sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: LITERATURA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

COBRA NORATO – dvd 22 – vol II

Dividido em três episódios, este programa é uma adaptação televisiva da peça Cobra Norato, do Grupo de Teatro de Bonecos Giramundo. A peça é baseada no poema Cobra Norato, que narra as aventuras de um menino-cobra, e foi escrito nos anos 20 pelo modernista Raul Bopp, inspirado no rico folclore da Amazônia.
Duração: 55’
Realização: TVE. Brasil, 2002

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21, 22 – vol II
Série em que a apresentadora Vanessa Pascale se une a um grupo de crianças para mergulhar fundo no mundo dos livros infantis. Juntos, eles conhecem diferentes histórias e seus autores, por meio de animações. O programa também conta com muitas brincadeiras: as crianças colorem desenhos, brincam de perguntas e respostas, de fantoches, tocam instrumentos, entre outras diversões. Os livros que ilustram os episódios são relacionados à mitologia africana, à manifestação da cultura afro-brasileira e ao cotidiano do negro no Brasil, atendendo aos objetivos do projeto A Cor da Cultura, de valorização da identidade negra.
Duração: 10 episódios de 30’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2005

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21 – vol II
1. Programa 31 - É verdade que menino não chora? No primeiro programa da série Livros Animados, vamos conhecer a história do Nito, um menino que chorava bastante. Vamos falar também sobre as diferenças entre meninos e meninas. A segunda história do programa é sobre um coelho bem branquinho, que faz de tudo para ficar pretinho como a menina que ele acha linda, “A Menina Bonita do Laço de Fita”.
2. Programa 32 - Esse episódio se passa no zoológico. As crianças vão conhecer os animais que vieram da África, além de brincar de “Memória” e de “Leão Fugiu”. Para incrementar esta viagem, vamos conhecer as histórias “A mosca trapalhona”, “A Tartaruga e o Leopardo”, “A moça e a Serpente” e “O Cassolo e as abelhas”, todas do livro “Bichos da África”, de Rogério Andrade Barbosa.
3. Programa 33 - Que lembranças temos da África? Com certeza a alegria é uma delas, assim como o ritmo, a capoeira, o maracatu e o jongo. Nesse episódio do Livros Animados, vamos conhecer três livros da autora Sônia Rosa que mostram um pouco dessas heranças. As crianças vão criar instrumentos, tocar e jogar capoeira. Também teremos a história do “Reizinho de Congo” que vai inspirar a brincadeira “Rei da Festa”.
4. Programa 34 - Para falar sobre a África, continente que fica além-mar, Vanessa Pascale e as crianças vão à praia. A primeira história desse episódio é uma lenda africana sobre a eterna briga entre gato e rato. No segundo conto, vamos conhecer um ratinho que descobre culturas e locais variados do continente africano.
5. Programa 35 - O que é um orixá? Seria um papagaio? Um cascalho? Ou um santo? Neste programa as crianças tentam adivinhar o que é essa divindade e acabam conhecendo duas histórias de Ifá, o orixá adivinho, de autoria de Reginaldo Prandi.
6. Programa 36 - A escravidão é um episódio muito triste da nossa história. Mas, graças à chegada dos escravos trazidos da África, aprendemos sobre novas danças, culinária e religiões, o que enriqueceu bastante a nossa cultura. Neste programa, vamos conhecer duas histórias sobre a escravidão: “A Botija de Ouro” e “O Presente de Ossanha”, ambas de Joel Rufino.
7. Programa 37 - O tema deste programa é a diferença. E para falar sobre esta questão, vamos mostrar a história da Ana Beatriz e da Ana Carolina, gêmeas que se parecem fisicamente, mas que têm personalidades bem distintas. Também vamos ver a história dos meninos de Tatipurum, que moram em extremos opostos da Terra.


LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 22 – vol II
8. Programa 38 - Se você pudesse guardar um tesouro para seus netos, o que escolheria? As histórias deste programa são sobre o passado. As crianças vão brincar de esconder presentes, para deixá-los às gerações futuras, e vão transformar o velho em novo fazendo brinquedos de sucata.
9. Programa 39 - Neste episódio, Vanessa Pascale volta com as crianças à praia. Ela mostra que a África fica do outro lado do mar e conta que os navios que vinham de lá utilizavam a força dos ventos para se movimentar. A história do programa fala sobre o “Filho do Vento”, que tem um nome bem misterioso.
10. Programa 40 - O que é, o que é? “Eu surjo sem ninguém perceber, quando vê, já estou dentro de você”. Para saber a resposta, veja este episódio de Livros Animados que está cheio de charadas. Você quer saber quem é Lili, a rainha das escolhas? A resposta está no livro de Elisa Lucinda, uma das histórias que vamos contar.

MESTRES DA LITERATURA – dvd 18 – vol I
Série que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Particularidades da vida pessoal e profissional de cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e suas principais publicações.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2001
1. Machado de Assis, um mestre na periferia (24'43") - A vida do escritor e as duas fases de sua obra. Os caminhos de sua profissionalização até o ingresso na Academia Brasileira de Letras. A visão política de Machado de Assis sobre as transformações da sociedade brasileira.
2. José de Alencar, o múltiplo (28'18") - Considerado o primeiro grande escritor brasileiro, criou romances, peças de teatro, ensaios e crônicas. Como político e jurista, escreveu textos sobre a filosofia do direito e a organização social. O programa resume sua principal obra, O Guarani.
3. Graciliano Ramos, literatura sem bijuterias (28'02") - A trajetória de Graciliano Ramos, de prefeito de sua cidade natal até tornar-se escritor. As atribulações pessoais e políticas de Graciliano. Sua obra e seu estilo literário refinado, marcada pelo romance regionalista. O programa mostra uma análise sobre seu principal livro, Vidas Secas.
4. Guimarães Rosa, o mágico do reino das palavras (29'53") - A história da vida do escritor, que também foi médico, diplomata e estudioso de línguas. Em sua obra, a presença do universo sertanejo, com histórias de jagunços, conflitos e andanças. O programa mostra narrações de trechos de textos consagrados do autor, como Grande sertão: veredas, Sagarana, Tutaméia, entre outros. Participação dos  "Miguelins", jovens de Cordisburgo - MG, que resgatam a obra de Guimarães Rosa por meio da tradição oral. O programa analisa seu principal livro, Grandes sertões: Veredas.
5. Lima Barreto, um grito brasileiro (28') - Programa relata a breve, conturbada e brilhante vida do escritor Lima Barreto. Após o pai enlouquecer, abandonou os estudos para cuidar da família. Mulato, sofreu com o racismo. Mesmo assim, destacou-se com a publicação de Triste fim de Policarpo Quaresma. A importância dessa obra para a literatura brasileira. O forte sentimento nacionalista do escritor que se tornou jornalista do Correio da Manhã, jornal no qual denunciava as injustiças sociais.
6. Mário de Andrade, reinventando o Brasil (31'06") - Programa revela como se deu a formação pessoal e acadêmica de um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922. A importância do movimento modernista brasileiro. O clássico Macunaíma, considerado um "espelho-crítica" da formação do homem brasileiro.

MESTRES DA LITERATURA – dvd 9 – vol III
Segunda edição da série de sucesso da TV Escola, que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Particularidades da vida pessoal e profissional de cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e algumas de suas principais publicações.
Duração: 5 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
1. Lygia Fagundes Telles – A política e o fantástico em seus romances e contos, e como esses elementos apareceram em sua vida em São Paulo e no Rio de Janeiro.
2. João Cabral de Melo Neto – Mostra as influências do sertão em sua poesia rígida e áspera, além dos diversos países onde o poeta morou e como eles se tornaram temas de sua obra.
3. Carlos Drummond de Andrade – O mineiro da pequena Itabira (MG) que revolucionou a literatura brasileira e se tornou o mais conhecido poeta no País.
4. José Lins do Rego – Como o contato com engenhos de açúcar, em sua infância, influenciaram suas obras. Sua vida adulta em Maceió e no Rio de Janeiro.
5. Raquel de Queiroz – O programa mostra desde a sua infância, na Fazenda Não me Deixes, em Quixadá, influência de muitas suas obras, até a época em que se tornou a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

POETAS DO REPENTE – dvd 8 – vol III
Série que apresenta e aprofunda o estudo sobre o Repente, forma rica de expressão e comunicação, que teve sua origem no improviso africano e nas trovas medievais da Europa, trazidas ao Brasil por Portugal. Sem restrição de gênero ou de classe social, o Repente é uma poderosa forma de expressão. Mais amplo do que pode sugerir à primeira vista, o tema “repente” surge como eixo poético para visualização de vários aspectos da própria construção da realidade brasileira, tanto pela trajetória desta forma de expressão em si, quanto pelos temas que ela aborda. Tais características fazem do repente um tema rico em possibilidades para abordagens transversais e interdisciplinares: Língua Portuguesa (a construção e reconstrução da língua), Literatura (poesia popular oral, improvisos, versos e rimas), História (raízes da cultura brasileira, a civilização do couro e a difusão de características culturais regionais), Geografia (a cultura como fruto das relações do homem com o meio ambiente), Matemática (associações métricas na poesia e na música) e Cidadania (a poesia popular como fórum para expressão e discussão da realidade social).
Duração: 4 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
1. Tecendo o Repente – O que é o repente? De que países vem essa tradição? Como chegou ao Brasil?. Por meio de depoimentos de especialistas e repentistas, esse programa introduz o tema da série.
2. Com a Boca no Mundo – O repente deixa o sertão e infiltra-se nos centros urbanos. O repentista que viaja e leva sua poesia mundo afora.
3. Recriando o Repente – Como o repente e outras formas de poesia popular misturam-se à cultura contemporânea. O diálogo entre o repente, a embolada, o rap e a música eletrônica.
4. O Beabá do Repente – A utilização da poesia popular em sala de aula. Por meio de casos encontrados no sertão nordestino, será mostrado como o repente e outras manifestações artísticas populares podem enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 10 , 11, 12 – vol III
Série que baseada no livro do escritor Ziraldo que conta as aventuras e descobertas nas várias  etapas da vida do Menino Maluquinho.
Duração: 26 episódios de 25’
Realização: TVE. Brasil, 2006
visite:
http://tvbrasil.org.br/meninomaluquinho/

UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 10 – vol III
1. Adivinha Que Dia É Hoje? – Depois de arranjar roupa adequada para sua festa de aniversário de 10 anos, o Menino Maluquinho sofre com a espera dos amigos para a festa. Por fim, todos chegam, principalmente Julieta, que lhe dá uma ampulheta roxa de presente. Como tinha combinado com a mãe, o Menino Maluquinho precisava jogar fora a mamadeira no dia do seu aniversário de 5 anos. Ele adiou ao máximo esse momento, mas quando conseguiu se desfazer da mamadeira, logo pensou nos presentes de aniversário. tema : aniversário
2. O Menino Que Tinha Panela na Cabeça – A professora do Menino Maluquinho de 10 anos pede como trabalho uma autobiografia. O garoto faz uma viagem biográfica conversando com todos sobre como se tornou ‘O menino que tinha panela na cabeça’. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho armou a maior confusão com as panelas de casa. tema: autobiografia
 3. O Primeiro Dia de Aula – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está animado com o primeiro dia de aula. Chegando na escola porém, a coisa complica com as novidades na aula de Matemática. Com 5 anos, o Menino Maluquinho tinha medo do seu primeiro dia  de aula. Chegando lá porém viu que era mais gostoso do que ele pensava. tema: primeiro dia de aula


4. Eu Não Sei Arrumar, Eu Só Sei Bagunçar – Convicto de sua bagunça, aos 10 anos, o Menino Maluquinho acaba se prejudicando por causa da bagunça em seu quarto. Por fim entende o valor da organização. Com 5 anos, o Menino Maluquinho recebeu a visita do amigo Leandro e de sua babá autoritária que não os deixou fazer nada. tema: caos x ordem
5. Feio, Bonito! – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está extasiado com a beleza da nova aluna da escola, Bianca. Mas quando ela o ignora, e ainda por cima o chama de “feio”, um buraco se abre sob seus pés. Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho visitou o zoológico com Bocão e o avô. No passeio, eles discutiram os diversos padrões de beleza entre os animais. tema: padrões de beleza
6. O Melhor Amigo do Menino – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ficou meio entediado com seu antigo cão, Fofinho. Mas quando o animal some, decide encontrá-lo de qualquer jeito. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho insistiu tanto que ganhou um cachorro vira-lata: Fofinho. tema: ganhar e perder
7. Meu Pior Amigo – Com ciúmes do primo Gregório, o Menino Maluquinho provoca uma briga com Bocão, mas acaba com saudades. Maluquinho e Bocão se conheceram aos 5 anos. tema: altos e baixos
8. O Canguru Campeão – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho passeia imaginariamente por diversas projeções para seu futuro, mas no final decide ser ele mesmo, por enquanto. Aos 5 anos, ele tinha decidido ser canguru quando crescer. tema: sonhos e fantasias
9. Liga, Desliga – Com 10 anos, o Menino Maluquinho se estressa de tanto jogar vídeogame. O Maluquinho conheceu seu primeiro “game-boy” aos 5 anos. tema: excesso de video-game
UM MENINO MUITO MALUQUINHO – dvd 11 - vol III
10. O Melancia – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ajuda Bocão a superar o ciúme de um novo bebê na família. Com 5 anos, o Maluquinho queria tanto ter um irmão que acabou inventando e convivendo com um irmão invisível, o Paçoquinha. tema: ciúmes do irmão que vai nascer / vontade do irmão que não vem
11. Azul e Rosa – Meninas e meninos de 10 anos entram em conflito, mas acabam se reunindo. Aos 5 anos, Maluquinho se casou com Julieta na festa junina.tema: meninas x meninos
12. Baleia de Rio – Aos 10 anos, O Menino Maluquinho tem dificuldade em largar a cidade e brincar no campo. Mas quando a menina Tatiana aparece crescida, tudo muda. Quando foi para o campo aos 5 anos o Menino Maluquinho ficou amigo de Tatiana. tema: meninas x meninos
13. Festa do Pijama – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho se diverte com os amigos dormindo em casa. Junin dormiu na casa do Menino Maluquinho quando ele tinha 5 anos, mas quis ir embora no meio da noite. tema: amigos dormindo em casa
14. Por Que Comigo? – O Menino Maluquinho foi maltratado por amigos mais velhos aos 5 anos. Aos 10, ele defende o garoto gordinho Tito, que passa a ser maltratado por Herman. tema: bullying
15. A Fada Madrinha do Consumo – Com 10 anos, Menino Maluquinho e seus amigos estão loucos para comprar uma fantasia do Cavaleiro Negro. Como os pais relutam em dar o presente, pois não é Natal, nem aniversário, o Maluquinho imagina que eles irão conseguir tudo no programa de TV do Baiaco. Aos 5 anos, o Maluquinho assistia à muita televisão e como resultado: achou que “precisava” comprar um monte de coisa. tema: consumismo
16. Maluquinho Galã – Aos 10 anos, o Menino Maluquinho desperta paixões em três garotas ao mesmo tempo. Com 5 anos, ele só encantava tias e tias-avós. tema: maluquinho começa a despertar paixões nas garotas
17. Chove, Chuva Maluquista – Aos 5 anos, o Maluquinho ficou em casa com o avô e Bocão em um dia de chuva. Cansado com a hiperatividade dos garotos, o vovô fez uma introdução aos gêneros da MPB para os pequenos, com sua velha coleção de discos. Num feriado de finados, chove de novo e a família não pode viajar. Sem ter o que fazer dentro de casa, aos 10 anos, o Menino Maluquinho fica entediado. Então, o pai faz uma introdução à história da arte para o filho, através de um livro ilustrado. O Maluquinho fica impressionado com as pinturas e acaba fundando seu próprio movimento: “o Maluquismo”. tema: arte, dança, música, pintura
18. O Ilusionista – O Menino Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir ou mentir. tema: roubar, fingir, mentir
UM MENINO MUITO MALUQUINHO - dvd 12 – vol III
19. Eu Sou o Melhor – Aos 5 anos, o Maluquinho perdeu no jogo do Mico preto e “perdeu” a cabeça. Aos 10, ele ganha campeonato de corridas e também “perde” a cabeça. tema: disputa, competitividade, ego
20. Fome de Doce – Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando. tema: alimentação, nutrição, higiene bucal, cárie
21. Mãe Só Há Duas – Aos 5 anos, o Menino Maluquinho só tinha olhos para mamãe: uma princesa, uma beleza, uma maravilha. Quando ele foi para o acampamento nas férias, foi aquela choradeira de ambos os lados. Ele sentia falta da “melhor mãe do mundo”. Aos 10 anos, o Maluquinho quer voltar ao acampamento, mas a mãe, lembrando das lamentações da outra vez, não quer que ele vá. Ele fica furioso e decreta: ela é a “pior mãe do mundo”. tema:minha mãe
22. Vovô, Papai e Eu – Aos 5 anos, o Maluquinho fez um pato de argila para o pai no dia dos pais, mas este não apareceu, para decepção do menino, que foi consolado pelo carinho do avô. Após ter sofrido a decepção aos 5 anos, o Menino Maluquinho não liga para o Dia dos Pais aos 10 anos. Desta vez, quem sofre com sua ausência é o pai. tema: dia dos pais
23. Flicts – O Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts. tema: teatro
24. Mas... Para Onde Foi o Peixe? – O Menino Maluquinho ganhou um peixe com 5 anos. Cuidou do animal com todo zelo, mas o peixe morreu. Mesmo compreendendo que o peixe morreu, o Maluquinho não entendeu para onde ele foi. Aos 10 anos, o Menino Maluquinho acompanha a morte do avô do Herman, Mika. Fica com medo que seus parentes também “sumam do mapa”. tema: morte
25. Feliz Natal – Felicidades e decepções no Natal. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho ainda acreditava em Papai Noel. Aos 10, ele aguarda um presente que não vem. tema : natal
26. Eu, Eu, Eu e o Mar – No último episódio da temporada, os três maluquinhos vão à praia. Depois que o Menino Maluquinho, de 10 anos, surfa uma onda redonda, dá-se um acontecimento mágico: o personagem se encontra aos 5, dez e 30 anos. Eles conversam e percebem diferenças e semelhanças nas várias idades da vida. tema: passado, presente, futuro


DVD 7 vol. 5
MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ANIMADO

Versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos por Miguel Falcão em 2005. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos
quadrinhos. A animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca uma vida melhor.
Duração: 70’
Realização: TV Escola/ Fundação Joaquim Nabuco.

DVD 6
PEQUENAS HISTÓRIAS (FILME)

Na varanda de sua fazenda, uma senhora conta e tece histórias protagonizadas por personagens do imaginário popular brasileiro: o casamento do pescador com a sereia; o coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas; o encontro do Papai Noel com um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa
levar pelos outros.
Duração: 80’
Realização: Quimera Filmes. Brasil, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário