quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO INFANTIL

A coletânea de vídeos a seguir não se destina aos alunos. Tratam-se de temas voltados para professores que desejam complementar sua prática pedagógica, na perspectiva de uma formação continuada; ou para equipes pedagógica e diretiva que queiram elaborar propostas de aprofundamento (em grupos de estudos, por exemplo) junto aos professores de sua unidade.

EDUCAÇÃO INFANTIL- dvd 3 – vol I

Série sobre a Educação Infantil no Brasil. A necessidade do contato da criança, logo nos primeiros anos, com a escola. O que os pais podem fazer para ajudar? As dificuldades encontradas nesse processo e as possíveis soluções.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2001
1. Programa geral (31’15”) - Os princípios que norteiam a Educação Infantil no País. O trabalho de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O aumento da procura por creches e pré-escolas e o benefício proporcionado às crianças pelo ingresso escolar. O tripé cuidar, brincar e educar.
2. Inclusão na pré-escola (8’02”) - As crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil pública e privada. A partir do exemplo dos irmãos Lucas e Mateus, as necessidades de adaptação da escola para inserir esses alunos. O preconceito inicial e a posterior avaliação, a constatação da contribuição dessa
vivência para a didática do professor e do aprendizado de tolerância e troca para os alunos.
3. O espaço na pré-escola (10') - A importância do espaço na Educação Infantil e na socialização da criança. A partir do exemplo da Escola Municipal de Educação Infantil D. Pedro I, o programa mostra como aproveitar a área da escola no desenvolvimento de atividades externas e extraclasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário