sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: MATEMÁTICA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

ARTE E MATEMÁTICA- dvd 19, 20 – vol I

Série que mostra as relações entre Matemática e Arte nos mais variados meios e expressões. Enquanto a Matemática apresenta a face mais rígida e estruturada da criação artística, a Arte representa a face mais intuitiva e lúdica do pensamento matemático.
Realização: TV Escola / MEC & TV Cultura. Brasil, 2000
1. Do zero ao infinito (26’43”)
2. Arte e números (24’47”)
3. O artista e o matemático (25’52”)
4. A ordem no caos (25’49”)
5. Simetria (25’50”)
6. Número de ouro (25’20”)
7. Música das esferas (24’16”)
8. A matemática da música (25’42”)
9. Tempo e infinito (24’45”)
10. Forma dentro da forma (26’18”)
11. Forma que se transforma (24’45”)
12. Caos (25’54”) 13. O belo (25’48”)

MÃO NA FORMA – dvd 21 – vol I
Nesta série, a brincadeira com as formas da natureza ajuda a compreender as teorias e regras da geometria.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Os sólidos de Platão (9'51") - Os gregos entendiam que o mundo é composto por formas geométricas. Platão estudou o cubo e suas variações.
2. O barato de Pitágoras (14'08") - Os tipos de triângulo. Como essa forma geométrica é encontrada na natureza e como é aplicada no mundo moderno.
3. Quadrado, cubo e cia. (9'54") - As formas geométricas estão por todo lugar: edifícios, pontes, estádios. Grande parte do mundo construído pelo homem é formada por ângulos retos.
4. 3, 4, 5 e o pentágono (10'39") - A proporção áurea (relação 3, 4, 5) estudada por Pitágoras e Platão também está presente nas formas da natureza.
5. Nas malhas da geometria (12'45") - As ilusões de óptica provocadas pela combinação de figuras, os conceitos e a compreensão da perspectiva: como o mundo obedece a uma ordem geométrica.
6. A espiral e as proporções áureas (12'09") - As formas da natureza explicadas pela geometria. O universo visto a partir de uma escala matemática.
7. Diálogo geométrico (9'45") - O triângulo como base das construções humanas. O homem percebeu que as formas complexas são formadas a partir das mais simples.

MATEMÁTICA NA VIDA - RAZÃO E PROPORÇÃO – dvd 21 – vol I
Série que aponta a riqueza das possibilidades na construção do conhecimento, utilizando conceitos matemáticos de razão e proporção, baseados em situações significativas e presentes no contexto cultural do aluno.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Conceito no dia-a-dia (13'32")
2. A divisão e suas interpretações (13'29")
3. Proporção direta e inversa (12'11")
4. Semelhança (13'02")

DVD 8 vol. 5
MATEMÁTICA EM TODA PARTE I

Série que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia.
Duração: 12 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2009.

1. Matemática no Sítio
O professor Bigode e a professora Lilian mostram as muitas possibilidades de explorar conceitos de medidas e funções num ambiente agrícola – medidas de distâncias, de profundidade dos poços e de cálculo de área de alqueire paulista, alqueire mineiro e alqueire baiano. Falam também sobre o cálculo de distancias inatingíveis.

2. Matemática no Futebol
Neste episódio o professor Bigode, acompanhado da professora Luciana, procura boas idéias para aulas de matemática conhecendo o estádio do Pacaembu. A bola, o campo, as arquibancadas, tudo vira pano de fundo para se falar de equações, medidas e cálculos de área.

3. Matemática na Comunicação
O mundo de hoje é movido pela comunicação e foi por isso que o professor Bigode e a professora Cássia resolveram explorar o ambiente de uma redação de um telejornal
para falar sobre códigos e símbolos matemáticos e como os nomes de muitas coisas cotidianas expressam idéias matemáticas.

4. Matemática na Construção
O professor Bigode e a Professora Lilian entram dentro de um conjunto de edifícios em construção para buscar conceitos de razão, cálculos estimativas e proporções. E, claro, de muita geometria. Eles mostram que uma boa aula de matemática pode ser dada num canteiro de obras.

5. Matemática na Música
O professor Bigode vai até a Escola de Música de Piracicaba encontrar o professor Pedro Gobet e a professora Beatriz para falar de escalas, frações e proporções. Depois ele vai a um ensaio da Escola de Samba Unidos da Vila Maria fazer a mesma investigação no samba. E durante essa viagem vamos ver cenas do espetáculo teatral o Monocórdio de Pitágoras.

6. Matemática na Escola
Bigode vai a Salvador, na Bahia, conversar sobre como a professora Cicília pode explorar matemática com seus alunos utilizando a própria escola como ambiente de aprendizagem. Eles falam sobre medidas, cálculos e geometria. E com a professora de educação física conversa sobre como utilizar as tabela de peso e altura dos meninos como pontos de partida para o estudo de proporcionalidade.

DVD 9 vol. 5
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II


Série que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia-a-dia.
Duração: 12 episódios de 27’
Realização: TV Escola. Brasil, 2009.
7. Matemática na Arte
Neste episódio, o professor Bigode convida a professora Simone e a professora Lilian para explorar a matemática presente nas obras de artes. Eles vão descobrir possibilidades de usar os conceitos de geometria, utilizando obras de artistas como Antonio Peticov, M.C. Escher, Max Bill e Leonardo da Vinci.

8. Matemática na Cozinha
Neste episódio o professor Bigode e a professora Cássia vão mostrar que o cálculo certo na hora de separar os ingredientes para preparar os pratos e as proporções exatas são muito importantes para o sabor de uma boa receita e também para uma boa aula
de matemática.

9. Matemática no Parque
No Parque do Ibirapuera, Bigode e a professora Luciana, observam a matemática da paisagem, da arquitetura e das obras de arte. Exploram as formas das esculturas do parque, medem a altura das árvores sem subir nelas e falam sobre a história da
matemática.

10. Matemática nas Finanças
O professor Bigode vai até a Bolsa de Valores de São Paulo junto com a professora Lilian e o consultor financeiro Roberto Araújo. Lá eles conversam sobre temas que parecem tão áridos podem inspirar boas aulas de matemática para alunos do ensino fundamental.
De maneira simples, os professores são estimulados a levar para sala de aula noções de planejamento de gastos para a tomada de decisões.

11. Matemática nos Transportes
Neste episódio, Bigode e o professor Humberto vão a um Terminal Intermunicipal de ônibus para explorar os cálculos para se medir a distância que os ônibus percorrem
desde a origem ao destino. Mostra também como se define o valor de uma tarifa de passagem, além de trabalhar as relações entre velocidade e tempo entre os trajetos percorridos pelos ônibus e trens.

12. Matemática nas Feiras
Compra, venda e troco são alguns dos assuntos que tratamos com os vendedores quando vamos a uma feira ou mercado. No Mercado Municipal de São Paulo, Bigode e a professora Simone vão explorar as possibilidades matemáticas nas compras do dia a dia.
O valor de cada produto, o cálculo necessário para se ter lucro nas vendas, os códigos de barras e até mesmo a disposição da frutas mas bancadas e caixas empilhadas são assuntos que dão bons temas para a aula d

Nenhum comentário:

Postar um comentário