bloco, fala de sua infância, dos artistas que o influenciaram e de sua atuação como artista-cidadão, que se indigna  com os acontecimentos a sua volta. Mostra, também, o Monumento às nações indígenas realizado por ele a partir da encomenda de um comitê da Eco 92. O documentário é finalizado  com o depoimento do artista sobre diferentes assuntos, nos  indicando a urgência da sua criação impregnada de um olhar  ético sobre o mundo.

29 – TOMIE OHTAKE: O TRAÇO ESSENCIAL
Gênero: Documentário a partir de depoimento no ateliê-casa  da artista.
Palavras-chave: Pintura; escultura; gravura; cenografia; gesto no traço; transparência; arte pública; poesia.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A obra e a vida de Tomie Ohtake.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2000.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte.
Sinopse: Tomie Ohtake, a dama das artes visuais, apresenta sua arte de  forma singela neste documentário que se divide em três blocos  e que nos permite conhecer a sua vida e obra. Em seu ateliê, a  artista nos conta sua trajetória, a chegada ao Brasil, a dedicação à família, a participação no Grupo Seibi e a relação entre  arte e vida. O documentário mostra as linguagens artísticas que  Ohtake elege para sua criação: pinturas, gravuras, cenários e  esculturas, obras expostas no espaço aberto em meio ao passeio público ou em salas de exposições, pelo Brasil e no mundo.
Traz, ainda, a análise do poeta, crítico e parceiro na arte Haroldo  de Campos. Diante da arte de Tomie Ohtake, podemos apreciar  linhas, formas e transparências, leveza e força de uma arte que  se constrói no percurso de mais de 90 anos da artista.

30 – TRAJETÓRIA DA LUZ NA ARTE BRASILEIRA POR PAULO HERKENHOFF
Gênero: Documentário sobre uma exposição de mesmo título  e depoimentos do curador Paulo Herkenhoff.
Palavras-chave: Luz; cor; composição; curador; desenho  museográfico; leitura comparativa; elementos da visualidade
através do tempo; escolhas; cultura brasileira.
Foco: Forma-Conteúdo.
Tema: A luz, como elemento da visualidade e sua presença na  arte brasileira.
Indicação: A partir da 1a série do Ensino Fundamental.
Realização/Produção: Instituto Itaú Cultural, São Paulo.
Ano de produção: 2001.
Duração: 56’.
Coleção/Série: Aspectos da cultura brasileira.
Sinopse : O documentário aborda a exposição Trajetória da luz na arte  brasileira, ocorrida no Itaú Cultural/São Paulo, em 2001, com a  curadoria de Paulo Herkenhoff. A exposição contempla cento e  vinte e cinco artistas e mais de cento e setenta obras com apresentação e comentários do curador, e apresenta a luz na história  da arte brasileira, elemento visual capaz de estabelecer um nexo  entre os séculos 19 e 20. Entre as várias obras de arte expostas,  podemos encontrar pinturas neoclássicas, românticas, naturalistas, pontilhistas, impressionistas, expressionistas, entre outras.

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