domingo, 19 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

 Com material disponibilizado a partir do Projeto "BAIXE E USE", da TV CAMARA (Brasília), foi montado um DVD cujo conteúdo é:
 1- Série VOTA POVO:
1-Memória:
Em ano de Copa do Mundo e Eleições, comparamos a memória do eleitor em relação a esses dois assuntos: futebol e política. Por que o primeiro é tão popular, ao contrário do outro, que provoca resistência na maioria das pessoas? Como mudar isso? (3min.)
2- Atribuições:
Qual o conceito de democracia na visão do povo? Entenda a divisão dos poderes na prática e como isso influencia o cotidiano do cidadão. Conheça também os cargos que serão disputados nas Eleições de 2010 e as verdadeiras atribuições de cada representante que estamos elegendo.(3min.)
3- Participação:
A legislação eleitoral no Brasil desobriga alguns cidadãos a comparecerem às urnas. Mas quais as consequências de abrir mão do voto? Descubra a diferença que faz o voto de cada eleitor. (3min.)
4- Crimes Eleitorais:
Saiba quais são os principais crimes eleitorais no Brasil, as práticas que podem incriminar tanto candidatos quanto eleitores e como proceder no dia das eleições.(3min.)
5- Partidos:
Entenda a organização do sistema eleitoral no Brasil: quais cargos precisam de eleição majoritária e quais exigem eleição proporcional? Como são distribuídas as vagas nas casas legislativas? O que é o voto de legenda e como os partidos são beneficiados com o voto dos eleitores? (3min.)

2-CARTA-MÃE:
Este documentário faz parte de um conjunto de projetos desenvolvidos pela Câmara para marcar os 20 anos da Constituição Federal. O vídeo, com 50 minutos de duração, tem dois objetivos principais: explicar qual o papel da Constituição para o ordenamento jurídico do país e destacar as principais conquistas trazidas pela Carta de 1988. Para tanto, comenta a história constitucional brasileira, desde a Carta de 1824 até a atual e recorre a exemplos de outros países, explicando os variados tipos de constituição presentes no mundo contemporâneo. Entre as curiosidades, explica de onde surgiu o termo "Carta Magna" e mostra que a doutrina religiosa ainda se confunde com a constituição em vários países. Entre os entrevistados, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; o ex-Presidente José Sarney, ex-deputados constituintes; jornalistas, historiadores, entre outros. O documentário também mostra o depoimento de artistas e intelectuais e relembra momentos históricos com imagens de arquivo. Como convidado especial, traz o músico Toninho Horta, que interpreta os quatro principais hinos brasileiros.

3- Série O VOTO: O candidato
É o segundo programa da série sobre a história do voto no Brasil. São explicados didaticamente o conceito de democracia representativa, os cargos eletivos em disputa no país, os partidos políticos e o porquê de existirem tantos candidatos para os cargos eletivos. O programa também fala da melhor maneira de se escolher um candidato – conscientemente - e da importância de se acompanhar o trabalho dos nossos representantes nas diversas esferas de Poder. (20min.)

4- Série A ESCOLHA É SUA:
Episódio 1:
"Deputados e senadores" é o primeiro programa da série que fala aos jovens sobre as atribuições dos poderes Legislativo e Executivo. A série busca a conscientização política dos jovens, em especial aqueles na faixa etária entre 18 e 23 anos. Os entrevistados são cientistas políticos, representantes de ONGs, estudantes universitários e artistas. Participações especiais dos integrantes do Hip Hop Recanto Crew, do Recanto das Emas, cidade da periferia de Brasília.
Numa linguagem visual e musical, os programas tratam das atribuições dos cargos do poder Legislativo e do poder Executivo. Foram quase três meses de trabalho, entre pesquisas, produção e realização. Misturando pop art, histórias em quadrinhos, hip hop e grafite, numa edição ágil e divertida, dois jovens apresentadores conversam, do jeito deles, sobre políticos, eleições, leis e cidadania. Os programas mostram a história relacionada ao Executivo e ao Legislativo, figuras de destaque, explicações e exemplos de como funciona o dia-a-dia dos poderes, os deveres de cada um, a tramitação das leis e informações sobre as eleições.
A direção geral da série é de Marcya Reis e Guilherme Bacalhao.(27 min.)
OBS.: Mais indicado para os professores assistirem, e não a turma.


2-Episódio 2:
"Presidente e governadores" é o segundo programa da série “A escolha é sua” mostra a história, o dia-a-dia e as funções do Poder Executivo. A linguagem ágil e direta, a dinâmica dos quadrinhos, e o som do hip hop são alguns dos ingredientes da série, que fala sobre política de um jeito inovador e divertido. Além da estética bem cuidada, o programa tem conteúdo rico: informações atuais somam-se à memória política do país, construindo um panorama que procura conscientizar os jovens acerca da importância de escolherem bem seus representantes.
(27min.)OBS.: Mais indicado para os professores assistirem, e não a turma.

5 - HISTÓRIAS ANIMADAS:
A tarefa do Poder Legislativo é apresentar e analisar propostas que podem virar leis. Está escrito na Constituição Federal que essas propostas podem ser apresentadas em vários formatos. Esses diferentes formatos também são chamados de espécies legislativas. Segundo a Constituição, há sete espécies legislativas: Proposta de Emenda à Constituição (PEC), Projeto de Lei Complementar; Projeto de Lei Ordinária; Projeto de Lei Delegada; Medida Provisória; Projeto de Decreto Legislativo e Projeto de Resolução. Cada espécie legislativa tem características próprias e tramitação diferenciada. E mais que isso: cada espécie tem sua área de atuação, tem assuntos específicos para tratar. Foi criado para o público infantil pelo portal Plenarinho da Câmara dos Deputados histórias animadas com 4 minutos de duração cada, sobre as espécies legislativas.
 1-Medida Provisória; 2- Dona Constituição;  3- Decreto legislativo; 4- Projeto de lei complementar; 5- Projeto de lei ordinária; 6- Projeto de Resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário