domingo, 28 de outubro de 2012

Sinopses PROFA




Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Vídeos que integram o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001.
Módulo 1 – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Programa 1 : MUDANÇAS EM CURSO (4 PARTES)
PARTE 1
Primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, você encontra a apresentação institucional do programa e a explicação das mudanças conceituais e práticas nos processos de ensino e aprendizagem da alfabetização, introduzidas pelas pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, ao final da década de 1970.
PARTE 2
Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Pograma de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, são apresentadas as 14 professoras que integram o grupo de referência. São profissionais que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas práticas serão acompanhadas ao longo do programa de formação.
PARTE 3
Continuação do primeiro vídeo do módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta terceira parte, são apresentados alguns trechos dos programas que vão compor a formação, mostrando que as crianças possuem ideias sobre a leitura e a escrita, mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente. Em seguida, adultos contam como aprenderam a ler antes de começar a frequentar a escola.
PARTE 4
Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta última parte a leitura e a escrita são abordadas como práticas sociais que devem ser trabalhadas com o sentido que possuem na realidade.
Programa 2 – Em outras palavras (3 partes)
Parte 1
 Segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta primeira parte, você encontrará uma breve história das ideias sobre alfabetização, dividida em três fases: a 1ª metade do século 20, a década de 60 e a partir de meados da década de 70.
Parte 2:
Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver como crianças que ainda não sabem escrever são capazes de ditar e revisar uma carta em linguagem escrita. Essa situação ilustra uma das premissas das pesquisas realizadas em meados da década de 1970 que buscavam descobrir como as crianças aprendem a ler e a escrever e, principalmente, o que pensam sobre a escrita os que ainda não se alfabetizaram. Ao final, professores contam como foi o processo de alfabetização por que passaram quando eram alunos.
Parte 3:
Segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), relaizado pelo MEC em 2001. Nesta terceira e última parte, professoras continuam contando suas primeiras experiências - algumas boas e outras traumatizantes - com a leitura e com a escrita.

Programa 3 : A Construção da escrita (6 partes)

Parte 1:
Terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta primeira parte, você conhecerá os diversos sistemas de escrita criados pela humanidade ao longo da História e vai perceber que o sistema alfabético que usamos é apenas um dos sistemas possíveis.
Parte 2:
Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta segunda parte, você encontrará a sequência da história da escrita, que começou a ser contada na parte 1, passando pelos pictogramas egípcios, sumérios e cretenses, pelos ideogramas chineses e japoneses, até chegar a elaboração do primeiro alfabeto pelos gregos, por volta do ano 800 a.C. Ao final dessas explicações históricas, o apresentador enfatiza que os professores precisam compreender que na Língua Portuguesa que ensinamos coexistem dois sistemas: o alfabético, que remete aos sons da fala, e o ortográfico, que remete aos significados.
Parte 3:
Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. O objetivo dessa parte é permitir uma primeira aproximação à psicogênese da língua escrita. Pretende-se ajudar o alfabetizador a compreender parte do longo e complexo processo através do qual alguém chega a se alfabetizar. Isso será feito por meio de entrevistas que tornam observável a lógica das ideias que as crianças constroem sobre a escrita, enquanto estão aprendendo a ler e escrever.
Parte 4:
Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), relaizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que começam a relacionar partes do escrito com partes do falado, ainda que as letras utilizadas por elas não tenham o valor sonoro convencional.
Parte 5:
Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, você acompanha a entrevista realizada com Henrique. Sua atual hipótese de escrita é silábica, isto é, para cada sílaba falada, Henrique escreve uma letra. Mais especificamente, ele utiliza a vogal que é falada na sílaba. Ao final, você verá a entrevista com Jefferson que se encontra justamente em uma fase de transição, tentando abrir mão da hipótese silábica e começando a pensar alfabeticamente.
Parte 6:
Última parte do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, você acompanhará a evolução de Dênis que em apenas quatro meses passa a escrever em um sistema alfabético.


Programa 4: Construção da Escrita: primeiros passos (5 partes)
Parte 1:
Este é o quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta primeira parte, você verá diversas entrevistas que vão lhe ajudar a compreender as ideias que as crianças constroem sobre a escrita antes de se tornarem capazes de estabelecer uma correspondência entre partes do falado e partes do escrtio. Isto é, antes da fonetização da escrita.
Parte 2:
Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, você vai encontrar entrevistas com crianças que já começam a ter duas exigências com relação à escrita: a de quantidade (máxima e mínima) de grafias e a de variedade de letras utilizadas em cada palavra.
Parte 3:
Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, Bruna e Beatriz, que ainda não fazem correspondência entre partes do falado e partes do escrito, mostram que a quantidade mínima e máxima de letras e a utilização de letras diferentes para palavras diferentes são os dois critérios que coordenam para produzir suas escritas.
Parte 4:
Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), relaizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que começam a relacionar partes do escrito com partes do falado, ainda que as letras utilizadas por elas não tenham o valor sonoro convencional.
Parte 5:
Última parte do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver a entrevista com Guilherme que começa a relacionar partes do escrito com partes do falado, empregando para cada sílaba uma letra: a vogal da sílaba, respeitando seu valor sonoro convencional.

Programa 5: Escrever para aprender (4 partes)
Parte 1:
Início do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte será mostrada uma situação didática de alfabetização em sala de aula, na qual os alunos da 1ª série precisam escrever a letra de uma música que conhecem de memória.
Parte 2:
Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte serão mostradas outras três situações didáticas de alfabetização em sala de aula. Na primeira, os alunos da pré-escola precisam fazer uma lista de brincadeiras. Em seguida, uma turma de jovens e adultos elabora uma lista de itens que fazem parte da cesta básica. E, finalmente, uma turma de 4ª série produz um texto informativo sobre bichos que vivem em frutas.
Parte 3:
Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, os alunos estão escrevendo uma lista de contos de assombração. Você vai poder observar o momento em que Diogo descobre que não é silabicamente que se escreve. Em seguida, a atividade de escrita é tematizada em uma reunião com as professoras do grupo de referência, mediada pela professora Telma Weisz.
Parte 4:
Conclusão do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, a reunião de tematização da prática sobre as escritas de Diogo (iniciadas na parte 3) é finalizada.

Programa 6: O que está escrito e o que se pode ler (4 partes)
Parte 1:
Sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver explicações que as crianças que ainda não estão alfabetizadas formulam a respeito de textos acompanhados de imagens.
Parte 2:
Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que já pensam que o que está escrito perto de uma figura deve ser o nome do nela está representado. Emilia Ferreiro chama essa ideia de "Hipótese do nome".
Parte 3:
Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver como evoluem as ideias das crianças sobre o que deve estar escrito em um texto que foi lido em voz alta diante delas. Você vai perceber que as ideias de que todas as palavras lidas estão escritas, e de que a ordem da escrita é a mesma ordem de emissão falada não são evidentes para as crianças que ainda não estão alfabetizadas.
Parte 4:
Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que começam a relacionar partes do escrito com partes do falado, ainda que as letras utilizadas por elas não tenham o valor sonoro convencional.
Programa 7: como ler sem saber ler (4 partes)
Parte 1:
Sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver uma reunião de planejamento, conduzida por Telma Weisz, na qual as professoras do grupo de referência do programa estão discutindo sobre como elaborar situações didáticas de leitura para alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Parte 2:
Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver duas atividades nas quais crianças que ainda não sabem ler tentam ler colocando em prática as mesmas estratégias utilizadas por um leitor competente: decodificação, antecipação, inferência, seleção e verificação.
Parte 3:
Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver mais duas atividades de leitura com crianças que ainda não sabem ler. Na primeira, os alunos precisam identificar as respostas de adivinhas e na outra, eles têm o desafio de separar dezenas de palavras em listas de comidas, bebidas e brincadeiras.
Parte 4:
Última parte do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver mais duas atividades de leitura com crianças que ainda não sabem ler. Na primeira, os alunos precisam ler os nomes para organizar uma agenda telefônica da turma, considerando a ordem alfabética. Na outra atividade, os alunos acompanham a leitura de uma história em quadrinhos feita pela professora.
Programa 8: Ler para aprender  (5 partes)
Parte 1:
Oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você vai ver atividades de leitura sendo realizadas por alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Parte 2:
Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você vai ver atividades de leitura sendo realizadas por alunos que ainda não sabem ler convencionalmente. Na primeira turma, os alunos precisam identificar, em uma lista, quais frutas serão usadas na receita de uma sobremesa. Na outra, a professora solicita que as crianças encontrem em um poema determinadas palavras.
Parte 3:

Parte 4:
Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você vai ver atividades de leitura sendo realizadas por alunos que ainda não sabem ler convencionalmente. Em uma turma, os alunos precisam identificar na letra de uma música as palavras solicitadas pela professora. Uma outra atividade mostrada é a a de completar uma cruzadinha utilizando as palavras que estão em uma lista.
Parte 5:
Última parte do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, professores compartilham suas experiências com o trabalho de leitura e escrita na alfabetização.
Programa 9: Alfabetização e contextos letrados (5 partes)
Parte 1:
Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver práticas de letramento dentro e fora da escola e depoimentos de famílias de diversas classes sociais sobre a relação dos filhos com a leitura.
Parte 2:
Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver os professores do grupo de referência discutindo sobre o conceito de letramento, em uma reunião mediada pela professora Telma Weisz.
Parte 3:
Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver diferentes atividades de leitura como reconto de histórias, leitura de textos instrucionais, informativos e de crônicas. Ao final, o grupo de referência discute sobre as características de um ambiente alfabetizador.
Parte 4:
Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver outras atividades em que a leitura e escrita têm sentido de práticas sociais. Duas turmas trocam cartas elaboradas coletivamente e escritas pela professora, enquanto um outro grupo realiza a leitura do jornal na sala de aula.
Parte 5:
Última parte do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, a professora Telma Weisz diferencia o processo de alfabetização do processo de letramento.

Programa 10: o que acontece quando lemos (2 partes)
Parte 1:
Décimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você verá o que acontece quando lemos.
Parte 2:
Continuação do décimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você verá o que acontece quando lemos.

Programa 11: planejar é preciso (2 partes)
Parte 1:
Último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você verá uma sugestão de como deve ser o planejamento das atividades de alfabetização.
Parte 2:
Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, você verá uma sugestão de como deve ser o planejamento das atividades de Língua Portuguesa.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ATLAS ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

VOCÊ JÁ CONHECE O ATLAS ESCOLAR DE NOSSO MUNICÍPIO LANÇADO NESTE ANO DE 2012 PELA SME?
SE AINDA NÃO, ENTÃO CLIQUE EM

 http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com.br/p/atlas-duque-de-caxias.html

E CURTA ESTA VIAGEM PELO CONHECIMENTO!