segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO FISCAL e CIDADANIA

Elaborado pelo Ministério da Educação, através da TV Escola, dentro do Programa Nacional de Educação Fiscal coordenado pela Escola de Administração Fazendária(ESAF), de forma clara e objetiva apresenta a importância de se compreender e praticar a educação fiscal.
Através dos vídeos, os professores disponibilizam de um material didático (que pode ser solicitado por e-mail, em pdf), que coloca a Educação Fiscal no contexto social, possibilitado aos educadores entender o papel da escola em trabalhar atitudes e valores a partir da Educação Fiscal e construir uma proposta contínua em seu currículo. Estimula a postura crítica e participativa do cidadão e faz compreender o papel dos tributos na promoção do bem comum.

Vídeo 1: EDUCAÇÃO FISCAL - TRIBUTOS QUE HISTÓRIA É ESSA?
 O programa narra de forma bem-humorada a criação dos tributos sob a perspectiva histórica. Da pré-história aos dias atuais, o programa faz um resumo da história dos nossos impostos: Lideres de Tribos, Faraós, Reis, Imperadores, Presidentes. Como o dinheiro surgiu? Como eram as tributações? Para o que serviam os impostos? E como chegamos ao conceito de educação fiscal ligada a cidadania e democracia.

Vídeo 2: EDUCAÇÃO FISCAL - CLUBE DOS SEM FÉRIAS
Três crianças e uma missão dada pela professora: Fazer algo significativo para a sociedade durante as férias escolares. Em diferentes partes do Brasil, Bel, Clara e Pedro vão aprender a importância dos orçamentos, dos tributos e da cidadania, mesmo nas pequenas coisas do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário