quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: Tecnologias


DVD 10 vol.5
SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA I

Série mostra experiências de escolas públicas das cinco regiões do Brasil sobre a utilização das novas tecnologias e a integração das mídias em sala de aula.
Duração: 17 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2008.

1. Cleusa e a Sala de Multimeios - Balneário Cambori ú, SC
O episódio mostra como uma escola de período integral baseia seu ensino na educação pela, para e com a mídia, tendo como ponto central a sala de multimeios. O documentário mostra o trabalho da professora Cleusa, coordenadora da sala de audiovisual da escola e seu empenho em dinamizar o ambiente escolar com diferentes recursos pedagógicos.
No estúdio, a presença de José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo.

2. Maria das Neves
e o Protagonismo Juvenil - Paulista , PE
Em Paulista, PE, encontra-se a Escola de Paulista, onde alunos e professores desenvolveram projetos de destaque, baseados na leitura de imagens, que
transformaram essa escola em um exemplo para o estado. Maria das Neves comanda uma equipe que tem um objetivo claro: preparar os alunos para um mundo onde as novas tecnologias sejam peça chave para a formação cidadã. No estúdio, a presença de José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo e do
arte-educador Francis Wilker.

3. Beth e a Videoteca - Sobradinho, DF
No Centro de Ensino Fundamental 4, em Sobradinho (cidade-satélite de Brasília), trabalha a professora Beth, que coordena a importante videoteca da escola. O seu trabalho é um exemplo de empenho e dedicação ao ensino pelo audiovisual. No estúdio, a presença de Juliana Társia, coordenadora da videoteca do Núcleo de Tecnologia da Secretaria
de Educação do Distrito Federal.

4. Marly e a Telesala - Samambaia , DF
Em Samambaia, cidade-satélite de Brasília, no Centro de Ensino Fundamental 411, trabalha a professora Marly Jean, responsável pela videoteca da escola, que dá suporte para que os professores preparem suas aulas na sala de vídeo. No estúdio, a presença de Maria da Graça Moreira, professora do Curso de Tecnologias e Mídias Digitais da PUCSP.

5. Os Desafios de Madalena Palmeira dos Índios, AL
Em Palmeira dos Índios, no interior do estado de Alagoas, como em vários outros pontos do país, a utilização dos novos recursos tecnológicos esbarra em problemas culturais e práticos. Coube à professora Madalena enfrentar esses desafios. No estúdio, a presença do técnico em vídeo D´Artagnan Serrador e de José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo.

6. Ana Xavier e a Semana dos Talentos - Limoeiro , PE
Em Limoeiro, no interior do estado de Pernambuco, conhecemos a Escola Professora Jandira de Andrade Lima que tem como projeto político-pedagógico desenvolver o talento dos alunos, aproximar a escola da comunidade e realizar intercâmbios entre o Brasil e outros países. No estúdio, a presença de Lúcia Helena Alvarez Leite, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

7. Andréa Natália e o Ensino na Fronteira - Ponta Porã, MS
A equipe da série SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA visita Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que fica na divisa do Brasil com o Paraguai. Na Escola João Brembatti Calvoso encontra-se a professora Andréa Natália, que trabalha com seus alunos a questão da diversidade cultural. No estúdio, a presença de Maria da Graça Moreira, professora do Curso de Tecnologias e Mídias Digitais da PUC-SP.

8. Terena : A Preserva ção de uma Cultura Indígena - Aquidauana , MS
A comunidade indígena Terena, no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, existem duas escolas indígenas que têm em comum uma constante preocupação com a preservação de sua identidade étnica. No estúdio, a presença de José Jorge de Carvalho, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

DVD 11 vol. 5
SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA II

Série mostra experiências de escolas públicas das cinco regiões do Brasil sobre a utilização das novas tecnologias e a integração das mídias em sala de aula.
Duração: 17 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2008.

9. Juraci e os Escritores Mirins - Florânia, RN
Em Florânia, interior do Rio Grande do Norte, na Escola Teônia Amaral a poesia é muito valorizada e os professores usam a arte para estimular a criatividade dos alunos. No estúdio, a presença de Sheila Campelo, professora de artes visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, e de Rosa Helena Mendonça, supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro, do Ministério da Educação.

10. Ensino Normal: Um Salto Para o Futuro - Duque De Caxias, RJ
O programa visita Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na Escola Alfredo Backer a formação de novos professores para o Ensino Fundamental tem como peça-chave o Salto para o Futuro, tradicional programa da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação, que tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes. No estúdio, a presença de Rosa Helena Mendonça, supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro.

11. Taquaralto e o Ano Machado de Assis - Palmas, TO
O Centro de Ensino Médio de Taquaralto, em Palmas, TO, promove, de forma muito especial, a capacitação de seus professores. Em 2008 esta escola realizou uma homenagem ao escritor Machado de Assis, no centenário de sua morte. No estúdio, a presença de Rosa Helena Mendonça, supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro – SEED/MEC, e do arte-educador Francis Wilker.

12. Maria Luiza e a Pedagogia de Projeto - Humaitá , AM
Na cidade de Humaitá, no estado do Amazonas, os problemas sociais agravaram-se bastante nos últimos anos e isso refletiu profundamente no cotidiano da Escola Governador Plínio Ramos Coelho. A gestora Maria Luiza conseguiu reunir professores, alunos e a comunidade escolar em busca de uma solução para o problema da evasão escolar. No estúdio, a presença de Lúcia Helena Alvarez Leite, professora da Faculdade
de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

13. Clarinda e os Desafios Sociais - Porto Velho, RO
O Bairro JK II, em Porto Velho, RO, enfrenta graves problemas sociais, o que fez com que a equipe da Escola São Luiz elaborasse uma política pedagógica que vai muito além das tarefas docentes tradicionais, pois inclui ações e atividades voltadas à população de baixa renda do bairro. No estúdio, a presença de Lúcia Helena Alvarez Leite, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

14. Maria do Socorro e a Gestão Compartilhada - Fortaleza do Tabocão , TO
No município de Fortaleza do Tabocão, TO, encontra-se Maria do Socorro, gestora da Escola Major Juvenal Pereira de Souza, que mantém uma relação estreita com pais de alunos e instituições municipais para o desenvolvimento de projetos da escola. No estúdio, a presença de Walter Pinheiro Barbosa Junior, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Consultor do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

15. Clarie as Atitudes Positivas - Três Palmeiras, RS
A equipe da série SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA visita Três Palmeiras, no Rio Grande do Sul. Nesse município, os professores da Escola José Antônio Ferronato têm uma característica muito importante: a atitude. Atitude para desenvolver projetos e para adquirir novas ferramentas que os auxiliem no trabalho com os alunos. No estúdio, a presença de vários especialistas da série.

16. Nilça e o Aceso às Novas Tecnologias - Cavalcante , GO
Os moradores da comunidade quilombola Kalunga de Maiadinha, no município de Cavalcante, GO, viveram isolados durante muito tempo, o que dificultou a introdução de novas tecnologias educacionais. No estúdio, a presença de José Jorge de Carvalho, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e de José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo.

17. As Novas Tecnologias em Sala de Aula
O último programa da série recebe vários professores e especialistas de diversas áreas do conhecimento para aprofundar a reflexão sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula e como esses recursos têm aproximado o professor de um mundo midiático. Entre os convidados no estúdio, presença de Carmem Lúcia Prata, coordenadora do Portal do Professor e do Banco Internacional de Objetos Educacionais, do Ministério da Educação.
DVD 25 VOL.5
BITS E BYTES - QUE MUNDO É ESSE?

Série revela um pouco da história por trás do computador e mostra como funcionam as suas principais partes. Explica também as diferenças entre digital e analógico e trata da importância da boa organização dos arquivos. Trata ainda das redes de computador e Internet: a história, o funcionamento e, claro, a utilidade. Uma série para entrar de vez na era digital.
Duração: 7 episódios de 13’
Realização: TV Escola. Brasil, 2011.

1. Os Números e a Invenção do Computador
Como surgiu e como funciona uma das maiores invenções da humanidade: o computador. Esta máquina capaz de realizar diversas tarefas com precisão na verdade só sabe fazer uma coisa: calcular. Uma história que tem tudo a ver com matemática e que é bem mais antiga do que se pensa.
2. Hardware e Software
Neste episódio, a viagem começa no interior do computador – entre memórias, placa mãe e processadores – e continua do lado de fora, com uma visita às partes mais conhecidas, como o monitor, o mouse e o teclado. Para terminar a viagem, um mergulho na essência de todo computador: o software.

3. O Mundo Digital
O terceiro episódio da série Bits e Bytes mostra as diferenças entre os sistemas analógico e digital

explica como é possível enviar uma foto ou uma música em poucos segundos para um amigo do outro lado da cidade (ou do mundo) usando um computador com acesso à Internet ou mesmo um celular.

4. Os Arquivos de Computador
O quarto episódio da série mostra que não é nada prático passar horas procurando aquele arquivo que você não lembra onde guardou. Explica como gerenciar conteúdos diversos, como fotos, textos e vídeos, usando pastas e arquivos e, verá também, como se proteger os vírus de computador.

5. Redes e Internet
A ideia de uma rede que pudesse conectar um computador a outro surgiu na década de 50. Hoje, a Internet reúne todo tipo de conteúdo: de vídeos e jogos a acervos completos de bibliotecas e museus. O quinto episódio da série apresenta conceitos e tipos de rede, mostra o surgimento e a evolução surpreendente da Internet.

6. Internet e Pesquisa
O sexto episódio da série mostra como surgiram e como funcionam os sites de busca e revela algumas dicas para fazer uma boa pesquisa na Internet, usando a ferramenta mais importante do ser humano: o cérebro.

7. O Trabalho em Grupo através da Internet
O último episódio da série mostra como funcionam e como podem ser utilizadas algumas ferramentas de comunicação, como blogs, twitters, wikis e redes sociais.

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
Especialistas e professores falam sobre os jovens e a mídia, analisam o uso do computador dentro e fora sala de aula e ainda mostram formas simples de incorporar ferramentas interativas no ensino.
Duração: 2 episódios de 13’
Realização: TV Escola. Brasil, 2011.

1. A Era do Conhecimento
Os hábitos da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto, apresentando relatos de professores que resolveram levar para a sala de aula a discussão sobre a confiabilidade da informação e um novo olhar para a construção do conhecimento.

2. A Era da Comunicação
Redes sociais, salas de bate papo, blogs e outras ferramentas de comunicação exercem grande fascínio nos jovens de hoje. Como a escola deve encarar essas novas práticas sociais, tão populares entre os jovens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário