quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

A coletânea de vídeos a seguir não se destina aos alunos. Tratam-se de temas voltados para professores que desejam complementar sua prática pedagógica, na perspectiva de uma formação continuada; ou para equipes pedagógica e diretiva que queiram elaborar propostas de aprofundamento (em grupos de estudos, por exemplo) junto aos professores de sua unidade.

PAULO FREIRE – CONTEMPORÂNEO – dvd 3 – vol III
Documentário que retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de
educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN),
para mostrar o quanto as idéias de Paulo Freire sobre pedagogia estão vivas e presentes
nos dias atuais.
Duração: 53’23”
Realização: TV Escola. Brasil, 2007

EDUCADORES BRASILEIROS – dvd 3 – vol III
Série que mostra a biografia e a obra de grandes teóricos da educação brasileira.
Duração: 2 programas de 45’
Realização: TV Escola. Brasil, 2007
1. Darcy Ribeiro – Programa conta a biografia de Darcy Ribeiro e suas diferentes peles:
antropólogo, político, escritor e educador, e como todas essas facetas convergem em suas idéias sobre educação.
2. Anísio Teixeira – O vídeo mostra a vida de Anísio Teixeira, o baiano que dedicou quase
toda vida à educação, tornando-se um dos mais influentes e importantes educadores da história.

JEAN PIAGET, da série Crônicas da Terra – dvd 7 – vol II
O pensamento de Jean Piaget, pesquisador suíço responsável por uma nova compreensão do processo de aprendizagem da criança. Suas observações, que compõem a base do construtivismo em Educação, começaram a ser difundidas no Brasil na década de 1920 pelo movimento da Escola Nova.
Duração: 14’06”
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 1998

DVD 1- vol. 5
GRANDES EDUCADORES I


1. CÉLESTIEN FREINET
Célestin Freinet foi um dos maiores educadores do século XX. Pedagogo humanista, autodidata, político e sindical, sintetizou em sua obra as aquisições da psicologia e da pedagogia, tornando-as aplicáveis às práticas cotidianas em classe. A Pedagogia Freinet é um conjunto original de propostas teóricas, instrumentos e técnicas assentadas
em alguns princípios e eixos pedagógicos: cooperação, livre expressão, responsabilidade, solidariedade, comunicação e documentação. Freinet, através de seu método natural de aprendizagem, deixa um importante legado para a formação de seres íntegros, sociais e políticos, capazes de trilhar seus destinos individual e socialmente na construção
de uma sociedade democrática e pacífica.
Duração: 46’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

2. JEAN PIAGET
Jean Piaget biólogo de formação, psicólogo que estudou o desenvolvimento cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador. Para guiar o professor que pretende conhecer melhor o tema, este vídeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. Conforme Yves de La Taille, “a teoria de Piaget é importante para todos os adultos que lidam com crianças, pois oferece instrumentos que ajudam a entender não apenas o desenvolvimento da inteligência, mas suas decorrências, como a formação do comportamento e da personalidade da criança”.
Duração: 57’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

3. JOHN DEWEY
John Dewey foi um dos mais notáveis filósofos americanos da educação. A defesa de uma escola democrática e a valorização da experiência bem como do pensamento reflexivo foram suas marcas mais profundas. John Dewey foi uma dos expoentes do Pragmatismo. Para essa filosofia o pensamento e a ação formam um todo indivisível
e toda formulação teórica é uma hipótese ativa a ser demonstrada em situação prática de vida. Para John Dewey, devemos recusar verdades incontestáveis, dogmatismos e formulações inquestionáveis inquestionáveis, e enfatizar a descoberta, o diálogo e a
busca do consenso.
Duração: 40’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

4. LEV VYGOTSKY
Vygotsky se preocupa em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica. Talvez por isso, suas idéias têm tido tanta repercussão entre os educadores do ocidente, apesar de sua distância no tempo e espaço (viveu na antiga União Soviética e morreu a mais de 60 anos). A produção de Vygotsky foi vasta: escreveu cerca de 200 trabalhos científicos que foram pontos de
partida para inúmeros projetos de pesquisa posteriores, desenvolvidos por seus colaboradores e seguidores, e ainda centrais na agencia de psicologia
da educação contemporânea.
Duração: 44’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

5. B.F.SKINNER
Ao lado de Freud e Piaget, Skinner foi um dos três pensadores mais citados do século XX. Abalizou-se como um pesquisador original e influenciou profundamente a psicologia norte-americana e mundial a partir da década de 50. Skinner é um daqueles pensadores que despertam acalorados debates, fonte de inesgotáveis polêmicas. Em relação à educação, Skinner pregou a eficiência do reforço positivo, sendo contrário a punições e
esquemas repressivos. Rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, embora a relação do indivíduo com o meio ambiente seja de interação e não passiva. Foi autor de trabalhos nos quais defende o uso de procedimentos eficazes para o manejo do comportamento com o intuito de melhorar
a sociedade e tornar o homem mais feliz.
Duração: 44’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

DVD 2 vol. 5
GRANDES EDUCADORES II


6. MATTHEW LIPMAN (65’)
Matthew Lipman é um dos mais reconhecidos educadores do nosso tempo. Criador de uma metodologia de ensino de filosofia para crianças, Lipman conquistou o respeito de importantes instituições ligadas à Educação, como a UNESCO, que divulga este trabalho por todo o mundo. Lipman foi um dos 8 educadores convidados a fazer parte da série
“Os Transformadores”. Essa metodologia transcende o ensino de filosofia e inspira o trabalho de educadores de todas as áreas. A partir de uma comunidade de investigação (grupo formado por alunos e professor), os alunos conversam e pensam sobre questões essenciais ao homem. Temas como a verdade, a justiça, a beleza tomam significado
para a criança e o adolescente a partir de um diálogo filosófico que tem lugar na sala de aula
Duração: 65’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

7. HOWARD GARDNER
Howard Gardner, psicólogo e Ph.D da Universidade de Harvard, tornou-se mundialmente conhecido ao publicar sua Teoria das Inteligências Múltiplas, mostrando que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporalsinestésica, musical, espacial e naturalista. A Teoria das Inteligências Múltiplas teve enorme receptividade entre educadores do mundo todo, pois traz uma nova forma de enxergar o aluno e tem profundas implicações nas práticas pedagógicas. Passados cerca de 25 anos da publicação da Teoria, o que fica cada vez mais clara é a importância da contribuição de Gardner para o entendimento de como funciona nosso cérebro e de como aprendemos.
Duração: 34’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

8. HENRI WALLON
Uma das originalidades da teoria de Wallon é sua tentativa de ver a criança de um modo mais integral, considerando que a escola é um lugar onde se educa, mas, principalmente, onde se deve estudar a personalidade da criança. Com foco na criança, Wallon busca compreender o desenvolvimento de forma integrada, levando em conta os domínios cognitivo, afetivo e motor. A perspectiva teórica de Wallon traz ainda uma preocupação bastante atual: como construir uma educação para todos, independentemente de sua condição social, origem ou raça, e, ao mesmo tempo, uma educação para cada um, que contemple a complexidade do indivíduo em todas as suas dimensões.
Duração: 43’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

9. EDGAR MORIN
Edgar Morin, um dos maiores intelectuais da atualidade, é um crítico da fragmentação do conhecimento. Propõe o desenvolvimento do pensamento complexo, uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais. Este vídeo apresenta os principais conceitos presentes no pensamento de Morin.
Duração: 49’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

10. CARL RANSOM ROGERS
Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, área em que atuou por mais de 30 anos. Na Educação, Rogers representa a corrente humanista. Valoriza técnicas de intervenção facilitadora e considera fundamentais atitudes como a de uma escuta sensível e congruência por parte dos educadores para que possam ajudar na evolução de um ser humano, que é essencialmente bom e ávido por conhecimento. Suas idéias, um importante contraponto às idéias comportamentalistas de B. F. Skinner, tornaram-se mais conhecidas no Brasil nos anos 70, principalmente a partir de grupos de estudos orientados pela educadora Rachel L. Rosenberg. É nessa época que Rogers dirige sua atenção de maneira prioritária à educação, propondo uma pedagogia que valoriza a experiência e é centrada no aluno. Acredita que o aluno aprende melhor, é mais criativo e capaz de solucionar problemas quando encontra um ambiente humano e de facilitação.
Duração: 35’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

DVD 3 vol. 5
GRANDES EDUCADORES III

11. PAULO FREIRE
Paulo Freire é considerado mundialmente um dos maiores educadores do século XX, por uma ousadia até hoje muito pouco praticada: colocar o oprimido como sujeito da sua aprendizagem e da transformação da sua realidade. Criou uma metodologia que insere a leitura do mundo, a liberdade, o diálogo, a aprendizagem significativa para uma educação transformadora e, nem por isso, menos eficiente que a tradicional. Paulo Freire, autor de mais de 25 livros, foi professor nas universidades de Harvard e de Genebra, na universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC- SP). A Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa em 27 universidades, de diversos países.
Duração: 57’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

12. ÉDOUARD CLAPARÈDE
Claparède viveu em um mundo atormentado por guerras e viu na transformação da escola um importante passo em sua luta pela paz mundial. Acreditava que o autoritário ambiente escolar era o grande responsável pela formação de indivíduos autoritários. Defendia que a escola deveria ser mais democrática e valorizar mais a criança. As ideias de Claparède sobre a inteligência foram revolucionárias. Acreditava que ela estava relacionada à capacidade de se adaptar a novas situações, algo muito diferente da noção de inteligência dominante na época, relacionada à quantidade de informações que o indivíduo conseguia armazenar. Claparède lançou as bases para inúmeros psicólogos e educadores. Entre eles estão Vygotsky e Piaget. No Brasil, sua influência é enorme.
Duração: 30’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

13. COMÊNIO
Religioso cristão, Jan Amos Komenský é conhecido como o pai da didática moderna. Em a Didática Magna, sua obra mais importante, o modelo da nova didática é a natureza, ou seja, está fora dos muros da escola. Para Comênio, o bom professor lê a vida externa e a leva para sala de aula. Acreditava que os conhecimentos científicos deveriam ser levados aos alunos não pela imposição, mas com satisfação e alegria. Comênio propõe que a didática parta sempre da vivência do educando, do conhecimento que ele já possui e de sua realidade. Para ele, a educação, a religião e a piedade eram os grandes instrumentos para a salvação do homem.
Duração: 24’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

14. HELANA ANTIPOFF
Helena Antipoff teve contato direto com os principais centros de pesquisa e prática
pedagógica da Europa no início do século XX. Fez estágio no Laboratório Binet-Simon,
em Paris, foi assistente de Claparéde em Genebra e participou das pesquisas iniciais da psicologia sócio-histórica soviética. No Brasil, aliando formação científica e preocupação com os excluídos, Helena vai ser responsável por importantes contribuições práticas na formação de professores, educação básica, educação de excepcionais e educação rural.
Duração: 36’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

15. EDUCADORES BRASILEIROS
Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo foram os precursores do movimento da Escola Nova no Brasil, e estiveram à frente das principais reformas educacionais do país. Quer mediante suas produções em Psicologia, Pedagogia,
Sociologia e Filosofia, quer pela participação direta nas políticas públicas (incluindo aí a criação do MEC, universidades, Institutos de Educação e a CAPES), os três “cardeais” da Educação Brasileira transformaram e consolidaram o sistema educacional brasileiro.
Duração: 50’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

16. MARIA MONTESSORI
Maria Montessori foi exemplo de um pensar e de um agir livre. Primeira mulher médica italiana, feminista, com profundas preocupações sociais, aliou o espírito científico com a observação das crianças para contribuir com práticas e conceitos pedagógicos de importância fundamental.
Duração: 40’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

DVD 4 vol. 5
GRANDES EDUCADORES IV


17. JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
As idéias e práticas do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi representam um legado fundamental para compreensão da pedagogia atual. Neste programa Alessandra Arce, uma das maiores referências no estudo de Pestalozzi do país, aponta as influências da “Era das Revoluções” sobre os conceitos de Pestalozzi e explica a fundamental contribuição contida no legado pedagógico do educador.
Duração: 41’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

18. FRIEDERICH FROEBEL
Friedrich Froebel é conhecido como o criador dos jardins de infância. Mas poucos percebem que seus conceitos e práticas criados no século XIX, embasam grande parte do cotidiano das escolas de educação infantil hoje. Neste programa, a influência do contexto histórico sobre os conceitos de Froebel e caracteriza e explica a fundamental contribuição contida no legado pedagógico do educador prussiano.
Duração: 44’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

19. RUDOLF STEINER
Rudolf Steiner foi o criador da antroposofia que se expressou na área da educação através da Pedagogia Waldorf, conjunto de conceitos e práticas pedagógicas
espalhadas em escolas por todo o mundo. Neste programa Peter Biekarck, um dos maiores estudiosos do assunto do país, aborda e explica a fundamental contribuição contida no legado pedagógico de Rudolf Steiner.
Duração: 43’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

20. EMILIA FERRERO
A psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro, causou uma verdadeira e profunda revolução no modo como compreendemos o processo de alfabetização. Suas repercussões no mundo todo e, particularmente no Brasil, reorientaram as discussões sobre um dos mais graves problemas nacionais: o fracasso escolar. Se antes de Emilia Ferreiro debatia-se como ensinar, a partir de sua obra começamos a refletir sobre como se aprende. Sua obra faz com que educadores tenham elementos fundamentais para que possam repensar suas práticas e, assim, tentar transformar a Educação.
Duração: 43’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

21. ÁLVARO VIEIRA PINTO
Álvaro Vieira Pinto é certamente uma das figuras marcantes do pensamento brasileiro do século XX. Filósofo de rara erudição, seu trabalho foi pautado pelo incômodo com o subdesenvolvimento e com a “naturalidade” com que as pessoas viam a ordem
vigente. Foi autor de inúmeras obras (muitas delas desaparecidas) e conceitos fundamentais para a educação brasileira e que tiveram impacto na obra de grandes educadores, entre eles, Paulo Freire. Neste programa, Marcos Cezar de Freitas analisa sua trajetória, suas contribuições e impasses.
Duração: 47’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

DVD 5 vol. 5
FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO


1. SOCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
Sócrates, Platão e Aristóteles inauguram a filosofia ocidental. Afirmam a condição do homem como estando fundada numa essência, imutável e eterna, perfeita em si mesma, mas comprometida por seu vínculo à matéria. O pensamento desses filósofos
gregos está profundamente ligado à educação. Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das idéias e Aristóteles acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens.
Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição.
Duração: 25’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

2. NIETZSCHE
Para Nietzsche, a educação deve despertar as potências dionisíacas do homem, o que pressupõe uma crítica radical aos valores da cultura racionalista, presente na filosofia, na ciência e na própria religião. Segundo o filósofo alemão, a filosofia, a ciência, a religião precisam ser superadas, para que o homem possa agir por força de suas potências vitais, pela pulsação da vida, e não da razão lógica. A educação, portanto, deve estar no sentido da busca da liberdade do espírito, na potencialização da vontade de poder do indivíduo e da constituição de um homem superior, sem as amarras da religião, do Estado e dos valores morais ocidentais.
Duração: 23’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

3. GRAMSCI
Segundo Gramsci, a educação tem participação fundamental na elaboração, sistematização e irradiação da concepção de mundo que estabelece a ordem social tal como ela é, pois prepara os intelectuais, que são os agentes dos aparelhos de hegemonia. A educação tem assim papel importante na configuração, na disseminação e na reprodução da ideologia e, consequentemente, na preservação do poder das classes dominantes. Mas ela atua também como força de transformação social, mediante a elaboração, sistematização e disseminação de concepções de mundo contraideológicas.
É nessa tensão constante que o educador exerce suas atividades, ora de preservação
da ordem já constituída, ora de transformação dessa realidade.
Duração: 23’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

4. KANT
Immanuel Kant, um dos mais importantes filósofos da história, foi diretor de escola e professor. Ele representou o momento mais significativo da filosofia na Idade Moderna e ainda influencia profundamente os pensadores da atualidade. Para Kant, todos os investimentos pedagógicos devem ser na direção de promover a busca pela
perfeição, que se dá pela plenitude da moralidade. Para tanto, se deveria promover a disciplina, não como forma de opressão, mas para se superar o comportamento puramente instintivo. Valorizava a ampliação do conhecimento, particularmente o
conhecimento científico, mas também da arte e da estética. Acreditava, enfim, que o sujeito deveria tornar-se cada vez mais moral, prudente, culto e emancipado.
Duração: 29’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

5. DESCARTES
René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, aquela baseada no conhecimento objetivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da ação.
Duração: 23’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

6. ROUSSEAU
Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato, Rousseau propõe uma visão radicalmente diferente e passa a pensar o homem como um
ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos seres humanos, busca
saber o que torna infeliz o homem, que julga nascer feliz e em harmonia com a natureza. Rousseau acredita que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e faz uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode se dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a Educação está no centro dessa construção.
Duração: 23’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

7. SANTO AGOSTINHO E SANTO TOMÁS
DE AQUINO
Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão. Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.
Duração: 23’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010.

8. KARL MARX
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde na filosofia, na economia e na sociologia, até na educação. Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da
educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a transformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.
Duração: 24’
Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010

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