sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: CIÊNCIAS

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!


DE ONDE VEM? - dvd 1 – vol I
Série de animação apresentada por uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas. As explicações são sempre acessíveis e bem-humoradas.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. De onde vem a onda? (3'07") 2. De onde vem o ovo? (3'57") 3. De onde vem o sapato? (4') 4. De onde vem o fósforo? (4'22") 5. De onde vem o papel? (4'56") 6. De onde vem o plástico? (4'08") 7. De onde vem a energia elétrica? (3'56") 8. De onde vem o arco-íris? (4'02") 9. De onde vem o vidro? (4'33") 10. De onde vem o raio e o trovão? (4'41") 11. De onde vem o espirro? (4'19") 12. De onde vem o sal? (3'42") 13. De onde vem o açúcar? (4'13") 14. De onde vem o avião? (4'33") 15. De onde vem o choro? (4'30") 16. De onde vem o dia e a noite? (4'40") 17. De onde vem o leite? (4'44") 18. De onde vem o pão? (4'37") 19. De onde vem a televisão? (4'52") 20.De onde vem o livro? (4'13")






MUNDO DA CIÊNCIA dvd 2, 3, 4 – vol II
Série que trata dos diversos aspectos científicos presentes em nosso cotidiano. Mostra também as mais importantes descobertas da ciência moderna, como a robótica e a biotecnologia. Além disso, apresenta os maiores cientistas da história e suas principais invenções.
Duração: 60 episódios de 10’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2003
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 2 – vol II
1. Lâmpada e Espelho;
2. Fósforo e Helicóptero;
3. Avião e Lapidação;
4. Telefone e Lápis;
5. Pára-quedas e Aqua Mundo;
6. Semáforo e Automóvel;
7. Piano e Sabão;
8. Efeito Eletro Estático e Lâmpada Fluorescente;
9. Elevador e Comprimido Efervescente;
10. Marca-Passo e Macaco de Automóvel;
11. Digestão e Embalagens Tetra;
12. Condicionador de Ar e Geladeira;
13. Balança Eletrônica e Anestesia;
14. Ultra-som e Bafômetro;
15. Mão e Fliperama;
16. Ultraleve e Holografia;
17. Fibra Ótica e Pulmão;
18. Energia Solar e Órgão de Tubo;
19. Submarino e Forno de Microondas;
20. Montanha Russa e Estação de Tratamento de Esgoto
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 3 – vol II
21. Alarme de Carro e Sonar e Radar;
22. Formigas e Detergente;
23. Fabricação de Papel e Museu Nacional do RJ;
24. Ecocardiograma e Soro Antiofídico;
25. Pêlos e Polaroid;
26.Eletrocardógrafo e Sono;
27. Freezer e Magnetismo nos Seres Vivos;
28. Dança;
29. CCO Metrô de SP e Raio Laser;
30. Radar de Trânsito e Medidas;
31. Eclusa e Alegria; 32. Aranha e Escada Rolante;
33. Soja e Alimentação;
34. Lente Multifocal e Visão no Cérebro;
35. Estrelas e Reciclagem de Lixo;
36. Cores nos animais e Taxonomia;
37. Visão e Caleidoscópio;
38. Diamante e Chuveiro Econômico;
39. Doença de Chagas e Crescimento;
40. Contador de Moedas e Fabricação de Vacinas
MUNDO DA CIÊNCIA dvd 4 – vol II
41. Plástico e Físico Médico;
42. Produção Fonográfica e Geladeira Ecológica;
43. Biotecnologia no Brasil e Ação do Álcool no Cérebro;
44. Fabricação de Calçados e Teste de Aids;
45. Insetos Hematófagos e Fax;
46. Impressora a Laser e Epidemia;
47. História da Pintura e Engenharia do Som;
48. Doenças Alérgicas e Trolebus;
49. Museu de la Villette e Turbo Eixo;
50. Borboletas e Controle Remoto;
51. Fotocopiadora e Laboratório de Tecnologia Oceânica da UFRJ;
52. Beija-flor e Futuroscope;
53. Especial de Petróleo 1;
54. Especial de Petróleo 2;
55. Especial de Petróleo 3;
56. Especial de Petróleo 4;
57. Especial de Petróleo 5;
58. Carta de Temperaturas da Superfície do Oceano e Sabonete;
59. Oceanografia e Valise de Exposição da Evolução do Homem;
60.Luz do Sol e Cronobiologia. Saúde

GERAÇÃO SAÚDE – dvd 28 – vol II
Série em que um grupo de adolescentes, a partir de situações do cotidiano, discute temasrelacionados à saúde, mais especificamente aos cuidados com a pele. Os episódios, por meiode animações de última geração, explicam, em detalhes, a pele humana.
Duração: 7 episódios de 25’
Realização: TV Escola. Brasil, 2006
1. Três É Pouco; 2. Saúde da Pele; 3. A Acne; 4. Vida Saudável com o Sol; 5. Mancha de Pele; 6. Hanseníase; 7. Câncer de Pele

 DVD 16 VOL. 5
COLEÇÃO PORTAL DO PROFESSOR E PARCEIROS

Três coletâneas de objetos educacionais produzidos pelo Portal do Professor/ Ministério da Educação e parceiros, incluindo animações, vídeos, hipertextos e outros recursos multimídia.

1. Coleção de Objetos Educacionais 2011: O Ano da Química
Coletânea de recursos educacionais multimídia – aulas, animações, experimentos práticos e vídeos – produzidos pelo Portal do Professor e parceiros, em comemoração ao Ano Internacional da Química.
Realização: Portal do Professor / Ministério da
Educação. Brasil, 2010.

2. Coleção Ano Internacional da Química 2011
Projeto comemorativo ao Ano Internacional da Química com três materiais de apoio ao Ensino Fundamental e Médio: a coleção de periódicos Química Nova na Escola e seus Cadernos Temáticos; sete e-books sobre a Química no cotidiano; e uma coletânea de experimentos práticos simples e de baixo custo.
Realização: Sociedade Brasileira de Química - SBQ.
Brasil, 2010.
3. Era Virtual Museus
O Projeto ERA Virtual Museus apresenta de forma atrativa e interativa exposições virtuais em 360º, mostrando detalhes das peças expostas, com áudio em português, inglês, espanhol e francês.
Realização: Empório de Relacionamentos Artísticos.
Brasil, 2010.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

DVD 12 VOL 5
GERAÇÃO SAÚDE 2 I

Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola. Brasil, 2010.

1. O Começo de Uma Nova Vida
Rita chega à cidade de João Pessoa em busca de uma nova vida. Através do seu olhar, o público vai conhecer o ambiente e os principais personagens dessa história: a formação do time de futebol de areia, a amizade entre os adolescentes e o quiosque no calçadão da praia, sob o comando de Seu Romero.

2. As Grandes Transformações da Puberdade
Na puberdade nosso corpo sofre grandes transformações. Nossos desejos sexuais afloram, o pênis dos meninos sofre modificações, as meninas menstruam. O corpo ganha novas formas. Essas e outras mudanças a gente percebe na vida de Isadora, Tapioca e Carla.

3. Em Crise Com a Balança
Bira vive uma crise: está difícil resistir às guloseimas que tanto gosta e percebe que está ganhando uns quilinhos a mais. Seu rendimento como goleiro do time de futebol de areia esta cada vez pior. Enquanto isso, os amigos de Bira estão mais interessados em outra coisa: sexo e beijo na boca.

4. Como se Prevenir Delas : As DST
Professor Roberto promove uma palestra em sala de aula sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os nossos heróis, apesar da resistência de alguns, vão à escola e discutem sobre formas de contágio, tratamento e prevenção às DST.

5. Bafo de Onça Nunca Mais
Pedro segue à risca seu tratamento contra o mau hálito. Ainda inseguro, ele precisa de apoio e incentivo para abrir a boca perto de outras pessoas,principalmente de Rita, por quem começa a se interessar. Seu Romero sofre de uma dor de dente terrível e agora é a sua vez de procurar a dentista.
6. Anorexia : Uma Doença Silenciosa
Leila atravessa um momento difícil. A relação com sua família está tensa e conflituosa. Os primeiros sintomas da anorexia começam a se manifestar. Como a família e a escola podem ajudar?

7. Fazendo as Pazes com a Balança
Em sala de aula, Isadora e sua turma vão aprender a reconhecer e a montar uma boa refeição com base na pirâmide alimentar. Enquanto isso, Bira ainda procura se adaptar ao seu novo estilo de alimentação saudável.

DVD 13 VOL.5
GERAÇÃO SAÚDE 2 – II

Série que tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de questões ligadas à sexualidade, DST/Aids, qualidade alimentar e saúde bucal.
Duração: 15 episódios de 26’
Realização: TV Escola, Brasil, 2010.

8. Vida Positiva
Adaptada à cidade, Rita mostra alguns dos aspectos da condição de vida de HIV positivo. As visitas periódicas ao médico, a adesão ao coquetel de medicamentos e os hábitos saudáveis norteiam o seu estilo de vida. Ela consegue levar tudo numa boa. Mas e o amor? Contar ou não para Pedro, por quem começa a se apaixonar, que ela é soropositivo?

9. A Menstruação Atrasou, e Agora?
A menstruação atrasou. Toca o sinal de alerta. Fátima faz o teste de gravidez e... Pronto! O céu está para cair sobre a cabeça da nossa romântica personagem. Ela se desespera, procura ajuda da amiga Carla, mas não encontra solução. Por fim, Fátima se abre com Danilo, o namorado, que fica completamente desorientado com a possibilidade de se tornar pai. E agora? O que fazer?

10. Saúde Também Começa pela Boca
Bira, Tapioca, Carla, Fátima e a turma da escola visitam uma faculdade de Odontologia e aprendem questões relacionadas à estrutura e à saúde bucal. Além disso, professor Roberto deseja que seus alunos do Ensino Médio tenham contato com alguns cursos universitários, para que eles possam escolher com mais segurança a futura profissão. Com autorização dos pais, Rafael está decidido a colocar um piercing na boca.

11. Câncer de Boca , que Papo É Esse?
Dona Gegê leva um pequeno susto na visita ao dentista. No consultório, ela descobre que uma pequena ferida provocada pela má colocação de sua dentadura poderá um dia provocar câncer de boca se não for tratada.

12. Contraceptivos
Os amigos Tapioca, Bira, Carla e Fátima assistem a uma aula sobre camisinha e outros métodos contraceptivos. A turma fica eufórica com o assunto.

13. Sífilis – Indolor e Perigosa
Com um trabalho escolar para apresentar em sala de aula, surge a idéia de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Tapioca, Bira, Carla e Fátima elaboram as questões do jogo. Pescocinho enfrenta os primeiros sintomas da sífilis.

14. HPV: Que Doença É Essa ?
Tapioca vai ao médico se consultar, com a suspeita de que está com HPV. Ele se apavora. Diante dessa situação, surge mais um conflito: a vergonha de se expor.

15. Geração Saúde
Na celebração final, os nossos heróis e os professores da Escola Augusto dos Anjos, com apoio da comunidade e de profissionais de saúde da cidade resolvem fazer um grande evento de conscientização da saúde sexual, alimentar e bucal. As atividades acontecem na praia, no dia da abertura do campeonato de futebol de areia juvenil. O futuro de cada um dos nossos jovens protagonistas é revelado pela narradora Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário