2012: CUIDAR É... AMAR, EDUCAR, RESPEITAR..."

O projeto anual já foi definido: "CUIDAR É... AMAR, EDUCAR, RESPEITAR...".
Dentro do entendimento do que seja "cuidar do direito à educação", pensou-se coletivamente na marca da palavra cuidado, e todos os sentidos múltiplos que ela remete. O projeto desmembrar-se-á em 2 semestres, sendo o primeiro tema (até julho) CUIDAR e SER CUIDADO: saúde em primeiro lugar; e o segundo tema, a ser desenvolvido de agosto a dezembro, CUIDAR de SER CIDADÃO.
Em breve colocaremos aqui no espaço do blog todas as sugestões de material de audiovisual disponíveis. Neste primeiro momento, colocarei por aqui vídeos sobre alimentação saudável, saúde em geral (prevenção à dengue, hábitos de higiene e saúde bucal).
Contamos com as sugestões de tod@s!

Educação Nutricional


HIGIENE E SAÚDE - TURMA DA CLARINHA - CODAU


Frutífera Alimentação Balanceada




Saúde! Com Dr. Esportes


Você é o que você come



MISSÃO SAÚDE BUCAL


CONHECENDO OS ALIMENTOS COM O SR. BANANA


LAVA A MÃO - GALINHA PINTADINHA


NHOC NHOC NHOC - CANTINHO DA CRIANÇA


LAVAR AS MÃOS - CASTELO RA TIM BUM


BANHO É BOM - CASTELO RA TIM BUM


RATINHO ESCOVANDO DENTES - CASTELO RA TIM BUM



VACINAS


HORA DA VACINA!


MUNDO DE BEAKMAN - VACINAS


GLOBO REPÓRTER - O MUNDO INVISÍVEL DAS BACTÉRIAS










Outras sugestões:

Programa GLOBO CIÊNCIA - episódio: Alimentos na cidade
(Disponível em FUTURATEC - Canal Futura - Solicite à mediadora!)




O Viajante vai à feira, ao supermercado e aos principais centros de pesquisa de tecnologia de Campinas e São Paulo para entender como os alimentos chegam fresquinhos à mesa do consumidor. No Instituto Agronômico de Campinas, ele conhece as tecnologias de plantio que tornam grãos e hortaliças mais resistentes a pragas e ao clima. Ao olhar com atenção as embalagens, o Viajante encontra uma pista importante sobre a conservação dos alimentos. O que são acidulantes, edulcorantes e conservantes? Como estas substâncias vão parar nos alimentos? Para ter essas e outras respostas, uma visita à Escola de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Tecnologias agrícolas, engenharia genética, física, química... há mais ciência na nossa alimentação do que sonha a nossa gula. Tanta, que o segredo de uma bela salada de frutas pode estar na energia nuclear. É por isso que o Viajante vai até São Paulo visitar o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucelares, onde o Dr. Paulo Rela explica como pequenas doses de irradiação podem eliminar bactérias, fungos e outros microorganismos sem interferir no sabor, valor nutritivo e demais características do alimento. Curiosidade: Marcelo Gleiser fala sobre a comida dos astronautas e conta os avanços científicos necessários para se fazer uma boquinha em pleno espaço sideral.




SAÚDE BUCAL
Programa ESTAÇÃO CiÊNCIA
(Disponível em FUTURATEC - Canal Futura - Solicite à mediadora!)
Falar de saúde bucal é falar de cuidados com os dentes, capacidade de comunicação e problemas psicológicos que podem se manifestar através de dificuldades na fala. Além dessas questões, Sávio Moll aborda ainda temas como prevenção contra cáries, doenças relacionadas à higiene bucal e programas de tratamento dentário gratuito.

A nova série do Futura trata de saúde, com foco na sua dimensão coletiva e familiar. O objetivo é trazer assuntos relevantes para a população brasileira em geral. Falar da doença e da cura, mas dando relevância à prevenção. Um apresentador bem-humorado conduz o tema do dia, fazendo conexões com o cotidiano, conversando com médicos, pessoas comuns e outros profissionais essenciais à promoção da saúde. É uma abordagem divertida que, ao mesmo tempo, nos leva a refletir sobre mitos e verdades em relação à saúde de cada um de nós.
Série realizada em parceria com a Fundação Vale.


INFECÇÕES ALIMENTARES
Programa ESTAÇÃO CiÊNCIA 
 (Disponível em FUTURATEC - Canal Futura - Solicite à mediadora!)
O episódio sobre infecções alimentares mostra que a melhor maneira de lidar com esse problema é a prevenção. Sávio e a equipe de saúde vivenciam situações cotidianas: do lanche na praia ao churrasco com os amigos. Eles mostram como se devem preparar os alimentos, ensinam a forma correta de fazer a higienização e mostram os hábitos de higiene que o consumidor deve seguir. Sávio também conversa com uma mulher que teve infecção alimentar e ela explica como foi o seu tratamento.


PLANEJAMENTO ALIMENTAR
Programa ESTAÇÃO CiÊNCIA 
(Disponível em FUTURATEC - Canal Futura - Solicite à mediadora!)
Neste programa, Sávio Moll vai conhecer um pouco dos hábitos alimentares de diferentes tipos de pessoas. O apresentador também fala sobre o planejamento alimentar. Junto com especialistas da equipe de saúde, ele analisa as melhores opções de cardápio para pessoas em diferentes faixas etárias e com diferentes rotinas de atividades.



VERMINOSES
Programa ESTAÇÃO CiÊNCIA 
(Disponível em FUTURATEC - Canal Futura - Solicite à mediadora!)
Existem dezenas de parasitas que infectam o ser humano. E o ambiente ideal para eles se multiplicarem são casas sem higiene e comunidades sem saneamento. Neste programa, Sávio vai mostrar que evitar verminoses tem a ver com condições saudáveis, cuidados com a higiene pessoal e o preparo correto dos alimentos.

Outros episódios:

  • TV ESCOLA - dvd 12 - vol. 5 - GERAÇÃO SAÚDE VOL 1: 
  • A série Geração Saúde 2 tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a refletir acerca de seus comportamentos e a reavaliar seus hábitos, assumindo uma atitude mais responsável em relação à sua própria vida e à vida do outro.








  •  episódio 7 - FAZENDO AS PAZES COM A BALANÇA














  • Em sala de aula, Isadora e sua turma vão aprender a reconhecer e a montar uma boa refeição com base na pirâmide alimentar. Enquanto isso, Bira ainda procura se adaptar ao seu novo estilo de alimentação saudável.
    • episódio 6  -ANOREXIA. UMA DOENÇA SILENCIOSA 


     Leila atravessa um momento difícil. A relação com sua família está tensa e conflituosa. Os primeiros sintomas da anorexia começam a se manifestar. Como a família e a escola podem ajudar?
    episódio 3 - EM CRISE COM A BALANÇA



    Bira vive uma crise: está difícil resistir às guloseimas que tanto gosta e percebe que está ganhando uns quilinhos a mais. Seu rendimento como goleiro do time de futebol de areia esta cada vez pior. Enquanto isso, os amigos de Bira estão mais interessados em outra coisa: sexo e beijo na boca.

    A HISTÓRIA DO ALIMENTO (62 MIN.) TV ESCOLA: Investiga a origem da comida, abordando também o tema dos transgênicos. Inclui entrevistas com cientistas e promove a importância da ciência em desenvolver crescentes suprimentos de comida barata e recursos renováveis. 
    UM MENINO MUITO MALUQUINHO - dvd 12 – vol III - TV ESCOLA

    EPISÓDIO 20. Fome de Doce – Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando.
    Música: Cuida de mim (Angélica / Rodrigo Faro / Coral / Ebony Vox)

    Estou aqui, à sua espera
    Pra você me ensinar a ser feliz...
    Cuida de mim... pois no futuro eu serei aquilo que você me diz!
    Te querendo, exatamente, da maneira que me quis
    Não se esqueça que eu sou seu aprendiz...
    Pensa com a cabeça, usa a inteligência e coração
    Olha do seu lado: tanta gente teve tudo e acabou na solidão...
    Cuida da semente, você vai colher aquilo que plantou...
    Trata bem da gente, pois você será tratado da maneira que ensinou...
    Não se esqueça que o tempo passa... não esqueça que já foi criança...
    Que depende de você a beleza que esse mundo pode ter...
    Não se esqueça que o tempo passa, não se esqueça que já foi criança...
    Se você cuidar de mim, se você me der amor... amor vai receber!
    Não se esqueça que entre nós um menino já nasceu...
    2 mil anos sem ninguém o seu nome esqueceu
    E o que ele ensinou já é tempo de aprender:
    Se você me der amor... só amor vai receber!!
    Estou aqui, à sua espera
    Pra você me ensinar a ser feliz...
    Cuida de mim... pois no futuro eu serei aquilo que você me diz!
    Te querendo, exatamente, da maneira que me quis
    Não se esqueça que eu sou seu aprendiz...
    Não se esqueça que o tempo passa... não esqueça que já foi criança...
    Que depende de você a beleza que esse mundo pode ter...
    Não se esqueça que o tempo passa, não se esqueça que já foi criança...
    Se você cuidar de mim, se você me der amor... amor vai receber!