quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: COTIDIANO ESCOLAR / GESTÃO ESCOLAR

A coletânea de vídeos a seguir não se destina aos alunos. Tratam-se de temas voltados para professores que desejam complementar sua prática pedagógica, na perspectiva de uma formação continuada; ou para equipes pedagógica e diretiva que queiram elaborar propostas de aprofundamento (em grupos de estudos, por exemplo) junto aos professores de sua unidade.

ASSEMBLÉIAS ESCOLARES – dvd 6 – vol II

Programa sobre a experiência em uma escola comunitária de Campinas (SP), onde alunos,
professores e funcionários discutem problemas e soluções em assembléias periódicas.
Duração: 33’
Realização: TV Escola. Brasil, 2006

AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM – dvd 3 – vol I
A série trata das diversas metodologias utilizadas para avaliar o aprendizado dos
alunos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Mostra que não há um modelo a ser seguido. É preciso desenvolver um processo de avaliação de acordo com o projeto político pedagógico da escola. A série também levanta questões como "O que é avaliação? Por que avaliar? O que e como avaliar?", além de abordar critérios para a construção do processo de avaliação e as dificuldades cotidianas encontradas para
implementar uma nova cultura avaliativa.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1.O que é a avaliação? (13'37")
2. Ciclo de aprendizagem e avaliação (16'00")
3.Avaliação e contexto social (15'00")
4. Projetos educacionais e avaliação (21'00")

ESCOLA EM DISCUSSÃO – dvd 7 – vol II
Série de sete programas que enfoca o espaço e o tempo na escola, com destaque para o planejamento do dia-a-dia do professor e o aproveitamento dos momentos extracurriculares como oportunidades de aprendizagem.
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 1997
1. Quanto tempo o tempo tem? (12’10”) – Como o planejamento ajuda a aproveitar melhor o tempo e a explorar diferentes possibilidades de aprendizagem.
2. Perdidos no espaço (15’13”) – A organização e o uso do espaço escolar como meios e como objetos de aprendizagem.
3. A escola além da aula (12’04”) – O recreio, a entrada e a saída, todos os momentos de convivência dos alunos entre si e com adultos como situações de aprendizagem.
4. Viva a diferença (16’44”) – Como a valorização da diversidade étnica e cultural pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
5. Lápis, papel e muito mais (15’49”) – Objetos de uso cotidiano tornam-se recursos didáticos e ajudam a criança a se desenvolver em diferentes papéis – leitor, escritor, usuário da matemática etc.
6. Avaliando a avaliação (15’10”) – Os diferentes momentos da avaliação – inicial, contínua e final – como instrumentos que servem ao professor, ao aluno e ao processo de ensinoaprendizagem.
7. O planejamento tintim por tintim (14’03”) – Tempo, espaço, diversidade de competências, materiais variados, avaliação. A combinação desses fatores na prática cotidiana e sua importância para a  aprendizagem.

CONVERSA DE UM EDUCADOR – dvd 7 – vol II
A vocação e a iniciativa de um jovem professor levam-no a tornar-se secretário municipal de Educação. Nessa posição, ele amplia sua compreensão da necessidade de dedicação e envolvimento de todos os participantes do processo educativo para atingir a meta de um bom nível de ensino. Opina também acerca dos incentivos que devem ser dados aos professores durante sua formação e de qual a melhor relação entre professor e aluno.
Duração: 8’
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 2000

O SABER E O SABOR – dvd 7 – vol II
O que se espera do professor em sala de aula? Antes de qualquer coisa, que tenha prazer em se relacionar com os alunos e disposição para ouvi-los. Em seguida, que desperte a curiosidade, impondo desafios à inteligência e à sensibilidade dos alunos em relação ao mundo que os cerca.
Duração: 24’
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 2000

CONVÍVIO ESCOLAR – dvd 3 – vol I
Série que discute como as relações da criança com a família e com a escola influem no processo de aprendizagem.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Toda criança na escola (12'28") - Valorizar e enriquecer os conhecimentos da criança é fundamental para favorecer o desenvolvimento do aluno e garantir sua presença na escola.
2. Direitos e responsabilidade (10'06") - O direito universal à educação e o problema do trabalho infantil, que afasta a criança da escola e lhe atribui responsabilidades de adulto.
3. A organização do tempo e do espaço na escola (10'59") - As semelhanças e as diferenças entre a organização de uma escola e a de uma fábrica.
4. A violência na escola (10'08") - A agressão verbal de professores - em alguns casos tão violenta quanto a agressão física - pode desestimular o aluno, abalar sua auto-estima e provocar sua evasão da escola.
5. O vínculo (11'46") - As relações afetivas entre professor e alunos e o papel da  escola na transição do ambiente familiar para o convívio social mais amplo.
6. Pais: inimigos ou aliados? (10'39") - Como os pais influem positiva ou negativamente sobre o desenvolvimento da criança na vida escolar.

AULA LÁ FORA – dvd 4 e 5 – vol I
Série que documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, em São Paulo, e mostra as atividades desenvolvidas na preparação, realização e comunicação de pesquisas em campo realizadas pelas turmas.
Realização TV Escola / MEC & Fundação Régua e Compasso. Brasil, 2003
1. Síntese (28’13”)
2. Arte na comunidade (27’37”)
 3. Jornal (27’32”)
4. Aquário de Santos (27’15”)
 5. Reciclagem de lixo (26’16”)
6. Alimentação (24’27”)
7. Comércio (29’04”)
8. Percepção da paisagem (25’16”)
9. Paranapiacaba (28’12”)
10. Adultos (28’44”)
11. A pipa (28’53”)
12. Artes plásticas (27’59”)
13. Minha comunidade (27’15”)
14. Intercâmbio entre escolas (27’25”)
15. Turismo (26’25”)
DVD 17 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – I


Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

1. Ensino Médio no Brasil
Programa tem como ponto de partida a EE Oswaldo Aranha, em São Paulo, onde os alunos recebem o jornalista e apresentador Marcelo Tas. O programa discute também as expectativas e os problemas relacionados ao Ensino Médio. E ainda, o programa desafia uma escola a criar uma campanha de rádio sobre doação de sangue.

2. Educação Profissional Tecnológica
Programa viaja até Nilópolis, RJ, para conhecer a experiência de Raquel, estudante de Química do Instituto Federal. Nesse episódio, o judoca medalhista olímpico Flávio Canto conversa com alunos sobre a importância da educação na sua vida. O desafio continua, e, da pesquisa sobre doação de sangue, os alunos partem para campanha de rádio.

3. Formação do Professor
Programa discute como a formação de professores pode melhorar a qualidade da nossa educação. Nesse episódio, a atleta medalhista olímpica Ana Moser visita uma escola em São Paulo e conta como uniu o esporte à educação. E o desafio chega ao fim: é a hora de os alunos da Escola Carlos Augusto Queiroz apresentam a campanha de rádio sobre doação de sangue.

DVD 18 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – II

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

4. Ciência na Escola
O programa vai até Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal, e, entre os tubos de ensaio, descobre como os experimentos e a investigação científica podem desmistificar essas disciplinas. Neste episódio, o convidado é o rapper “X”, que fala sobre cultura hip-hop, discriminação, problemas urbanos e o que a educação tem a ver com tudo isso. E em Recife, um novo Desafio é lançado: julgar Calabar, o suposto traidor que aliou-se aos
holandeses no período colonial e morreu sem direito a julgamento. Calabar seria mesmo um traidor? Está lançado o desafio!

5. Aluno e Professor : Como Conviver
Em Brasília, o programa trata do relacionamento entre alunos e professores. Quais as dificuldades, quais os conflitos e como essa convivência pode ser produtiva? O velejador Lars Grael visita o Colégio Polivalente de Brasília, onde estudou na infância e adolescência, e bate um papo com os alunos sobre superação e a importância do esporte
na melhoria da educação. O desafio de julgar Calabar continua e os alunos da Escola Córrego Jonas Taurino de Recife tentam decifrar o dilema: ele foi ou não um traidor?

6. Pesquisas Científicas no Brasil
O programa vai até a Universidade Federal da Bahia para acompanhar o trabalho de um grupo de pesquisadores. No debate o assunto é arte, skate e cultura urbana, e o artista gaúcho Lucas Pexão conversa com alunos da EE Anne Frank, de Porto Alegre. E os alunos da Escola Córrego Jonas Taurino de Recife encerram o julgamento de Calabar.

DVD 19 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – III

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

7. Educação no Campo
O programa vai até a zona rural de Araraquara, SP, para mostrar como é a rotina de uma escola do campo. Alunos e professores da EM Hermínio Pagotto contam sobre a diversidade e o diferencial dessa escola e falam do preconceito que sofrem por serem do campo. Neste episódio, o cineasta Jorge Furtado conversa com os alunos da EE Protásio
Alves sobre literatura, cinema e educação. E no Desafio, os alunos da EE Itália terão que combater o bullying na sua escola.

8. O Tempo Não Para: Educa ção de Jovens e Adultos
O programa mostra as dificuldades e a superação daqueles que decidiram enfrentar novamente o desafio de aprender. Na Escola Estadual Paula Soares em Porto Alegre, o cantor de rock Wander Wildner conversa com os alunos sobre movimento punk, conhecimento e a relação do rock com a juventude. E o desafio continua para os alunos da Escola Estadual Itália. Nessa etapa os alunos vão preparar diversas ações de conscientização sobre o bullying na escola.

9. Tão Longe , Tão Perto : Os Desafios da Educação a Dist ância
O programa mostra a experiência de pessoas que passaram a usar as tecnologias disponíveis para aprender e ensinar. Neste episódio, o jornalista e escritor Eduardo Bueno conversa com os alunos da Escola Estadual Ruben Berta sobre literatura, História e conhecimento. E o desafio de combate ao bullying chega ao fim. Os alunos da Escola Estadual Itália finalizam a campanha de conscientização sobre o bullying e mostram os resultados.

DVD 20 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – IV

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

10. Educação Inclusiva : Escola É o Espaço de Todos
Neste programa, algumas instituições que aprenderam a trabalhar com a diferença. O programa vai até Brasília, DF, para conhecer o projeto da Escola Classe 304 Norte e conversar com professores, pais e alunos que descobriram como incluir todos de maneira eficaz e sem preconceito. No debate o convidado é Fabrício Carpinejar, um escritor brasileiro contemporâneo que ficou conhecido pelos blogs e publicações na internet. Na Escola Estadual Ernesto Dorneles, em Porto Alegre, RS, o escritor fala sobre literatura, tecnologia e conflitos da adolescência. E no Instituto Federal de Santa Catarina em São José, os alunos tem um desafio para resolverem: elaborar um vídeo para conscientizar as pessoas sobre a poluição invisível.

11. Estantes : Pontes para o Conhecimento
O programa vai até Cariacica, ES, na Escola Estadual Boa Vista para mostrar uma biblioteca que mudou a rotina dos alunos e professores. Por meio de um projeto de leitura e do envolvimento de todos, a biblioteca se tornou um espaço que vai muito além de prateleiras e mesas. O cartunista gaúcho Iotti é o convidado do programa e ele vai até a Escola Imigrante em Caxias do Sul, RS, bater um papo com os alunos sobre sua época de escola, sobre quadrinhos e cultura local. O desafio continua no Instituto Federal de Santa Catarina, em São José, e os alunos planejam o vídeo sobre a poluição invisível para conscientizar as pessoas.

12. Escola e Comunidade: Derubando Muros
O programa vai até a Escola Municipal Lucas Monteiro, em Belo Horizonte, MG, para saber o que essa escola fez para aproximar mais a comunidade das decisões e da rotina escolar. No debate, a com convidada é Thalita Rebouças, a escritora que conquistou o público jovem no Brasil. Ela conversa com os alunos da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, no Rio de Janeiro, sobre sua carreira, sobre literatura e sobre o universo adolescente. O desafio chega ao fim e os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina apresentam os vídeos que criaram para falar de poluição invisível.

DVD 21 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – V

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

13. A Formação Profissional para Mulheres
O programa vai até Fortaleza, Ceará, e mostra a história de várias mulheres que ingressaram em cursos profissionalizantes no Instituto Federal do Ceará e mudaram a trajetória de vida por meio do ensino e do ingresso no mundo do trabalho. No debate, a Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG, recebe os atores do Grupo Galpão para uma conversa descontraída sobre o papel da educação na vida dos jovens, sobre o universo do teatro e sobre arte na escola. E o Desafio dessa vez é na quadra da escola.
Os alunos da EE General Manoel Soares do Couto, também de Belo Horizonte, são desafiados a usarem seus conhecimentos para inventarem um novo jogo.

14. Escolas Ribeirinhas: Esforço Para Não Ficar à Margem da Educação
Programa vai até Curralinho, PA, para conhecer a realidade das escolas ribeirinhas. Na Escola Municipal Santa Catarina alunos e professores relatam o que aprendem nas aulas, as ideias que melhoraram o ensino e quais as dificuldades que enfrentam na sua escola. A publicitária e escritora mineira Cris Guerra encontra-se com os alunos da Escola Estadual Professor Leon Renault, em Belo Horizonte, e bate um papo sobre moda, sobre expressão na juventude e fala da sua relação com a escrita. O Desafio continua. E nesse episódio os alunos da EE General Manoel Soares do Couto, de Belo Horizonte, usam sua criatividade e conhecimento para elaborarem as regras de um novo jogo.

15. Saúde Também É Questão de Educação Escolar
Em Natal - RN, na EE Prof. Francisco Ivo Cavalcanti conhecemos um projeto em que saúde se torna uma questão de educação, e as transformações do corpo, problemas ligados às drogas e sexualidade são conversas abertas. Fernanda Takai é nossa convidada para conversar sobre educação, música, escrita e criação com os alunos da EE Silviano Brandão, em Belo Horizonte, MG. Última etapa do Desafio – qual jogo fará mais sucesso na EE General Manoel Soares do Couto: Tripleball ou Floorball?

DVD 22 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – VI

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

16. Alimentação na Escola
O programa viaja até Bagé, RS, município vencedor do Prêmio Merenda Escolar pela Eficiência Nutricional em 2007. Na Escola Municipal Peri Coronel vamos conversar sobre alimentação na escola e como os hábitos alimentares repercutem diretamente na educação. Seguindo para João Pessoa, PB, uma conversa com o ator Luiz Carlos Vasconcelos no Centro de Ensino da Polícia Militar, falando sobre ser palhaço, o teatro, as letras, os palcos e as telas. Ainda na Paraíba, se inicia um novo Desafio: os alunos do Instituto Técnico de Educação, Ciência e Tecnologia – PB vão ter que observar o bairro onde estudam para produzirem uma maquete com um projeto de urbanização.

17. Esporte na Juventude
Na Escola Municipal Luiz Gatti, em Belo Horizonte, vamos ver como o esporte na juventude além de ser uma prática fundamental para a saúde é um exercício de aprendizagem em diversos sentidos, um aliado integral à educação. Viajando para o Rio de Janeiro, a Escola Municipal Governador Carlos Lacerda recebe o engenheiro Ney Robinson, inventor e construtor de robôs, para uma conversa que associa educação e conhecimento técnico à observação da natureza. De volta à Paraíba, chegamos à segunda fase do Desafio, onde os alunos do Instituto Técnico de Educação Ciência e Tecnologia - PB terão que apresentar um projeto de mudanças na urbanização do bairro onde estudam.

18. Convivência Escolar
Em Campo Grande, MS, vamos à Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira para falar sobre convivência escolar. Quais são os caminhos para conviver bem, os desafios para lidar com opiniões distintas, atitudes irresponsáveis, violência e comportamentos que trazem danos? Em São Paulo, a convidada é a escritora Edla Van Steen, que visita o ETEC Parque da Juventude para conversar com os alunos sobre a arte e a prática da escrita, o processo de descoberta das histórias e a diferença entre o escritor e o não escritor. Chegamos à reta final do Desafio, onde os alunos do Instituto Técnico de Educação Ciência e Tecnologia - PB terão que apresentar suas maquetes para revitalização da praça do bairro de Jaguaribe

DVD 23 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – VII

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

19. Educação e Audiovisual
O programa vai até o Colégio de Aplicação da UFRJ conheceremos o projeto intitulado “CINEAD – Cinema para aprender e desaprender”, que desenvolve diversas ações envolvendo cinema e produção audiovisual além do contexto da sala de aula, como uma prática de formação. Já no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, os alunos recebem o músico e ativista social Marcelo Yuka para uma debate que reúne música, luta social e poesia. É lançado um novo Desafio! Os alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - BA terão que produzir uma vitrine unindo direitos humanos e arte.

20. Educação no Contexto Local
Quais são as soluções possíveis para ultrapassar os muros da escola? Em Vitória (ES), na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, conheceremos os projetos externos que criam novas oportunidades de integrar a comunidade e promover o ensino de forma ampla e multidisciplinar. No Debate, o punk encara a Escola Técnica Estadual de Tiquatira - SP com o músico Clemente, vocalista das bandas Inocentes e Plebe Rude, num papo sobre música, censura e educação. É o momento da 2ª etapa do Desafio sobre Direitos Humanos! As equipes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – BA terão que apresentar o projeto da vitrine, unindo conhecimento e arte.

21. A Aventura da Leitura na Educação
O programa viaja para Santo André (SP) para falar sobre Leitura na Escola. Na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental Carolina Maria de Jesus conheceremos o projeto de incentivo à leitura “Lendo e Aprendendo”, em que a leitura além de oferecer conhecimento, serve para compreender o mundo, se informar e mesmo para exercer a cidadania. No Rio de Janeiro, a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek recebe uma irreverente visita do Homem Livro: Evando dos Santos, o pedreiro sergipano que se tornou um grande construtor de bibliotecas, sendo elas 47 fundadas no Brasil e até na África, fomentador da leitura e da paixão pelos livros. Em Salvador - BA, chegamos ao final do Desafio: qual será a vitrine que melhor espelha a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

DVD 24 VOL.5
CAMINHOS DA ESCOLA – VIII

Programa seriado que visita várias cidades brasileiras, trazendo reportagens e entrevistas que discutem a realidade da educação no país e os assuntos polêmicos que permeiam essa realidade. Ao final de cada programa, os alunos escolas públicas brasileiras são desafiados a usarem seus conhecimentos para resolverem os mais diferentes desafios.
Duração: 24 episódios de 50’
Realização: TV Escola/ TV Cultura. Brasil, 2010

22. Especial: Desafio Luteria
Edição com as três fases do quadro em um único programa. O que matemática, biologia e física têm a ver com música? E o que é luteria? É esse o tema do Desafio que a Escola Municipal Albert Einstein - RJ vai enfrentar ao tentar construir um novo instrumento musical. Na segunda etapa, os times terão que se afinar para construir o protótipo do novo instrumento musical feito com materiais recicláveis. E no final, de qual instrumento as equipes irão tirar o melhor som: Bazuca Som ou o instrumento de percussão chamado IVO?

23. Especial: Desafio Mesa Americana
Edição com as três fases do quadro em um único programa. Se inicia um novo Desafio! Os alunos do CEEP Newton Freire Maia em Curitiba-PR vão encarar o Desafio Cozinha Americana, em que terão que montar um cardápio com ingredientes originários das Américas. Na primeira etapa, as duas equipes deverão pesquisar os ingredientes que poderão utilizar nas receitas. No segundo dia, elaboram o cardápio com a ajuda de um especialista. É chegada a hora da degustação na etapa final do Desafio Mesa Americana no CEEP Newton Freire Maia em Curitiba - PR. Qual equipe se mostrará ter os melhores chefes de cozinha?

24. Especial: Desafio Matemática em Quadrinhos
Edição especial com as três fases do quadro em um único programa. Começa um novo Desafio que mistura matemática com história em quadrinhos, em Vitória (ES), na EEEFM Irmã Maria Horta. Na primeira fase do Desafio, os alunos devem escolher um conto do livro O Homem que Calculava e adaptar para uma situação da atualidade. Na segunda etapa, os alunos começam a dar vida aos contos de Malba Tahan com a matemática em história em quadrinhos. E na reta final do Desafio Matemática em Quadrinhos os ânimos se esquentam, mas a matemática tem que estar desenhada quadro a quadro, quem vencerá esse desafio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário