quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: ÉTICA

A coletânea de vídeos a seguir não se destina aos alunos. Tratam-se de temas voltados para professores que desejam complementar sua prática pedagógica, na perspectiva de uma formação continuada; ou para equipes pedagógica e diretiva que queiram elaborar propostas de aprofundamento (em grupos de estudos, por exemplo) junto aos professores de sua unidade.
DIREITOS HUMANOS – dvd 6 – vol I

Esta série faz um alerta: 50 anos depois de instituída a Declaração Universal dos
Direitos Humanos, eles ainda são desrespeitados.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1998
1. Violência que rola (12'40")
2. Idosos (11'20")
3. Violência sexual (12'18")
4. Armas, tô fora! (10'14")
5. Tá lá um corpo estendido no chão (11'16")
6. Miséria (10'20")

VIOLÊNCIA, COMUNIDADE E ESCOLA – dvd 8 – vol II
O programa registra a experiência de 3 regiões carentes da Grande São Paulo: Heliópolis (zona sul da cidade), Itaquaquecetuba (município do Alto Tietê) e Jardim Carumbé (incrustado no extenso distrito de Vila Brasilândia). Um caminho comum a todas as escolas é a participação de pais e de toda a comunidade para desenvolver projetos de inclusão, abrindo as escolas à participação de todos. Criando uma rede de trocas e de produção cultura as escolas deram passos importantes em sua valorização e no fortalecimento da auto-estima dos cidadãos e na redução dos índices de violência na região.
Duração: 30’
Realização: TV Escola. Brasil, 2002

DVD 14 VOL.5
SILÊNCIO DAS INOCENTES (DOCUMENTÁRIO)

O documentário conta a história da criação da lei Maria da Penha e da luta das mulheres contra a violência praticada por seus próprios companheiros. Maria da Penha, em sua cadeira de rodas, dá partida para o documentário, com depoimentos, ora emocionantes, ora ultrajantes - o ex-marido de Penha, o professor universitário Marco Antonio Heredia Viveros, levou 19 anos e meio para ser preso, faltavam seis meses para o crime prescrever e ficou detido só dois anos em regime fechado.
Duração: 52’
Realização: Voglia Produções Artísticas. Brasil,
2010.

DVD 15 VOL.5
ENTRE A LUZ E A SOMBRA (DOCUMENTÁRIO)

O documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de uma atriz que dedica sua vida para humanizar o sistema carcerário, da dupla de rap 509-E formada por Dexter e Afro- X dentro do Carandiru e de um juiz que acredita em um meio de ressocialização mais digno para os encarcerados. Durante sete anos, a partir do ano 2000, o documentário acompanha a vida destes personagens.
Duração: 150’
Realização: Zora Mídia. Brasil, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário