TUTORIAL SALVAR VÍDEOS E CONVERTER

TUTORIAL PARA SALVAR VÍDEOS DO YOUTUBE, 
CONVERTER PARA MPEG E COLOCAR NA PEN DRIVE PARA EXECUÇÃO EM ENTRADA USB DO APARELHO DE DVD
Olá, depois de sofrer muitas decepções com o Media Converter dos computadores da minha escola, encontrei um caminho, não muito tortuoso, para converter e salvar filminhos baixados do youtube para passar no aparelho de DVD. Como não podemos a todo momento comprar caixas e caixas de DVDs virgens para queimar com filmes escolhidos pelas professoras, encontramos uma maneira econômica e prática : a pendrive. Antes, o professor tinha que esperar o outro colega entregar o DVD para poder assisti-lo e avaliá-lo em casa, para depois usar em sala de aula. Quem é professor sabe que livros e DVDs "passeiam"  dentro de uma escola e nem sempre chegam rápido às nossas mãos a tempo de planejarmos como gostaríamos. O uso da pendrive solucionou com vantagens essa questão de espera: cada professor pode levar para casa o vídeo caso ele não esteja no blog. É só pegá-lo no computador número 09 da sala de informática. Chamo a atenção aqui para a parceria maravilhosa desenvolvida em nossa escola entre o projeto Tv Escola e a Sala de Informática! Juntas, desenvolvemos audiovisuais com rapidez, na própria escola. 
Então, vamos começar? Este tutorial considera que você ainda não tem nenhum programa instalado além do Firefox. E também este não é o único caminho possível para se salvar e converter vídeos com qualidade boa de imagem e som. Vários caminhos podem levar ao mesmo lugar. Se vc conhecer um outro jeito mais prático que mantenha a qualidade final do vídeo, por favor, compartilhe comigo!!!

1 - No Firefox, clique na aba cor de laranja, onde está escrito Firefox, e abra o menu. Escolha a opção "Complementos".

2 - Abrirá uma tela com um campo de busca, à direita, no alto da tela. Digite o complemento que vc deseja instalar, que é o DownloadHelper. Aceite baixar e reiniciar o navegador. Pronto, ao reabrir o Firefox, você terá um novo ícone perto da barra de endereços. Este ícone fica a maioria do tempo em preto e branco. Contudo, ao estar em uma página onde há execução de algum vídeo, ele se torna colorido. Clicando nele ativo, abrirá um menu com algumas opções. Sugiro que você sempre escolha um arquivo com extensão .flv, e que tenha uma boa definição. Prefira definições altas como [480p], [360p], sempre que possível.

3 - O DownloaderHelper criará possivelmente uma pasta no seu computador e lá armazenará os vídeos em .flv que você optar por baixar. Lembre-se que se não souber onde está a pasta do DownloaderHelper, você tem como monitorar todos os downloads que seu computador faz, geralmente o Firefox deixa uma janela aberta mostrando o processo. Sinceramente, não uso as conversões propostas pelo DownloadHelper, prefiro usar um outro programa leve e muito rápido de usar, que mais abaixo vou esclarecer a respeito.


4 - Com o vídeo em flv salvo no seu computador, você pode reproduzi-lo com tranquilidade através do VCL, aquele versátil programinha que tem como ícone um cone de trânsito laranja. Este simpático programa, lê o flv sem problemas, como lê tantas outras extensões  - portanto, se você vai usar o datashow conectado em um computador que tenha o VCL instalado, nem precisa pensar em conversão. Está pronto para usar. No Baixaki você tanto baixa este programa em sua versão normal como pode baixar uma versão do VCL para pendrives, ou seja, você pode levá-lo para qualquer lugar, para qualquer computador que não o tenha; poderá reproduzir arquivos .flv diretamente da sua pendrive, ok? Mas lembre-se que isso não se estende ao uso em aparelhos de DVD, apenas computadores, sejam eles sistemas Linux ou Windows. Aparelhos domésticos de reprodução de DVD prescindem de conversão para MPEG. Alguns raros aparelhos lêem AVI.

5- Querendo salvar seu vídeo do youtube (ou qualquer outro site que permita a atividade do DownloaderHelper - eu baixo vídeos diretamente do site da TV Escola com este mesmo programa assim como de muitos outros, como Vimeo ou blogs diversos), em sua pendrive já no ponto de ser lido pelo aparelho de DVD, você só precisa seguir mais um passo, usando um outro programa muito simples: PAZERA. Também deve ser baixado no site Baixaki. Depois de baixá-lo, para vê-lo funcionando é só clicar duas vezes no arquivo executável que tem um ícone FLV para AVI. Não se preocupe, apesar de o programa priorizar a informação de que converte para AVI, há uma tecla que você deve selecionar e optar por MPEG. Mantenha as configurações default dele, não mexa muito nessa parte se vc não é experiente, justamente para não desconfigurá-lo, pois a imagem fica com boas proporções na tela da TV.
Para entender melhor este processo, favor continuar a leitura do tutorial já colocado aqui no ano passado a esse respeito. Para ler o restante do tópico PAZERA,  CLIQUE AQUI !

6- Querendo queimar uma coletânea de vídeos do youtube em um DVD, sugiro o uso de um programa simpático, que só tem um defeito: sempre que começa a execução de um filme, ele faz a propaganda da marca deles, por uns 2 a 3 segundos, sinceramente, sendo a versão gratuita, não me incomoda ver aquela tela verde antes de começar o filminho... O nome do programa é Sothink Movie Maker DVD. Fácil, interface intuitiva, ainda dá para fazer menus muito graciosos que tocam música enquanto vc escolhe que faixa vai tocar. Esse fica para um próximo tutorial... se bem que é tão fácil , tão fácil, que se eu fosse você baixava ele agora mesmo e testava!  : )))

Se você gostou deste post, deixe sua opinião aqui em baixo. Se não gostou, me ajude a melhorar o blog também, dando dicas de como ele pode ficar mais funcional e útil. Este blog está no ar há mais ou menos 2 anos, recebe muuuuitas visitas, mas as pessoas não colocam seus depoimentos por aqui! Que tal compartilhar um pouco sua experiência comigo? Fazermos uma rede de troca? Seria um grande prazer conhecer os visitantes que por aqui passam, sejam eles professores ou não da rede municipal de Duque de Caxias! E se você se tornar um seguidor do blog, também ficarei muito feliz!
 Um grande abraço, Catia Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário