sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: PLURALIDADE CULTURAL

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

ÍNDIOS NO BRASIL – dvd 22 – vol I

Série que traça um perfil da população indígena brasileira e mostra a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios.
Realização: TV Escola / MEC & CTI. Brasil, 1999
1. Quem são eles? (17'38") - Quem são e como vivem os indígenas no Brasil atual.
2. Nossas línguas (19'16") - Mais de 200 etnias indígenas falam cerca de 180 línguas.
3. Boa viagem, Ibantu (16'40") - Impressões de quatro jovens, de diferentes cidades do Brasil, sobre os índios e seus costumes, depois de uma visita à reserva indígena  dos krahôs, no Maranhão.
4. Quando Deus visita a aldeia (15'44") - Como vivem os índios kaiowás, do Mato Grosso do Sul.
5. Uma outra história (15'31") - Trecho do filme O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, e a versão de índios yanomami e pankararus sobre esse fato histórico.
6. Primeiros contatos (18'02") - O primeiro contato de índios xavantes, da região Centro-Oeste, com não-índios. Epidemias e redução das tribos.
7. Nossas terras (19'53") - O problema da demarcação de terras indígenas.
8. Filhos da terra (17'02") - A relação dos índios com a natureza. Exemplo do povo  ashaninka, que caça respeitando um calendário baseado nas estações do ano.
9. Do outro lado do céu (18'23") - A relação do povo yanomami com o divino.
10. Nossos direitos (17'08") - Estudiosos de origem indígena falam da importância de conscientizar seu povo sobre o direito que ele tem à terra.

ESCOLHI VIVER AQUI- dvd 22 – vol I
Série que revela como pessoas de diversos países se identificaram com o Brasil e decidiram viver aqui.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1999
1. Thrassuyoolos, o grego (6'02") - Thrassuyoolos emigrou para o Brasil com 12 anos e trabalhou como garçom. Diz amar tudo o que é brasileiro, como o futebol e o Carnaval.
2. Richard, o alemão (6'02") - Richard conheceu o Brasil numa excursão em 1977. Começou a trabalhar como ferreiro; atualmente ensina sua profissão às crianças.
3. Midori, a japonesa (6'01") - Midori teve seu primeiro contato com o Brasil por meio da música. Ela diz que, apesar de ter mais oportunidades de trabalho e de ganhar mais dinheiro, o povo japonês não é tão feliz como o brasileiro.
4. Isabel, a portuguesa (6'03") - Isabel tem sua própria família no Brasil, mas sente muita saudade da família que deixou em Portugal.
5. Steven, o americano (6'02") - Steven é técnico de basquetebol e desenvolveu um trabalho esportivo com deficientes. Para ele, o que mais chamou sua atenção no Brasil foi a solidariedade do povo.
6.Sirpa, a finlandesa (6'02") - Um sonho de criança trouxe Sirpa ao Brasil.

HERÓIS DE TODO MUNDO – A COR DA CULTURA – dvd 9 – vol II
Com uma linguagem ficcional que mistura elementos documentais, cada interprograma desta série relata a vida de uma personalidade negra já falecida, ressaltando sua importância nos cenários cultural, histórico, político ou científico do Brasil. A biografia deste personagem ganha corpo através de encenação, feita por uma celebridade viva que tenha sido, de forma subjetiva, influenciada pela vida ou trabalho desta figura histórica. São postos em cena, portanto, dois heróis por episódio. O projeto é uma parceria entre Canal Futura, Cidan, Seppir, TV Globo, Fundação Roberto Marinho e Petrobras.
Duração: 10 episódios de 2’
Realização: Canal Futura. Brasil, 2005
1. Adhemar Ferreira da Silva – Robson Caetano;
2. Pixinguinha – Toni Garrido;
3. Cruz e Souza – Maurício Gonçalves;
4. Machado de Assis – Paulo Lins;
5. Elizeth Cardoso – Zezé Motta;
6. Jackson do Pandeiro – Flávio Bauraqui;
7. José do Patrocínio – Nei Lopes;
8. José F Nascimento, Dragão do mar – Milton Gonçalves;
9. Auta de Souza – Taís Araújo;
10. Aleijadinho – Emanoel Araújo.

LIVROS ANIMADOS - A COR DA CULTURA – dvd 21 – vol II
(ver sinopses na categoria “literatura”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário