quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: ALFABETIZAÇÃO

A coletânea de vídeos a seguir não se destina aos alunos. Tratam-se de temas voltados para professores que desejam complementar sua prática pedagógica, na perspectiva de uma formação continuada; ou para equipes pedagógica e diretiva que queiram elaborar propostas de aprofundamento (em grupos de estudos, por exemplo) junto aos professores de sua unidade.
O QUE ACONTECE QUANDO LEMOS – dvd 13 – vol I

Programa que analisa o processo de leitura e os vários aspectos envolvidos nessa
atividade. O ato de observar as letras no papel e a compreensão de um texto inteiro.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1998

HISTÓRIAS DE UM BRASIL ALFABETIZADO – dvd 12 – vol II
Documentário apresenta cinco casos, de diferentes regiões do país, que mostram como a realidade de uma pessoa pode ser alterada para melhor por meio da alfabetização. É o exemplo do jovem Edigenilson, de Nazaré da Mata (PE), um cortador de cana que todas as noites, após jornadas extenuantes nos canaviais, freqüenta um curso de alfabetização em uma escola do seu município. Ou do casal Vanúzia e Antonio de Castro, moradores de um bairro pobre na periferia de Belém (PA), que venceram suas desavenças matrimoniais quando ambos decidiram voltar a estudar:
Duração: 75’
Realização: SECAD/MEC. Brasil, 2006

UM MUNDO DE LETRAS – dvd 12 – vol II
Série que trata de questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania, mostrando a importância da leitura e da escrita para a transformação social Duração: 5 episódios de 23’
Realização: TV Escola. Brasil, 2006
1. Um Mundo Imerso em Palavras;
2. O Poder das Histórias;
3. O Som das Palavras;
4. As Normas da Língua;
5. Caminhos para Ler o Mundo

LETRA VIVA – dvd 13, 14 – vol II
Série que aborda temas relacionados à apreensão da leitura e da escrita, além de discutir como estes saberes são utilizados no dia-a-dia. Toda a discussão gira em torno de uma conversa entre professoras, que compartilham suas experiências em sala de aula. Entre os temas debatidos, estão: planejamento na prática pedagógica, cidadania, diversidade de saberes, otimização do trabalho em grupo, entre outros que tem como objetivo, a reflexão sobre práticas e propostas pedagógicas que contribuam para a alfabetização e o letramento das crianças.
Duração: 10 episódios de 29’
Realização: TV Escola. Brasil, 2005

LETRA VIVA – dvd 13 – vol II
1. Infância, Cultura e Educação – As crianças em processo de alfabetização. Conceito de diversidade. Professoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil debatem questões como diversidade, inclusão de crianças portadoras de deficiência, diferenças de linguagem, exemplos de atividades em sala de aula  elacionadas com a leitura, importância de um registro das atividades em sala de aula, as diferentes formas de escrita.
2. Saberes que Produzem Saberes - A importância de o educador conhecer o que as crianças sabem e pensam e também o seu contexto sócio-cultural. Como identificar os conhecimentos dos alunos e as melhores formas de registro desses saberes. O programa mostra ainda cenas de crianças em processso de alfabetização treinando leitura. O que o educador necessita saber à respeito do que sabem e do que pensam as crianças.
3. Planejamento na Prática Pedagógica - A importância do planejamento no trabalho do professor. A busca da coerência entre esse planejamento e as reais necessidades e possibilidades. O reconhecimento dos saberes das crianças para um bom planejamento pedagógico. A importância do registro para uma proposta pedagógica de qualidade para os alunos e também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
4. Planejamento: Uma Atividade é só uma Atividade? - A importância do planejamento pedagógico para o professor. A partir de uma atividade gravada em vídeo de leitura em grupo de uma história em quadrinhos, o grupo de professoras debate e faz observações sobre o que viram. A importância de um planejamento prévio cuidadoso para uma aprendizagem das crianças. A organização do tempo didático. Exemplos de registro de planejamento e de atividades que podem estimular a leitura.
5. Junto se Aprende Melhor - A importância de valorizar a interação das crianças no cotidiano escolar. O incentivo ao trabalho de parceria entre alunos, professores e equipes pedagógicas. A construção do conhecimento por meio da socialização das experiências. Professores conversam a respeito das diferenças entre crianças que apenas se agrupam das que desenvolvem, de fato, trabalhos em grupo.

LETRA VIVA – dvd 14 – vol II
6. Leitura Também é Coisa de Criança – Professores debatem sobre o cuidado na hora de recomendar uma leitura ao aluno. As ferramentas para estimular a criança a ter acesso a esse universo e o papel fundamental do professor nesse processo. Jovens e adultos relatam as impressões a respeito das leituras que estão desenvolvendo. A contribuição da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situações sociais.
7. Para Ser Cidadão da Cultura Letrada - A busca por conhecimento e seus benefícios. Professores trocam experiências a respeito das atividades que utilizam para colocar a criança em contato com o universo da leitura. O hábito de ler como instrumento de melhora na qualidade de vida e da cidadania do homem. Os resultados da leitura refletidos nos campos da linguagem, na melhoria do hábito da escrita e no estímulo à criatividade.
8. Escrita Também é Coisa de Criança - Professores abordam a questão do incentivo à escrita,
sua relação com a leitura e a linguagem oral. A importância de estimular a criança a ler e a escrever desde cedo. O papel da linguagem escrita na formação da criança. O programa apresenta também o resultado de diversos trabalhos feitos por crianças com base no desenvolvimento prazeroso do hábito de escrever.
9. Para Aprender a Escrever - A escrita como ato de criação do ser humano. A expressão de idéias, sentimentos e a importância de mostrar à criança em fase de alfabetização que escrever não se trata de um processo mecânico. Professores debatem como estimular a reflexão e a expressão das crianças, entendendo que as mesmas são escritores iniciantes.
10. Crianças: Protagonistas da Produção Cultural – O último programa da série apresenta os resultados do trabalho desenvolvido ao longo dos nove episódios anteriores. A importância de reconhecer o saber individual de cada criança e a aplicação de práticas pedagógicas com base nesses conhecimentos. A participação direta da criança nas atividades propostas pelos professores sob o foco da interação e da criatividade.

LIVROS ETC. - dvd 15 – vol II
Série de 15 programas elaborada para oferecer estímulo e orientação para que o professor estreite seu contato – e o dos alunos – com o universo dos livros e dos textos.
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 1995
1. Do papiro à tela do computador (13’08”)
2.Os livros e seus escritores (11’06”)
3.O texto narrativo (11’47”)
4. Como as crianças aprendem a gostar de ler (11’17”)
5. O texto e a imagem (9’34”)
6. Tudo o que podemos ler em um livro (8’34”)
7. A enciclopédia na sala de aula (10’43”)
8. Trabalhando com textos informativos (10’47”)
9. O gesto, a voz e a palavra escrita (11’28”)
10. A escrita e as imagens nos meios de comunicação (13’16”)
11. A recepção da leitura (11’44”)
12. Livros didáticos ontem e hoje (11’37”)
13. Ampliando os limites do material didático (14’42”)
14. Ampliando os limites da sala de aula (11’30”)
15. Televisão e educação de crianças (14’09”)

VIAGENS DE LEITURA - dvd 20 – vol II
Série de 15 programas que mostra como estimular os alunos para que leiam.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 1995
1. Carta de intenções (9’15”)
2. Construção coletiva de uma história (12’42”)
3. Ditado ao professor (12’56”)
4. O parto de um livro (12’46”)
5. Provérbios e ditados populares (12’40”)
6. Escolhendo livros na biblioteca (9’02”)
7. Hora do jogo (8’55”)
8. Vendo TV pelo VT (13’50”)
9. Um conto de fadas (lido, contado, ouvido) (13’15”)
10. Trabalhando um poema (10’18”)
11. Explorando escritos em seus contextos (10’27”)
12. Uma lenda contada, escrita e lida (9’57”)
13. Da imagem ao verbo (11’28”)
14. Uma história feita em tabelinha (10’40”)
15. Os dez mandamentos (13’47”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário