sábado, 14 de agosto de 2010

PARA ALUNOS: HISTÓRIA

Esta coletânea possui títulos que podem ser úteis no planejamento de suas aulas e no momento delas. Dinamize sua aula com um vídeo!

BRASIL 500 ANOS: UM NOVO MUNDO NA TV – dvd 8 – vol I
Série que relata a aventura das grandes navegações nos séculos XV e XVI, encenada por bonecos. A chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, as primeiras peripécias do processo de colonização, assim como idéias, costumes, fatos políticos e econômicos do período.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1.Dois mundos desconhecidos (13'09")
O mistério e o fascínio que as viagens marítimas exerciam sobre as pessoas, no século 15. Atravessar o Mar Oceano parecia uma idéia absurda e perigosa. Portugal e Espanha tinham uma posição geográfica privilegiada que favoreceu as grandes navegações. Quem eram os habitantes de Pindorama antes da chegada dos europeus.
2.Caminhos da riqueza (12'29")
As dificuldades da viagem de Vasco da Gama: a falta de higiene a bordo dos navios; a impossibilidade de conservar os alimentos durante a viagem; as doenças, como o escorbuto (falta de vitamina C). Portugal consolida uma nova rota de comércio com o Oriente: "Portugal traz o Oriente até você." Moçambique e Calicute: riquezas e comércio. Compra-se por muito pouco e vende-se caro as especiarias. A missão de Pedro Álvares Cabral é repetir o êxito de Vasco da Gama, trazendo especiarias que multipliquem os lucros da Coroa portuguesa.
3.Encontro no além-mar (11'15")
A navegação em alto-mar, orientada por instrumentos e mapas da época; a comunicação entre navios: notícia do desaparecimento da caravela de Vasco de Ataíde. Os representantes da Igreja Católica na expedição. As anotações em diários de bordo: cada detalhe ficaria registrado para sempre nos escritos de Pero Vaz de Caminha. O encontro de portugueses e ameríndios, na terra de Santa Cruz.
4.Terra cheia de graça (10'13")
Aqui o enfoque maior é sobre o encontro entre os dois mundos, o 'civilizado', dos portugueses, e o 'selvagem', dos habitantes de Pindorama (que significa terra das palmeiras, em tupi-guarani). Estranheza e dificuldade de comunicação, enfatizada pelo estranho diálogo, em que cada um fala sua língua. Os navegantes leigos vêm em busca de riquezas; os religiosos buscam novas almas para converter ao catolicismo, trazendo apreensão aos indígenas. Portugueses tomam posse das terras para a Coroa. Carta de Pero Vaz de Caminha descreve a nova terra, com detalhes preciosos.
5.A cor do pau-brasil (12'18")
As reações da Coroa, dos nobres e da população portuguesa diante do relato da grande descoberta. Crescem as especulações sobre as dimensões, riquezas e costumes dos habitantes da terra de Santa Cruz; imaginário europeu delineia o paraíso. Uma nova expedição, sob o comando de Américo Vespúcio, chega a Santa Cruz.
O pau-brasil, principal recurso natural da terra, é explorado até a devastação por portugueses e aventureiros de outras regiões da Europa. De tão importante, o pau de cor dá nome ao novo território.
6. Dores de colônia (12'28")
As tentativas de ocupação do imenso território e as dificuldades encontradas. A experiência das capitanias hereditárias e o Governo Geral. Os jesuítas e a catequização dos índios, que não se submetem ao trabalho escravo. A importação de mão-de-obra africana para o trabalho nas grandes lavouras.


500 ANOS: O BRASIL-COLÔNIA NA TV – dvd 9 – vol I
Série em que bonecos animados contam sobre alguns dos principais aspectos da história da colonização do Brasil, como a adaptação dos colonos à terra, o ciclo da cana-de-açúcar e a comercialização de escravos.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000
1. Gente colonial (15'52") - De que modo os colonos se adaptaram às condições da nova terra e como ocorreu o processo de miscigenação. A chegada dos jesuítas ao Brasil e seu esforço para catequizar dos índios, que buscava, entre outros objetivos, o respeito à monogamia.
2. Cana de mel, preço de fel (13'04") - A monocultura da cana-de-açúcar se estabeleceu em Pernambuco e o transporte, deficiente, dependia de animais. A importância do trabalho escravo na produção da cana e a comercialização das especiarias.
3. Na companhia dos holandeses (14'44") - Por que os holandeses foram proibidos de comercializar a cana-de-açúcar e como Portugal saiu perdendo, intensificando-se,assim, o comércio ilegal.
4. Dos grilhões ao quilombo (14'53") - Portugal comercializava escravos com a África; costumes dos negros africanos foram incorporados pelos brancos. O papel dos quilombos.
5. A conquista da terra e da gente (14'50") - O processo de colonização exterminou culturas muito antigas e adaptadas às condições brasileiras. Nessa época, na Europa, a Igreja católica começa a perder terreno para a Reforma protestante e, por isso, cria a Companhia de Jesus.
6. Entre a fé e a espada (14'56") - Os colonos usavam a mão-de-obra indígena no início da colonização e negociavam com os padres jesuítas para conseguir o trabalho dos índios das Missões. Os índios não resistiam às doenças trazidas pelo colonizador e acabavam morrendo.
7. Fausto e a pobreza das minas (13'09") - O início do ciclo do ouro; a cobrança de impostos feita pelos portugueses sobre o garimpo; a Guerra dos Emboabas.
8. Segredos da inconfidência (14'32") - A influência do marquês de Pombal na vida política e econômica de Portugal e do Brasil.
500 ANOS: O BRASIL - IMPÉRIO NA TV – dvd 10 – vol I
Nesta série, bonecos contam como se sucederam alguns dos principais fatos históricos do Brasil durante o século XIX. As conjunturas e transições do país, desde a chegada da Corte portuguesa ao Brasil até a Proclamação da República.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2001
1. A Corte desembarca na colônia (18'12") - A situação da Europa no século 19 teve  forte influência sobre a relação de Portugal com sua colônia, o Brasil. O que levou a Corte portuguesa a embarcar rumo ao Brasil? Com sua chegada ocorreram mudanças socioeconômicas que transformaram as relações comerciais e políticas entre colônia e metrópole. A abertura dos portos, as desapropriações, os altos juros cobrados por produtos nacionais e a Revolução de Pernambuco.
2. Rebeliões no Império (17'49") - D. João VI retorna para Portugal, as tensões aumentam, forças tradicionais e renovadoras se confrontam. A Revolução do Porto impôs limites ao absolutismo e acaba sendo elaborada uma nova constituição. De que forma isso afeta ao Brasil? O povo brasileiro clama por D. Pedro. O Dia do Fico, a Proclamação da Independência e a repercussão nas províncias. Com a morte de
D. João VI, o Brasil sofre novas transformações. O que foi a Regência Trina, a Cabanagem, a Guerra dos Farrapos, e a Revolução Praieira.
3. O Brasil dos viajantes (16'32") - Com a vinda da corte no século 19, o território brasileiro se abre para o mundo e desperta o interesse de cientistas europeus. É a época das expedições que rastreiam o país, pesquisando a fauna, a flora, os índios e as riquezas minerais. A importância da realização das expedições do Barão de Langsdorff, do príncipe Maximiliano e a missão artística francesa como registros desta época.
4. O reino do café (17'29") - O café torna-se grande fonte de riqueza para o império brasileiro, sendo o principal produto de exportação. As relações dos barões com os escravos e a organização social. A escassez de escravos. O incentivo à vinda de estrangeiros para trabalharem em lavouras influenciou a cultura do país.
5. A capital do Império (21'45") - O Rio de Janeiro foi a capital política, administrativa e cultural de um país agrário e de muitas desigualdades sociais. A vida da burguesia e a miséria do povo. O surgimento da capoeira. A importância da imprensa na época e como eram as suas publicações. A vinda de D. Pedro II, que ficou por 50 anos no Trono.
6. Guerra do Paraguai (14'20") - Interesses econômicos e políticos desencadeiam um conflito na região do rio da Prata, a Guerra do Paraguai - a mais sangrenta de toda a história da América  do Sul. Quais os principais motivos desta guerra? Detalhes de como se sucedeu esse conflito e a principal conseqüência da vitória brasileira: o nascimento do sentimento abolicionista.
7. A modernidade chega a vapor (14'58") - Em meados do século XIX, a Europa sofre modificações com a Revolução Industrial. As novidades chegam ao Brasil, um país ainda rural, transformando os serviços urbanos. A participação do Barão de Mauá na melhoria do saneamento básico. Como se deu a sua falência. Enquanto as transformações aconteciam no Rio, o resto do país padecia na miséria e na desnutrição.
8. A abolição (20'10") - O parlamento inglês aprova a Bill Aberdeen (1845), lei que dá o direito a qualquer navio britânico de prender navios brasileiros suspeitos de tráfico de escravos. No Brasil, aos poucos começam a surgir movimentos que levariam à abolição. O primeiro passo: aprovação da Lei Eusébio de Queiroz. Por fim, a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em maio de 1888. A Proclamação da
 República.
500 ANOS: O BRASIL-REPÚBLICA NA TV – dvd 11 – vol I
Série em que bonecos animados explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Essa gente brasileira (16'20") - A formação do povo brasileiro. Os imigrantes e a sua contribuição para o desenvolvimento do país. Os problemas raciais. A construção da cidadania. A questão indígena.
2. Questão social: caso de polícia (14'57") - As diferenças entre as ricas avenidas e os cortiços. A industrialização e o movimento operário.
3. Canudos e Contestado: guerras de Deus e do Diabo (20'13") - A figura do sertanejo. Os líderes messiânicos. As guerras do período republicano.
4. O puxa-encolhe da borracha (13'50") - A vida nos seringais. As queimadas no Acre. Chico Mendes e a reserva extrativista.
5. A Era Vargas (19'54") - O Estado Novo e o trabalhismo. O populismo na política brasileira.
6. Uma cidade se faz do sonho (15'21") - A construção de Brasília. O nacionaldesenvolvimentismo.
A luta pela Reforma Agrária. O golpe militar.
7. No regime dos militares (20'03") - O milagre econômico brasileiro. O fortalecimento dos movimentos sociais. Diretas Já!
8. Da Nova República ao Real (20'39") - O ritmo frenético das grande cidades. O fonógrafo, o rádio e o cinema. A inserção da mulher no mercado de trabalho.

BREVE HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS – dvd 12 – vol I
A partir de depoimentos de um historiador local e de moradores, a série conta a história de importantes cidades brasileiras. Aspectos geográficos, culturais e sociais são apresentados sob o ponto de vista  Histórico.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2003
1. Salvador (22'00") 2. Recife (22'00") 3. Rio de Janeiro (28'00") 4. São Paulo (22'00") 5.Porto Alegre (22'00") 6. Brasília (22'00")

NOS TRILHOS DO CAFÉ – dvd 4 – vol III
Programa que aborda o ciclo do café no Brasil, com foco na trajetória do “ouro verde” produzido na região de Ribeirão Preto e levado de trem até o porto de Santos.
Duração: 22’
Realização: TV Unaerp. Brasil, 2004

RONDON E OS ÍNDIOS BRASILEIROS – dvd 9 - vol II
Um programa, em três partes, que, com o auxílio de imagens inéditas de arquivo, conta a vida e a obra do Marechal Rondon.
Duração: 55’
Realização: TV Escola/MEC. Brasil, 2002

HISTÓRIA DO BRASIL POR BORIS FAUSTO – dvd 8 – vol I
Série narrada pelo historiador Boris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.
Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2002
1. Colônia (28'18"), 2. Império (27'05"), 3. República Velha (28'00"), 4. A Era Vargas (27'01"), 5. Período Democrático (28'56"), 6. Regime militar (28'31"), 7. Redemocratização (30'25")

Nenhum comentário:

Postar um comentário